Trabalho Em Equipe
Dissertações: Trabalho Em Equipe. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: bianca.marcelo1 • 17/6/2013 • 3.045 Palavras (13 Páginas) • 1.749 Visualizações
Índice
Introdução 2
Grupo Ou Equipe? 3
Transformações em liderança 3
Mudanças Situacionais 3
Cultura organizacional para trabalho em grupo ou equipe 5
Fluxo das atividades 5
Característica comportamentais das pessoas 5
Situações excepcionais 5
Tecnologia 6
Disponibilização dos insumos 6
Comportamento dos clientes 6
Fatores Que Afetam O Funcionamento Das Equipes 7
Formalismo 7
Quantidade de pessoas 7
Qualificação das pessoas 8
Condições ambientais 8
Técnicas de trabalho em equipe 9
Tipo de trabalho executado 9
Experiências anteriores dos participantes 10
Vantagens do trabalho em equipe 11
Os aspectos negativos do trabalho em equipe 11
Papel emocional da equipe 12
Causas do bom funcionamento: 12
Causas do mau funcionamento: 12
Finalidade das Equipes 13
Conclusão 15
Bibliografia 16
Introdução
O conhecimento do conceito de equipe é uma analise relacionada ao comportamento das pessoas destacando características necessárias ao funcionamento de todos os tipos de equipe que serão relatados.
Apresentaremos as vantagens, os aspectos negativos, papel emocional, causas e fatores que afetam o funcionamento da equipe, e a sua finalidade.
Grupo Ou Equipe?
Muitos autores não diferenciam grupo de equipe de trabalho. Entretanto Wagner III e Hollenbeck definiram que equipe é um tipo especial de grupo em que, entre outros atributos, evidencia-se elevada interdependência na execução das atividades. Para esses autores:
• Grupo é um conjunto de duas ou mais pessoas que interagem entre si de tal forma que cada uma influencia e é influenciada pela outra.
• Numa equipe os membros são responsáveis pelo desempenho de funções diferentes, e que aptidões, conhecimento, experiência e informação se distribuem de forma desigual entre os integrantes.
Entretanto não é correto dizer que o conjunto de alunos de uma sala de aula, como regra geral, constitui uma equipe, ainda que possa ser considerado um grupo, segundo essa concepção.
Outra visão é a de Vergara, segundo o ponto de vista desta autora, para que um conjunto de pessoas se torne uma equipe é preciso que haja um elemento de identidade de natureza simbólica, que una as pessoas, estando elas fisicamente próximas, ou não.
Transformações em liderança
O líder transforma um grupo desarticulado em equipe coesa; seu afastamento, quando não deixa quem o substitua, significa o oposto. O líder mantém atado o laço emocional. Não há equipe sem liderança. O líder possui o poder de fortalecer ou enfraquecer os vínculos emocionais que dão consistência à equipe e por esse motivo, o surgimento ou o desaparecimento de liderança eficaz acarreta conseqüências definitivas para as pessoas e merece especial atenção dos Administradores.
Mudanças Situacionais
São mudanças que afetam o funcionamento de grupos e equipes. As três situações especiais que mais se destacam são:
• Reengenharia de processo: em sua expressão mais radical, desarranja as tramas do tecido organizacional, fazendo com que as equipes desestruture-se em conseqüência de mudanças introduzidas nos processos.
• Alterações de estruturas: acompanham os processos de fusões, incorporações e privatizações, modificando os arranjos administrativos e contribuindo para fazer com que os profissionais percam suas referências.
• Transformações tecnológicas: vêm ocorrendo com freqüência cada vez maior, na esteira dos avanços da microeletrônica e das telecomunicações, em todas as áreas de produção e de prestação de serviços. Elas provocam profundas alterações nos procedimentos e, em conseqüência, nas relações interpessoais.
As transformações, em geral são precedidas por notícias e suposições geradoras de sentimentos de ansiedade, muito antes dos reais acontecimentos. Nesses períodos de boatos e incertezas, crenças incorretas sobre o futuro contribuem para fragilizar a estabilidade da equipes.
Na enciclopédia Larrousse Cultural equipe recebe o seguinte conceito: grupo ou conjunto de pessoa que trabalham na mesma equipe com o mesmo propósito e com espírito de solidariedade que anima e motiva os membros da mesma.
Cultura organizacional para trabalho em grupo ou equipe
Quando a empresa valoriza o esforço para o bem comum, ela estimula o trabalho em equipe, mostrando assim que o adversário encontra-se do lado de fora e fazendo com que as pessoas nesta empresa queira encantar os clientes, descubra as fraquezas dos concorrentes e apoie os colegas de trabalho.
Usar da cultura da organização é uma racionização (“aqui as coisas funcionam assim”), onde isso faz com que as pessoas não cumpram com suas responsabilidades.
Fluxo das atividades
Cooperação
...