Trabalho Final da Disciplina Planejamento Estratégico
Por: danilago • 8/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.634 Palavras (7 Páginas) • 490 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Trabalho Final da Disciplina
Planejamento Estratégico
Goiânia – GO
2014
Claudionor Francisco da Silva
Estudo de caso: Natura
Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Planejamento Estratégico para obtenção de avaliação.
Goiânia - GO
08/12/2014
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO
- DESENVOLVIMENTO
- MISSÃO, VISÃO E VALORES
- ESTRATÉGIA GENÉRICA
- ESTRATÉGIA COMPETITIVA
- AMBIENTE EXTERNO – OPORTUNIDADES E AMEAÇAS
- AMBIENTE INTERNO – FORÇAS E FRAQUEZAS
- DESENVOLVIMENTO E CRESCIMENTO DA EMPRESA
- CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
- INTRODUÇÃO
Esse trabalho trata-se de um estudo de caso da empresa Natura AS. No decorrer do trabalho são apresentados os elementos do planejamento estratégico da empresa assim como as suas estratégicas genéricas e competitivas. Também é feita uma análise dos ambientes internos e externos da Natura. Para finalizar são apresentadas sugestões para o desenvolvimento e crescimento da empresa.
- DESENVOLVIMENTO
- MISSÃO, VISÃO E VALORES
Os elementos do planejamento estratégico buscam criar condições para transformar as ideias em realidade. A Natura deixa claro em seu site os elementos para que os seus servidores e gestores, além de toda a comunidade possam ter ciência destes. Veja abaixa quais são:
Missão
A missão da empresa Natura é “promover o bem, estar bem”, essa atende os requisitos de esclarecer o que, para quem e como a organização faz o que faz. Promover o bem é um compromisso que a empresa assume com a sociedade, com o meio ambiente e principalmente com os seus consumidores. Estar bem é a relação saudável, agradável e harmoniosa do homem com sigo mesmo e com o meio ao seu redor.
Visão
A visão da Natura é “por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, será uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte, com o todo”. Em um parágrafo a empresa esclarece quais são os seus objetivos e planos futuros, ou seja, a empresa diz que pretende com seus produtos e serviços de qualidade ser uma marca de expressão mundial e fazer do mundo um lugar melhor.
Valores
Os valores da Natura são:
“A vida é um encadeamento de relações.
Nada no universo existe por si só, tudo é interdependente.
Acreditamos que a percepção da importância das relações é o fundamento da grande evolução humana na valorização da paz, da solidariedade e da vida em todas as suas manifestações.
A busca permanente do aperfeiçoamento é o que promove o desenvolvimento dos indivíduos, as organizações e da sociedade.
O compromisso com a verdade é o caminho para a qualidade das relações.
Quanto maior a diversidade das partes, maior a riqueza e a vitalidade do todo.
A busca da beleza, legítimo anseio de todo ser humano, deve estar liberta de preconceitos e manipulações.
A empresa, organismo vivo, é um dinâmico conjunto de relações. Seu valor e sua longevidade estão ligados à sua capacidade de contribuir para a evolução da sociedade e seu desenvolvimento sustentável” (disponível em 08 de dezembro de 2014 no site: http://www.natura.com.br/www/a-natura/sobre-a-natura/essencia/ )
Estes consideram variáveis do ambiente interno - o compromisso com a verdade, a busca pela beleza e os valores e longevidade da empresa - e externo à organização – a vida, o universo, desenvolvimento dos indivíduos, da sociedade, etc. Os valores atendem referenciais obrigatórios para a definição de estratégias e objetivos.
- ESTRATÉGIA GENÉRICA
A estratégia genérica é o enfoque, a empresa que opta por esse tipo de estratégia está buscando obter uma vantagem competitiva em apenas um segmento do mercado.
No texto “Estudo de Caso: Natura Cosméticos S.A” é possível identificar como estratégias genéricas os seguintes pontos:
- Enfoque na venda de produtos que possuam alto valor de percepção, permitindo-lhe estipular preços mais altos;
- Oferta de produtos ecologicamente corretos e ligados a natureza e
No primeiro item (a) verificamos que empresa ofereça produtos mais caros com o objetivo de atingir as classes mais favorecidas da sociedade. Já no segundo item (b) percebemos que a empresa busca por produtos naturais e que preservam o meio ambiente.
Com esta analise verificamos que empresa tem seu foco vender para as classes A e B e investimentos em produtos naturais.
- ESTRATÉGIA COMPETITIVA
A estratégia competitiva é a maneira como a organização se diferencia de seus concorrentes e apresenta-se aos olhos de seus consumidores.
Algumas das estratégias competitivas da Natura, identificadas no texto “Estudo de Caso: Natura Cosméticos S.A” são:
- Investimento em inovação, otimização de carteiras de produtos e fusões de empresas;
- Substituição de produtos importados pelos nacionais permitindo o fortalecendo e competitividade da indústria nacional;
- Criação do canal de vendas diretas com o objetivo de crescimento no mercado brasileiro e latino-americano de cosméticos;
- Lançamentos sucessivos de novos produtos;
- Investimentos sucessivos em pesquisa e desenvolvimento e
- Renovação continua na carteira de produtos.
Verificamos nos itens acima que a Natura investi na criação de produtos, de tecnologia de vendas e em lançamentos contínuos para se diferenciar de seus concorrentes.
...