Trabalho Gestão Por competência
Por: Giulia Alcantara • 19/11/2021 • Trabalho acadêmico • 627 Palavras (3 Páginas) • 749 Visualizações
Para aderir ao modelo de gestão por competências para uma determinada empresa é preciso seguir algumas etapas básicas com o intuito de alinhar os objetivos e ideais da corporação com as competências necessárias para cumprir as metas. Dito isso, deve ser feito um mapeamento para identificar quais as competências se fazem necessárias para a empresa, após isso avaliar o perfil do colaborador conforme as competências que o cargo exige para ver se de fato estão equiparados. Seguindo, chegamos na etapa de desenvolvimento, ou seja, averiguar se o funcionário tem as habilidades exigidas para o cargo, e, caso não as tenha, definir com a empresa se o funcionário será capacitado ou realocado de função. Por fim, e não menos importante, depois das mudanças necessárias, deve – se observar se o desempenho dos funcionários está como desejável.
Resumidamente, o modelo de gestão por competências consiste em uma metodologia que permite alinhar as competências dos colaboradores com as funções relacionadas com cada uma delas. Sendo assim, melhora a atuação dos colaboradores e até mesmo, a situação no mercado da companhia.
Com base na situação-problema apresentada, a concessionaria Veloz que atua no mercado há 10 anos resolve aderir o modelo de gestão por competências com o intuito de melhorar a performance dos seus colaboradores e alavancar nos resultados organizacionais. Antes de tudo devemos saber qual o modus operandi de uma concessionária, e, concluímos que a atividade pioneira de uma concessionária é a comercialização de compra e venda de automóveis, onde o cargo de vendedor é uma peça extremamente necessária para este processo.
Devemos identificar quais as habilidades básicas para a atuação de um vendedor, são elas:
1° O vendedor deverá ter conhecimento sobre a função que irá exercer, tanto teórico como prático, devendo sempre mostrar vontade de aprender e se manter atualizado sobre as tendências do mercado automotivo e ferramentas tecnológicas para a função.
2º Ser comunicativo e persuasivo para realizar as negociações de forma tranquila e fluída, buscando sempre ter o seu diferencial para uma boa relação interpessoal, procurando sempre ser transparente com o cliente a fim de criar um vínculo de confiança.
3º Ser atencioso aos detalhes, ainda mais nas etapas de checagem e nas burocráticas onde exigem uma extrema atenção.
4º Ser flexível e estar atento as expectativas do cliente, como os desejos e necessidades para garantir que o produto oferecido o satisfaça, adotando uma postura diferente para cada negociação.
5º Ser persistente, não desistir da venda na primeira negativa. Segundo um estudo do National Sales Association 80% das vendas acontecem entre o quinto e o décimo segundo contato.
6º Ter uma boa rede de networking, pois não importa apenas quantas pessoas o vendedor conhece, e sim, quantas sabem quem e o que ele é/faz. No mundo automotivo que é bastante competitivo, conhecer pessoas e manter uma boa relação com companheiros de trabalho é fundamental para quem pretende se destacar e busca crescimento profissional.
Além das habilidades ditas anteriormente, o vendedor deve estar ciente que terá que lidar com o desafio de escassez de compradores em determinados períodos, pois sãos vendas complexas. E, por último, mas não
...