TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Sociologia

Monografias: Trabalho De Sociologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  851 Palavras (4 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 4

TRABALHO DE SOCIOLOGIA

Responda ás questões com base nos conteúdos discutidos em sala de aula e desenvolvidos pelos textos didáticos.

1 – Apresente e discuta os conceitos de “filosofia”, “ciência” e “sociologia”. Como o conhecimento sociológico, especificamente, pode ser destacado das duas outras conceituações como um campo de saber particular? No que essa disciplina traz de específico na sua proposta?

Resposta –

Filosofia é o estudo de problemas fundamentais relacionados á existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem.

Ciência é um método objetivo, lógico e sistemático de análise dos fenômenos, criado para permitir a acumulação de conhecimento verdadeiro, autêntico.

Sociologia é a ciência que estuda as relações entre as pessoas que pertencem a uma comunidade ou aos diferentes grupos que formam a sociedade.

O conhecimento sociológico se destaca particularmente por cuidar de um campo que a filosofia e a ciência não tratam, ou seja, trata o humano, seus conceitos e diferenças. Trata o efeito e a causa entre as relações. Trata a compreensão dos indivíduos sobre os fatos sociais. Sua proposta é conhecer as diferenças, conhecer como um todo a partir de dentro todos os fenômenos sociais.

2 – A Idade Média e a Idade Moderna foram momentos notadamente importantes ao desenvolvimento das ciências, de um modo geral, e da sociologia, como disciplina exemplar das ciências humanas. Apresente as características políticas, econômicas e filosóficas marcantes desses dois períodos. Por que eles foram importantes para a ampliação das formas de conhecimento humano?

Resposta –

A Idade Média

Caracteriza-se pela economia ruralizada, enfraquecimento comercial, supremacia da Igreja Católica, sistema de produção feudal e sociedade hierarquizada. Prevaleceu na Idade Média as relações de vassalagem e suserania. O suserano era quem dava um lote de terra ao vassalo, sendo que este último deveria prestar fidelidade e ajuda ao seu suserano. O vassalo oferecia ao senhor, ou suserano, fidelidade e trabalho, em troca de proteção e um lugar no sistema de produção. As redes de vassalagem se estendiam por várias regiões, sendo o rei o suserano mais poderoso. Todo os poderes jurídico, econômico e político concentravam-se nas mãos dos senhores feudais, donos de lotes de terras (feudos).

Sociedade Medieval

A sociedade era estática (com pouca mobilidade social) e hierarquizada. A nobreza feudal (senhores feudais, cavaleiros, condes, duques, viscondes) era detentora de terras e arrecadava impostos dos camponeses. O clero (membros da Igreja Católica) tinha um grande poder, pois era responsável pela proteção espiritual da sociedade. Era isento de impostos e arrecadava o dízimo. A terceira camada da sociedade era formada pelos servos (camponeses) e pequenos artesãos. Os servos deviam pagar várias taxas e tributos aos senhores feudais, tais como: corvéia (trabalho de 3 a 4 dias nas terras do senhor feudal), talha (metade da produção), banalidades (taxas pagas pela utilização do moinho e forno do senhor feudal).

Servos trabalhando no feudo

Economia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com