Trabalho De Contabilidade
Artigo: Trabalho De Contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Augustojunior • 6/11/2013 • 10.364 Palavras (42 Páginas) • 263 Visualizações
1. Introdução 4
2. Objetivos 6
3. Planejamento Financeiro - Características e Fundamentos 7
4. A necessidade de se cruzar o planejamento com a execução real e suas medidas corretivas
9
5. Orçamento Flexível 14
6. Contabilidade Empresarial 20
7. Aplicação de métodos quantitativos nas atividades contábeis
8. Direito Empresarial
9. Conclusão
10. Referências bibliográficas
30
35
42
44
INTRODUÇÃO
Este trabalho descreve as demonstrações contábeis e o balanço patrimonial da empresa, suas definições contábeis e fiscais, mostra a contabilidade como instrumento maior da administração, sua importância para micros e pequenas empresas, principalmente a contabilidade gerencial, já que através desta o empresário pode tomar suas decisões com mais segurança. O trabalho apresenta ainda, modelos simplificados de Balanço Patrimonial, Demonstração de Resultado e Demonstração de Fluxo de Caixa, através dos quais torna-se possível elaborar índices econômicos e índices financeiros que serão de grande utilidade na administração da empresa, em especial nas empresas de comércio varejista. Onde contabilidade gerencial, que é base de uma administração segura, os casos de sucesso e de “sobrevivência” dessas empresas aumentar de maneira significativa, além de possibilitar um melhor acompanhamento do desempenho do negócio.
Enquanto se refira à “Direito de Empresa”, o Código Civil não definiu expressamente o que é empresa. Para a doutrina, entretanto, empresa é a organização destinada a atividades de produção e circulação de mercadorias, bens e serviços, chefiada ou dirigida por uma pessoa física ou jurídica, denominada empresário.
Empresa é a organização técnica e econômica que se propõe a produzir mediante a combinação dos diversos elementos, natureza, trabalho e capital, bens ou serviços destinados à troca (venda), com esperança de realizar lucros, correndo os riscos por conta do empresário, isto é, daquele que reúne, coordena e dirige esses elementos sob sua responsabilidade.
A empresa, pois, é a organização dos fatores de produção, isto é, natureza, capital e trabalho, no exercício da atividade econômica que promove a produção e a circulação de bens ou de serviços, com a finalidade lucrativa. Logo, a empresa é objeto de direito, e não sujeito de direito. Tem-se, portanto, que a empresa é a atividade desenvolvida pelo empresário, este sim o sujeito do direito. Mas, surge uma pergunta de fundamental importância.
No Brasil a maioria dos negócios em funcionamento são constituídos de micros e pequenas empresas e por isso são de vital importância para a economia do país. Estas empresas são grandes geradoras empregos e riquezas, o que contribui de maneira significativa para o aumento do produto interno bruto do país - PIB.
Entretanto um fator que tem sido bastante estudado é o fato delas não contarem com um sistema de gestão eficaz, o que quase sempre os leva a mortalidade logo nos primeiros anos de vida. Muitas vezes, por desconhecimento ou por falta de assessoria por parte de seus contadores, os pequenos empresários deixam de se beneficiar das informações geradas pela contabilidade que poderão ser de grande utilidade na gestão do negócio. Passam a tomar decisões baseadas apenas na experiência que acreditam ter e na maioria das vezes os resultados ficam aquém do esperado.
A contabilidade é uma ciência cuja função principal é a de fornecer informações seguras para que as decisões sejam tomadas com o máximo de segurança. As informações e dados fornecidos pela contabilidade representam ferramentas de gestão, que servirão de apoio e suporte á tomada de decisão e devem fazer parte da rotina empresarial, ou seja, servir de apoio em todas as etapas da empresa.
Muitos desses controles contábeis são relativamente fáceis de serem elaborados, e podem ser facilmente aplicados na gerencia de micro e pequenas empresas, principalmente às de comercio varejista, independentemente do porte.
OBJETIVOS
1.1 OBJETIVO GERAL
O objetivo deste trabalho é descrever os diferentes conceitos de empresas, descrever a contabilidade como ferramenta indispensável à gerência das empresas, independentemente do porte, mostrar a importância de sua utilização pela micro e pequena empresa.
Objetivos Específicos
Descrever a contabilidade gerencial e sua utilidade nas empresas em geral.
Mostrar exemplos de controles gerenciais que poderão ser utilizados pela pequena empresa.
Mostrar os resultados positivos da utilização da contabilidade pelas micro e pequenas empresas.
1.2 DELIMITAÇÃO DO ESTUDO.
Este trabalho delimita-se a descrever as empresas, suas definições, aspectos contábeis e fiscais, mostrar as vantagens da utilização da contabilidade nesse tipo de empresa, principalmente a contabilidade gerencial.
...