Trabalho De Sociologia
Monografias: Trabalho De Sociologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 7297623439 • 26/1/2015 • 270 Palavras (2 Páginas) • 309 Visualizações
TRABALHO DE SOCIOLOGIA
Análise de Pierre Bourdieu
Análise sociológica sobre o sistema educacional brasileiro
Fundamentação teórica: análise de Pierre Bourdieu
Deve apresentar uma síntese da visão sociológica de Bourdieu sobre a escola como reprodutora das desigualdades sociais.
Bourdieu demostra que a escola nao promove a igualdade de oportunidades, nem transmite da mesma maneira um conhecimento superior e muito menos avalia em criterios universalistas. Ele define a escola como um espaço da reprodução social e um eficiente dominio de legitimação das desigualdades sociais. Do ponto de vista dele, deixa claro que a escola e sua prática somente podem ser entendidas e compreendidas quando relacionadas ao conjunto de relações entre as classes sociais. E, a caracteriza como mais do que qualquer outro, está orientado para sua propria reprodução.
Para Bourdieu,a cultura escolar não é neutra,pois é a cultura da classe dominante. A escola nao teria obtido sucesso na sua função de reprodução social caso deixasse passar sua cultura como particlar.
Portanto toda prática escolar é resultado de um arbitrário cultural,pois ela é sempre socialmente interessada.
Para cumprir a sua função de reprodutora social, a escola conta com dois expedientes. O primeiro fala da escolaridade obrigatoria, na qual consiste no fato de que as classes dominantes conseguem obter das classes dominadas , ao mesmo tempo um reconhecimento do saber e do saber – fazer legitimo .
O segundo expediente diz respeito a negação das diferenças dos alunos, ou as distinções entre habitus sociais do ensino que transmite, dos métodos e técnicas de transmissão e dos critérios de avaliação, as desigualdades culturais entra as crianças de diferentes classes sociais.
Contextualização sobre o sistema educacional brasileiro e suas desigualdades
...