TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Logística Danone

Por:   •  15/11/2015  •  Artigo  •  2.297 Palavras (10 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 10

ADMINISTRAÇÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Trabalho do Curso: Implementação do Roadshow na Danone

1) Contexto organizacional

A Danone chegou ao Brasil em 1970, através de uma parceria com a Laticínios Poços de Caldas. Inovadora, a marca francesa lançou aqui um produto inédito: o iogurte com polpa de frutas. O ingresso do iogurte no mercado revolucionou os hábitos de consumo dos brasileiros e teve sucesso imediato, tanto pelas características dos produtos - gostosos, saudáveis e nutritivos - como também pela inovação das suas embalagens - os potinhos, no modelo estriado, se transformaram na marca registrada da categoria.

Em dezembro de 2000, a Danone adquiriu a marca Paulista, que está presente no Brasil desde 1933, quando iniciou a sua trajetória de sucesso com a distribuição porta a porta de leite em garrafas de vidro. A marca Paulista, uma expressiva referência de tradição e qualidade em leite, passou a contar com o know-how e expertise do Grupo Danone para ampliar a sua atuação no mercado de iogurtes e sobremesas.

Hoje, a empresa opera através de duas fábricas, localizadas em Poços de Caldas (MG) e Guaratinguetá (SP) com matriz situada em São Paulo, além dos vários escritórios de venda e centros de distribuição espalhados pelo Brasil.

2) Descrição do problema solucionado com o apoio da TI

Todos os dias a equipe de vendas realiza os pedidos junto aos clientes, estes são encaminhados à equipe de faturamento no escritório central. Após o faturamento e alocação dos estoques, os pedidos eram disponibilizados para o CD, onde eram impressos as notas fiscais e os documentos de separação.

Com as guias em mãos, os analistas de roteiro agrupavam os documentos por regiões de entrega, tais como: Zona Leste, zona sul, zona oeste, zona norte, litoral, ABC, etc. Após este processo, eles verificavam em uma planilha Excel todos os endereços das entregas por região. Os dados analisados neste ponto eram: Proximidade, tempo de descarga, tempo de trânsito e janela de entrega (Horários permitidos pelo cliente para entrega dos produtos).

Este processo de roteirização manual levava cerca de duas a três horas para ser concluído, dependendo do número de entregas a serem executadas em um determinado dia.

3) Descrição da solução e seus benefícios

Tendo em vista estes problemas levantados, é necessário que haja uma mudança no modo de roteirização para que os custo logísticos possam ser reduzidos e o nível de serviço aumentado. Com isso, esperamos que o novo sistema de roteirização atenda as necessidades:

 Padronização do procedimento de roteirização;

 Agregar critérios claros e precisos;

 Garantia da otimização dos recursos utilizados, tais como ocupação, distância percorrida e utilização dos veículos;

 Visualização da utilização dos recursos em uso;

 Compatível com o sistema ERP da Datasul.

Neste momento a ajuda de sistemas de informação seria importante para a solução dos problemas apontados pela empresa. Um sistema muito usado para este tipo de solução é o Sistema de Informação Geográfica (SIG ou GIS - Geographic Information System,) que consiste em um sistema de hardware, software, informação espacial e procedimentos computacionais, que permite e facilita a análise, gestão ou representação do espaço e dos fenômenos que nele ocorrem.

Os modelos mais comuns em SIG são o modelo raster ou matricial e o modelo vetorial. O modelo de SIG matricial centra-se nas propriedades do espaço, compartimentando-o em células regulares (habitualmente quadradas, mas podendo ser retangulares, triangulares ou hexagonais). Cada célula representa um único valor. Quanto maior for a dimensão de cada célula menor é a precisão ou detalhe na representação do espaço geográfico. No caso do modelo de SIG vetorial, o foco das representações centra-se na precisão da localização dos elementos no espaço. Para modelar digitalmente as entidades do mundo real utilizam-se essencialmente três formas espaciais: o ponto , a linha e o polígono.

4) Ciclo de vida de sistemas Tradicional

É o método mais antigo de montagem de sistema de informação, utilizado em sistemas de médio e grande porte. O desenvolvimento do sistema é divido em estágios formais que devem ocorrer em ordem seqüencial, todas as atividades devem ser concluídas antes que o próximo estagio se inicie. Mantém também uma divisão de trabalho muito formal entre os usuários finais e especialistas, que são os responsáveis por grande parte da análise, projeto e trabalho de implementação dos sistemas, enquanto que os usuários finais se limitam a apresentar necessidade de informação e revisar o trabalho dos técnicos.

Após a instalação do sistema e da sua entrada na produção, usuários e técnicos passam por uma auditoria pós-implementação que determina se o sistema atingiu os seus objetivos iniciais e indica as revisões necessárias. Esse tipo de sistema é utilizado para desenvolvimento de grandes sistemas e complexos, que exigem uma análise rigorosa e formal dos requisitos, especificações pré-definidas e controles rígidos sobre o processo de montagem do sistema, porem é dispendioso, demorado e inflexível, devido ao custo e tempo envolvidos na repetição de seqüências de atividades, a metodologia estimula o congelamento das especificações, desestimulando as alterações.

4.1) Prototipagem

Apresenta uma abordagem mais rápida no que tange a montagem do sistema sem muitos gastos para submete-los a avaliação dos usuários finais, que desenvolvem a partir daí requisitos de informação, com o resultado do protótipo avaliado, pode-se desenvolver o sistema final.

As etapas se consistem em identificação dos requisitos básicos dos usuários finais; desenvolvimento de um protótipo inicial; utilização do protótipo e por fim a revisão e o aperfeiçoamento do protótipo.

Esse método pode camuflar etapas essenciais no desenvolvimento dos sistemas, a administração poderá não perceber a necessidade de uma reformulação e podem não acomodar facilmente grandes quantidades de dados ou um grande numero de usuários em ambiente de produção.

4.2) Pacotes de softwares aplicativos

Sistemas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (67 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com