TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Esportes Aquáticos

Pesquisas Acadêmicas: Trabalho De Esportes Aquáticos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  661 Palavras (3 Páginas)  •  514 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho de Esportes Aquáticos

1 - Pode-se dizer que desde a Pré-História o ser humano apresenta uma relação estreita com o meio líquido. Nesse sentido, que indícios podem ser destacados, os quais justificam a afirmação dessa aproximação?

Não é de hoje que o ser humano tem uma relação estreita com o meio líquido. Desde os primórdios, os indivíduos já utilizavam com muita frequência esse ambiente, seja para recolher um alimento, seja para fugir de um perigo, atirando-se na água e nela se deslocando. Estava constituído ali o ato de nadar, ou seja, de mover-se na água ou sustentar-se sobre ela, usando recursos do próprio corpo. Em relação à ação de nadar, entre outros eventos, a História nos revela que os fenícios utilizaram os benefícios do nado como estratégia de guerra para as conquistas territoriais, pois levavam enorme vantagem sobre os adversários. Na Grécia e Roma antigas, o nado popularizou-se e fazia parte do treinamento dos soldados do Império.

2 - A natação e a hidroginástica são manifestações das atividades aquáticas no âmbito da saúde. Sabendo disso, comente sobre os benefícios advindos da prática destas atividades envolvendo os aspectos: físicos, motores, cognitivos, sociais e afetivos.

Os benefícios que são obtidos por meio da prática da atividade física na água envolvem os aspectos: cognitivo, psicomotor, social/afetivo, psicossocial, físico/motor, fisiológico (antropométrico/metabólico), recreativo e os relacionados com a saúde.

- Cognitivo: desenvolve a decisão, o intelecto, a memória, a análise e o entendimento.

- Psicomotor: desenvolve a percepção e o controle do próprio corpo, controle e equilíbrio ligados ao esquema corporal e ao controle da respiração. As atividades aquáticas auxiliam na passagem progressiva do corpo em movimento e na representação mental, estimulando a criança em sua organização perceptiva.

- Social afetivo: auxilia na interação e no contato com outros colegas; contribui na construção da personalidade; auxilia em uma relação de empatia entre os colegas, evitando qualquer tipo de preconceito; melhora as relações interpessoais, aumentando os laços de amizade.

- Sociais: melhora a socialização, contribui no autoconceito e na autoestima, diminui o estresse e a insônia.

- Físico e motor: auxilia no desenvolvimento das capacidades físicas (força, coordenação, equilíbrio, resistência e flexibilidade), além de contribuir na aquisição de algumas habilidades motoras (caminhar, correr, saltar, elevar-se, arremessar, atingir, alongar-se, inclinar-se, girar, virar, balançar, apanhar e deslizar).

- Fisiológicos (antropométrico e metabólico): reduz a gordura corpórea, aumentando a massa magra; melhora a mobilidade e a densidade óssea, tanto quanto a capacidade pulmonar e o volume sistólico; diminui a pressão arterial e melhora o perfil lipídico.

3 - Por que é importante dividir o aprendizado da natação em unidades de ensino?

Para Machado (1978), a sequência pedagógica do aprendizado da natação pode ser dividida em cinco unidades, desenvolvidas mediante exercícios e jogos: ambientação ao meio líquido, flutuação, respiração, propulsão e mergulho elementar. Ao meu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com