TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Do Ava

Trabalho Escolar: Trabalho Do Ava. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 3

2014

Introdução

Um dos maiores desafios da gestão pública, nas esferas Federal ,Estadual e Municipal, é ofertar à população serviços de saúde com qualidade, e no tempo certo demandado pelo cidadão. Suprir as unidades de saúde atendendo aos princípios da legalidade, qualidade, economicidade e rapidez, na hora certa e na quantidade certa, para efetivamente salvar vidas, é o grande desafio.

Os cenários que envolvem as organizações estão voltados para custos cada vez mais elevados, demandam cada vez mais por maior qualidade, bons serviços e pressão por produtividade, ou seja, é preciso prestar o melhor atendimento possível a um número cada vez maior de usuários com os recursos disponíveis.

Na área da Saúde Pública os processos logísticos, devido às suas características muito específicas, precisam ser encarados com uma abordagem orientada não só para a racionalização de custos, mas também como elemento fundamental de apoio à prestação de cuidados de saúde aos pacientes.

Para tanto, é necessário que haja um eficiente esquema de planejamento das atividades de compras, armazenagem e gerenciamento de materiais em estoque, bem como na distribuição desses materiais destinados ao uso em atividades hospitalares, uma vez que a falta de um mecanismo eficiente de controle impede a apuração das reais necessidades de abastecimento.

De acordo com Marin (2003), o grande desafio da administração de materiais é estabelecer níveis de estoque. Para manter um nível de estoque que atenda às necessidades com regularidade no abastecimento contínuo da rede de serviços, é

necessário um controle eficiente e a utilização de instrumentos para registro das informações que facilitem o acompanhamento e subsidiem a programação.

Ainda sobre o assunto, Pereira (2002) salienta que a logística hospitalar uma atividade que traspassa toda a cadeia de valor das organizações nos aspectos relacionados com o planejamento, manuseamento, armazenagem e movimentação

de materiais ao longo de todo o ciclo de produção e comercialização de qualquer bem ou serviço .

Dose certa

A Farmácia Popular do Brasil é um programa do Governo Federal para ampliar o acesso da população aos medicamentos, principalmente os que são considerados essenciais. A Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) – órgão do Ministério da Saúde e executora do programa – adquire os medicamentos de laboratórios farmacêuticos públicos ou do setor privado, e disponibiliza nas Farmácias Populares por custos baixos. O objetivo maior do programa é beneficiar aqueles que possuem dificuldades para realizar tratamentos por causa do custo dos medicamentos complementares.

A Farmácia Popular oferece medicamentos que tratam das doenças com maior incidência no país, além de preservativos masculinos. É possível encontrar remédio para as seguintes doenças: hipertensão, diabetes, úlcera gástrica, depressão, asma, infecções e verminoses. Além dessas, estão disponíveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com