Trabalho De Processos Gerenciais
Artigo: Trabalho De Processos Gerenciais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Cunhajunior • 25/11/2013 • 2.032 Palavras (9 Páginas) • 808 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
Centro de Educação a Distancia – Polo COTIA
TECNOLOGIA EM MARKETING - PROCESSOS GERENCIAIS
Trabalho de Processos Gerenciais apresentado à Universidade Anhanguera - UNIDERP como exigência parcial para obtenção em Tecnólogos, com habilitação em Marketing, sob a orientação da Tutora Presencial Silvana Maria Ribeiro e o Professor Me. Ademir Cavalheiro Leite.
ROGERIO GAIDIES RA 410159
TIAGO DE PAULA PEREIRA RA 441985
MARCELO MENOTI MERLI RA 8111718833
FRANCENILDO DA SILVA RA 408453
JOSÉ LUIZ DA CUNHA JUNIOR RA 431813
ALINE GRAZIELA S. MEDEIROS RA 410262
FABIO S. DOMINGUES RA 421710
COTIA
2013
Sumário
1. INTRODUÇÃO 2
2. PROCESSOS ADMINISTRATIVOS 3
2.1 - Planejamento 3
2.2 - Organização 4
2.3 - Coordenação 4
2.4 - Controle 5
3. PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA 5
3.1 - Apresentação do projeto. 5
3.2 - Objetivo Geral. 6
3.3 – Objetivos Específicos 6
3.4 – Justificativa 7
3.5 - Metodologia do projeto 7
4. CONCLUSÃO 7
5. REFERÊNCIAS. 8
1. INTRODUÇÃO
Esse trabalho vem com o objetivo e propósito de mostrar um conhecimento que todo administrador competente deve ter para sua vida profissional. Através desse desafio vamos buscar mais conhecimento e aprendizagem para que possamos desenvolver técnicas de empreendedores de sucesso e levar essa aprendizagem para toda vida seja ela pessoal ou profissional.
Mostrando que o conhecimento de máxima importância para obter um futuro de sucesso, aprendendo a lidar com os problemas e desafios no meio empresarial e assim vencer todos eles.
Mostrando também competência e profissionalismo, além da conscientização de que nem sempre ganhamos, e nunca pensar que não possamos vencer, e como todo sucesso que depende de um bom planejamento voltado para o bem comum de todos os envolvidos.
Outro objetivo é o lado ambiental, cultural e social que as empresas devem ter em sua missão, pois uma empresa que se preocupa com o bem estar dos outros é uma empresa de sucesso garantido sua continuidade.
O trabalho vem mostrar que o sucesso de um empreendedor não depende só do lucro no final do mês, mais da soma de todos os lucros relacionado ao bem e saúde da empresa em geral seja ele dinheiro, social, ambiental e cultural.
2. PROCESSOS ADMINISTRATIVOS
2.1 - Planejamento
O planejamento é como uma locomotiva que puxa o trem das ações de organizar, liderar e controlar trata-se de uma função importante, porque contribui para o sucesso da organização como um todo e possibilita à organização adotar um comportamento proativo em relação ao futuro (FAYOL,1997)
Sem planos, os administradores encontrariam bastantes dificuldades na sua liderança e tornaria-se um exercício sem consistência, o que, consequentemente, afetariam toda a organização.
Pode-se concluir que o planejamento é um processo complexo e abrangente, que envolve uma série de elementos que se superpõe.
O planejamento é um processo consciente e sistemático de tomar decisões sobre o objetivo que buscará no futuro, para tanto, há diferentes níveis organizacionais. No nível institucional ou estratégico, o planejamento envolve a determinação dos objetivos, no nível intermediário, trata-se da alocação de recursos, traduzindo e interpretando as decisões estratégicas, transformando-as em planos concretos em nível departamental, no nível operacional, o planejamento desdobra os planos táticos de cada departamento, em planos operacionais de cada tarefa, os recursos disponíveis deverão ser distribuídos continuamente, pois eles são limitados aos objetivos traçados.
As empresas direcionam seus negócios e operações de maneira racional, por meio de padrões próprios, ou seja, determinando ações organizacionais e comportamentos diferenciados, definindo sua estratégia: definição para alcançar os objetivos, através de um plano unificado, compreensível e integrado.
A estratégia empresarial é formada pelos seguintes componentes:
Ambiente: Conjuntos de negócios, mercados ou setores em que as organizações competem.
Empresa: distribuição dos recursos disponíveis, capacidades e habilidade entre esses negócios.
Adequação entre ambos: posição que a empresa deve adotar para compatibilizar seus objetivos.
No topo da hierarquia dos objetivos está à missão, a razão da existência da organização, do qual descreve os valores e razão de ser.
Os objetivos são importantes porque as organizações existem para uma finalidade definida e estabelecida por elas. São utilizadas as políticas para a tomada de decisão, elas orientam em direção ao objetivo em situações que requeiram julgamentos.
O planejamento estratégico consiste em planos gerais que moldam o destino da organização; deverá ser feito respeitando uma sequência de etapas que vão da determinação dos objetivos até a implementação através de planos táticos e operacionais.
A tomada de decisões consiste em decidir ou optar, entre várias alternativas, aquela que mais favoreça a organização e pareça adequada à situação, sabendo dos riscos que corre e das consequências.
As estratégias,
...