Trabalho Final PLI
Pesquisas Acadêmicas: Trabalho Final PLI. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: monicamassini • 9/12/2014 • 1.312 Palavras (6 Páginas) • 672 Visualizações
PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA
A IMPORTANCIA DO PLI PARA A MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA E.E. “SÃO JUDAS TADEU”
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO MOGI MIRIM
Mogi Mirim
2014
PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA
A IMPORTANCIA DO PLI PARA A MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA E.E. “SÃO JUDAS TADEU”
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO MOGI MIRIM
Trabalho final de conclusão do Curso Programas do Livro – PLI no âmbito do Programa Formação pela Escola.
Mogi Mirim
2014
RESUMO
A referida pesquisa analisa a execução dos Programas do livro, ou seja, o processo de aquisição dos livros didáticos, a entrega, a conservação e a devolução dos mesmos. Temos como objetivos identificar os avanços, a contribuição e as dificuldades do programa do livro didático na instituição escolar. Reconhecer o livro didático como um bem público, que deve conservado e devolvido ao final do ano letivo possibilitando seu uso posteriormente para outros educandos, conhecer a importância do programa do livro na escola; identificar, através da comunidade escolar as necessidades da escola em relação aos livros didáticos; reconhecer que o processo de execução do PLI é feito em regime de parcerias.
Em primeiro lugar será feita a coleta de dados em relação à execução do programa, depois analisaremos os dados coletados. Os resultados da pesquisa indicam que os alunos não costumam preservar/conservar os livros didáticos, nem efetuam a devolução dos mesmos no final do ano letivo. Concluímos que para inverter esse quadro é necessário que aconteça em caráter de urgência uma campanha de conscientização quanto à devolução e
conservação dos livros didáticos, e para que essa campanha tenha êxito e preciso que haja o envolvimento de alunos, pais e de toda a comunidade escolar.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO.................................................................................... 03
2. A (desenvolvimento)........................................................................... 04
a. W............................................................................................... 04
b. D................................................................................................ 04
3. E (desenvolvimento) ........................................................................... 05
4. I (desenvolvimento) ............................................................................ 06
5. CONCLUSÕES (resultados) .............................................................. 07
6. REFERÊNCIAS (relacionar em ordem alfabética) ............................ 08
7. ANEXOS (opcionais) ........................................................................... 09
3
INTRODUÇÃO
O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) tem como principal objetivo subsidiar o trabalho pedagógico dos professores por meio da distribuição de coleções de livros didáticos aos alunos da educação básica. Após a avaliação das obras, o Ministério da Educação (MEC) publica o Guia de Livros Didáticos com resenhas das coleções consideradas aprovadas. O guia é encaminhado às escolas, que escolhem, entre os títulos disponíveis, aqueles que melhor atendem ao seu projeto político pedagógico.
O programa é executado em ciclos trienais alternados. Assim, a cada ano o MEC adquire e distribui livros para todos os alunos de um segmento, que pode ser: anos iniciais do ensino fundamental, anos finais do ensino fundamental ou ensino médio. À exceção dos livros consumíveis, os livros distribuídos deverão ser conservados e devolvidos para utilização por outros alunos nos anos subsequentes.
O PNLD também atende aos alunos que são público-alvo da educação especial. São distribuídas obras didáticas em Braille de língua portuguesa, matemática, ciências, história, geografia e dicionários.
COLETA DE DADOS
O programa do livro didático a cada ano que se passa vem se aperfeiçoando e aumentando a sua contribuição para a melhoria da qualidade do ensino e incentivando a leitura de alunos, de professores e comunidade escolar em geral visando a formação cidadã.
Ao realizar a pesquisa na escola em que trabalho, tive a oportunidade de conversar com a gestora, professores, alunos e pais a respeito dos programas do livro didático; eles relataram vários aspectos positivos que vem contribuindo imensamente para o desenvolvimento educacional, entre eles posso destacar: a distribuição de livros aos alunos, abrangendo do 1º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio, promovendo o contato dos alunos com o livro desde os anos iniciais fazendo com que se tornem leitores críticos, reflexivos e com conhecimentos significativos fundamentais para a formação de um cidadão autônomo e consciente.
Por outro lado, os pais afirmaram que no início do ano letivo seus filhos recebem livros novos para devolvê-los no final, para que outros alunos possam utilizá-los. Os próprios pais disseram ainda que ajudam na conservação dos livros novos recebidos; encapando-os, pedindo às crianças cuidados no manuseio. No entanto, afirmaram também que sabem muito pouco sobre o PNBE, por não haver um projeto de leitura contextualizado com o ensino e aprendizagem da escola e as necessidades da comunidade local. Mais da metade dos professores entrevistados disseram que a leitura em sala é mais utilizada nos livros didáticos, ou seja,
...