Trabalho Em Grupo
Casos: Trabalho Em Grupo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: raquel47 • 30/11/2014 • 3.244 Palavras (13 Páginas) • 474 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA
LAYANE TAISA DA SILVA
PRISCILA DAYSE MIRANDA PEREIRA
RAQUEL DE LIMA EUGÊNIO
REGINA CÉLIA GOMES LAURINDO
SARA PAULA DE MENDONÇA MELO
TRABALHO INTERDISCIPLINAR
EIXO TEMÁTICO: PLANEJAMENTO NOS ANOS INICIAIS
Taubaté
2014
LAYANE TAISA DA SILVA
PRISCILA DAYSE MIRANDA PEREIRA
RAQUEL DE LIMA EUGÊNIO
REGINA CÉLIA GOMES LAURINDO
SARA PAULA DE MENDONÇA MELO
TRABALHO INTERDISCIPLINAR
EIXO TEMÁTICO: PLANEJAMENTO NOS ANOS INICIAIS
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Organização do trabalho pedagógico nos anos iniciais do ensino fundamental, Ensino da Língua Portuguesa, Ensino da educação física escolar.
Profs. Sandra Reis, Edilaine Vagula, Marilzete Steinles, Juliana Fogaça, Vilze Vidotti e Suhellen Lee.
Tutora eletrônica: Vanessa Camargo Rocha
Tutor(a) de sala: Telma Magalhães Bastos Alvarenga
Taubaté
2014
Introdução
Este portfólio visa a importância do planejamento tanto para os professores nos anos iniciais, como em qualquer outro nível de ensino e disciplina. Esta análise foi feita na cidade de Taubaté, interior do estado de São Paulo.
O objetivo da proposta deste trabalho é fazer um levantamento de como os professores elaboram seu planejamento, quais critérios e materiais usados, se eles receberam orientações, o que é levado em conta na hora de elaborar o planejamento, quais dificuldades encontradas e se teriam sugestões para melhoria em relação ao planejamento.
Estas questões foram fundamentais para os professores e futuros pedagogos no sentido de entender e refletir melhor sobre planejamento. Em nossas entrevistas a opinião ficou um pouco dividida, pois existem professores que acham perda de tempo realizar planejamento, pois dizem que é fora da realidade, limita o trabalho e o processo não acontece. A falta de compromisso dos professores é devido à resistência e sua descrença em relação ao planejamento, pois do jeito que está sendo feito acham não funciona.
Assim, sendo o professor um agente de mudança, e sabendo que toda inovação encontra resistência que exige organização, podendo nesse processo enfatizar a importância do planejamento de ensino, como fundamento de toda ação educacional, como forma de gerenciar as mudanças.
Fundamentação Teórica
Segundo Libâneo (2001), o planejamento consiste na previsão da ação a ser realizada, partindo das necessidades, estabelecendo objetivos, procedimentos e recursos a serem empregados, tempo de execução e formas de avaliação, sempre voltado para uma leitura critica da realidade, assim, a ação de planejar consiste em uma reflexão, antes de partir para a pratica.
Ao planejar devemos enquanto docentes considerar a realidade do nosso aluno, bem como o contexto que esta inserido: quem é nosso aluno, de onde vem, como é sua vida, seu nível socioeconômico e cultural; características essenciais de sua faixa etária; seu nível de desenvolvimento e seus pré- requisitos para que o plano esteja direcionado aos seus interesses e necessidades; a escola e suas condições reais; materiais didáticos, quadras esportivas, laboratórios, recursos didáticos, bibliotecas, salas de informáticas e outros.
Falar de planejamento remete a uma atividade quase que inerente à pessoa humana, uma vez que desde os primeiros anos, as ações humanas são pautadas em planejamentos mentais esquematizados por nossa interação com o meio e para aprimorar as habilidades comunicativas. É por meio do planejamento e efetivação de planos que concretizamos nossas aspirações e anseios. Diante disso é possível afirmar que um ser humano que age sem planejamento corre o risco de que suas ações sejam julgadas como alienadas ou até mesmo irracionais.
No sentido moderno, o planejamento em toda organização social, desde as grandes corporações até as relações familiares, como define o dicionário Aulete digital, é: “Processo em que se determina um conjunto integrado de ações e procedimentos para a consecução de um ou mais objetivos. É a definição das etapas, métodos e meios necessários para a realização de um trabalho, evento etc.”
Padilha (2001, p. 30) apresenta uma definição geral sobre o tema:
[...] Planejamento é processo de busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos, instituições, setores de trabalho, organizações grupais e outras atividades humanas. O ato de planejar é sempre processo de reflexão, de tomada de decisão sobre a ação; processo de previsão de necessidades e racionalização de emprego de meios (materiais) e recursos (humanos) disponíveis, visando à concretização de objetivos, em prazos determinados e etapas definidas, a partir dos resultados das avaliações.
Já Libâneo (1991, p.221) amplia traz uma visão do assunto de forma mais restrita à educação:
[...] O planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos da sua organização e coordenação
...