Trabalho De Sociologia
Artigo: Trabalho De Sociologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: willguinho • 21/4/2014 • 550 Palavras (3 Páginas) • 222 Visualizações
Introdução
Karl Max
Contexto histórico
Materialismo dialético
Materialismo histórico
A luta de classes
David Émile Durkheim
Contexto histórico
Socialização
Fatos sociais
A divisão do trabalho
Max Weber
Contexto histórico
A ética protestante
A ação social
A neutralidade axiológica
Karl Marx, David Émile Durkheim e Max Weber formam uma das tríades sociológicas que embasam o estudo das Ciências Sociais (das quais Durkheim é considerado o “pai” da Ciência) e, atreladas a essas, das Ciências Econômicas.
Com exceção de Durkheim, francês, Marx e Weber são sociólogos alemães, de onde quase toda a Ciência Social moderna está situada atualmente, e de onde, quase necessariamente, surgirão vários outros sociólogos com estudos baseados ou não nos livros e pensamentos destes.
Marx, com o seu Manifesto Do Partido Comunista deu início a todo o estudo social da qual, futuramente, Durkheim transformaria em Ciência e, paralelamente, Weber consolidaria nas Ciências Sociais e Econômicas.
Os pensamentos d’O Capital, A Divisão do Trabalho Social, A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo, até hoje são utilizadas como base para quase todo estudo econômico, pois as teorias desses sociólogos continuam atuais e serão sempre objeto de estudo para os estudiosos que desejam observar as Ciências Sociais e Econômicas.
Entretanto, não se deve somente estudar as teorias marxistas, “durkheimianas” ou “weberistas” sem levar também, como ponto de observação e comparação, aqueles pensadores que influenciaram as teses destes, como Hegel, Feuerbach e Diltley.
[...] A DIVISÃO DO TRABALHO Para Durkheim, a divisão do trabalho deveria seguir uma forma basicamente orgânica, isto é, deveria ser quase como um organismo vivo, onde cada integrante, ou trabalhador, deveria trabalhar com e em prol de todo o organismo; deveria sentir-se parte do organismo, tendo direitos e deveres e respeitando o espaço restante, isto é, os outros indivíduos. MAX WEBER CONTEXTO HISTÓRICO Nascido em 1864, Max Weber foi profundamente influenciado por Wilhelm Diltley, sociólogo, hoje considerado filósofo, que distinguiu explicação de compreensão, onde explicação estabeleceria a relação causal entre os fenômenos, em contraste com a compreensão, que visa o processo permanente dos homens, extraindo-se, portanto, os sentidos da experiência do investigador, em que estes podem ser apreendidos por outros homens. [...]
[...] Também definiu a Sociologia como o estudo das interações significativas de indivíduos que formam as chamadas “teias de relações sociais”. O objetivo dessas seria a compreensão da conduta social. A Ação Social, por sua vez, nunca
...