Trabalho De Qualidade De Vida
Pesquisas Acadêmicas: Trabalho De Qualidade De Vida. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: BeteElisabete • 23/3/2014 • 927 Palavras (4 Páginas) • 484 Visualizações
SUMÁRIO
• Introdução 1
• A contribuição da educação física escolar na qualidade de vida das crianças e jovens 2
• A qualidade de vida e aptidão física na melhora do condicionamento físico e na vida diária do ser humano. 3
• Conclusão 4
• Referências bibliográficas 5
INTRODUÇÃO
Neste trabalho, abordaremos os assuntos referentes à qualidade de vida citando e especificando a importância do ensino e prática da Educação Física escolar na melhoria e contribuição da qualidade de vida das crianças e jovens, relatando a diversidade de conteúdos existentes em sua prática e seus benefícios para a saúde.
O presente trabalho apresenta também algumas concepções básicas de qualidade de vida e aptidões físicas na vida diária do ser humano, apontando os benefícios que a prática de atividades físicas proporciona a saúde.
A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA QUALIDADE DE VIDA DAS CRIANÇAS E JOVENS
Somente a partir do início da década de 1980, com a redemocratização do país, é que a Educação Física começou a ser discutida de forma mais contundente, levando ao reconhecimento de que sua prática escolar é problemática e visando a uma redefinição de seus objetivos, conteúdos e métodos de trabalho.
As mudanças sociais vêm situando os professores num processo histórico em que as mesmas estão transformando profundamente o trabalho, a imagem social e o valor que a sociedade atribui à própria educação. Quando se pensa em Educação Física, este pensamento está associado aos jogos, exercícios físicos, competições, mas, o processo de ensino e aprendizagem nessa área não se restringe só ao simples exercício de certas habilidades. É importante propiciar uma diversidade de conteúdos incluindo, além dos jogos e esportes, as danças, as lutas, as ginásticas e as brincadeiras.
A realização de propostas pedagógicas é fundamental para o desenvolvimento motor e psicológico das crianças. A orientação referente á alimentação e a prática de atividades físicas podem fazer toda a diferença na saúde e qualidade de vida de todos os envolvidos. Para tanto, a participação do professor tem grande importância, pois ele funciona como um espelho para seus alunos. Infelizmente, a realidade mostra um descaso tanto por parte do governo que não investe na estrutura das escolas e complexos esportivos; dos professores que se acomodam com o quadro negativo e os próprios alunos que não levam a sério possíveis problemas de saúde como obesidade e sedentarismo.
A QUALIDADE DE VIDA E APTIDÃO FÍSICA NA MELHORA DO CONDICIONAMENTO FÍSICO E NA VIDA DIÁRIA DO SER HUMANO
Ao praticar regularmente uma atividade física e ter uma maior aptidão física, diretamente vai refletir em uma taxa de mortalidade menor, e um aumento de qualidade de vida no ser humano.
A aptidão física e a atividade física estão relacionadas em prevenções de doenças, com a reabilitação de doenças e com a qualidade de vida, em pessoas da terceira idade é avaliada por medidas de domínio especifico da condição da saúde, essa condição tem vários aspectos, incluindo nível de atividades diárias, nível da dor, vitalidade, etc.
A qualidade de vida de uma pessoa não pode ser considerada apenas por via de saúde, ela pode ser vistas em termos individuais, de grupos e populações, como por exemplo, uma pessoa que não pratica atividade física, quase sedentária, ela pode ter uma boa qualidade de vida tendo um bom poder aquisitivo, fazendo uso do seu dinheiro para se satisfizer. Sempre que falarmos de qualidade de vida, devemos considerar um nível de qualidade, respeitando
...