Trabalho De Fundamentos Históricos
Trabalho Universitário: Trabalho De Fundamentos Históricos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: LET2216 • 12/5/2014 • 710 Palavras (3 Páginas) • 342 Visualizações
ATPS-PSCICOLOGIA SOCIAL
HUMILHAÇÃO SOCIAL E INVISIBILIDADE PÚBLICA
A visão ampla do mundo tende a ser social e ao mesmo tempo individual, sendo a maneira como nós entendemos e nos relacionamos com o mundo e com as pessoas. Quando se fala em dignidade ao ser humano trata-se de sua inserção no Estado Democrático, com seus Direitos Fundamentados na Constituição Federal que assegura no artigo a liberdade de expressão, bem estar, igualdades sociais, direitos sociais e individuais dentro de um sistema capitalista.
A pscicologia social caracteriza-se não pela consideração do homem separado pela exigência de encontra-los em sociedade, existe a humilhação social que é uma desigualdade de classes, trata-se de um fenômeno histórico, crônico, longamente sofrido pela pessoa de menor poder aquisitivo e seus ancestrais, efeito da desigualdade social que pode ser ao mesmo tempo pscicológico e politico. A pessoa humilde segundo estudos atravessam um comportamento de impedimento para sua humanidade, uma reconhecível nele mesmo em seu corpo e gestos, na imaginação, voz em seu mundo, trabalho e seu ambiente social familiar. Um grande alvo da humilhação social é o posicionamento de inferioridade do cidadão, atitude contemplada com normalidade, dessa forma o individuo assume a imposição da sociedade.
Este tipo de humilhação vem sendo cada vez mais presenciada entre a sociedade, principalmente se a pessoa humilhada for de uma classe considerada inferior ou até mesmo de acordo com as condições de moradia, algumas delas podem vir a sofrer esse tipo de humilhação. A humilhação social destrói qualquer tipo de expectativa do ser humano, privam direitos e degenera a alma. Pode-se afirmar em estudos que a igualdade é uma impossibilidade social, toda sociedade compõe-se de indivíduos onde há diferenças finitas.
INVISIBILIDADE SOCIAL
Atualmente na situação em que o Brasil se encontra, é quase impossível não notar pelo menos uma vez ao dia a quantidade de indivíduos, que fazem da rua seu ambiente de trabalho ou sua própria moradia. São pessoas abandonadas á própria sorte tentam sobreviver na rua e da rua. A sociedade em alguns momentos ignora essa situação, mas isso não muda o fato de que eles estão ali, mesmo sendo aos nossos olhos seres invisíveis.
A invisibilidade social interpreta-se de maneira em geral quando se referem a seres socialmente invisíveis, seja pela indiferença ou preconceito, o que nos leva a compreender que tal fenômeno atinge somente aqueles que estão a margem da sociedade. Há várias formas de invisibilidade social, como: econômica, sexual, racial, dentre outras. É o que por exemplo, quando um morador de rua é ignorado de tal forma que passa a ser apenas mais um objeto da paisagem urbana. Por outro lado o que o estado e o município procura de acordo com a lei e cada demanda de sua cidade, orientar e encaminhar essas pessoas de rua, porem algumas não querem mudar de situação, com isso o dever do assistente social é: Trabalhar com a conscientização de todos; Acompanhar as famílias; Buscar de alguma maneira solucionar o problema.
A exclusão social é um fenômeno que incide em grupos sociais vulneráveis, promovendo um aumento da precariedade ou menos ruptura de vínculos em diversos âmbitos da vida. As desvinculações
...