TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Monográfico Curso de Graduação

Por:   •  18/4/2024  •  Monografia  •  2.336 Palavras (10 Páginas)  •  42 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

TAINARA DE LIMA PARRAGA RODRIGUES

RA: 1815743

MATEMÁTICA

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS

Trabalho Monográfico – Curso de Graduação – Licenciatura em Matemática, apresentado à comissão julgadora da UNIP – Guajará-Mirim, sob a orientação da professora Paula Martinis da Silva.

GUAJARÁ-MIRIM – RO

2021

  1. INTRODUÇÃO:

O assunto principal deste trabalho a contribuição da tecnologia para a educação.

Essa pesquisa destaca a através da à análise da comunicação ampla e diversa, a contribuindo da tecnologia para novas aprendizagens no ensino educacional, as organizações educacionais precisam de professores qualificados.

Devido à complicação com interação entre os usuários, essa pesquisa se justifica através da à análise da comunicação ampla e diversa, contribuindo para novas aprendizagens no ensino, em contribuição para o seu público-alvo a utilidade da tecnologia na educação.

  1. DELIMITAÇÃO DO TEMA

 

Este projeto de pesquisa delimitou-se em colher informações sobre de que forma a análise da comunicação ampla e diversa, contribuindo para novas aprendizagens, auxilia interação entre os usuários; tendo como referência a novas tecnologias e mediação pedagógica.

  1. TEMA

As comunicações amplas e diversas, contribuindo para novas aprendizagens, num processo educativo, podem servir como elemento de aprendizagem.

  1.  FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

 

Portanto, buscou-se reunir dados/informações com o propósito de responder ao seguinte problema de pesquisa: de que forma a análise da comunicação ampla e diversa, contribuindo para novas aprendizagens, auxilia interação entre os usuários.

  1.  HIPÓTESE

 

A teoria é que a complicação com interação entre os usuários; pode ser resolvido com a análise da comunicação ampla e diversa, contribuindo para novas aprendizagens.

  1. Objetivo Geral:

 

O presente trabalho tem como objetivo geral apresentar de que forma a análise da comunicação ampla e diversa, contribuindo para novas aprendizagens; auxilia interação entre os usuários; num processo educativo, pode servir como elemento de aprendizagem, com a finalidade de apresentar a utilidade com estímulo à expressividade; nas novas tecnologias e mediação pedagógica.

  1.  Objetivos Específicos:

 

  • Explicar tecnologia na educação.
  • Conhecer tecnologia nas escolas.
  • Analisar os critérios de novas tecnologias na educação.
  • Apresentar se a tecnologia na educação dos alunos pode ser um fator de desempate no processo de seleção.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

  1. Educação e suas tecnologias.

Pode-se dizer que ao longo dos anos a tecnologia digital vem assumido um grande espaço na educação e transformando as salas de aula e renovando a for de lesionar aula. Neste contexto, para Carvalho, Scucuglia e Gadanidis, (2020), fica claro que que a tecnologia e a educação elas se uniram e transformaram as salas de aula. O mais preocupante, contudo, é constatar que ainda tem pessoas que tentam impedir a entrada da tecnologia nas salas de aula.

A expressa necessidade de um maior envolvimento entre as áreas tecnológica e educacional é cada mais evidente, hoje, a relação educação e tecnologia é presente em quase todos os estudos que analisam o contexto educacional. Grinspun (1999), aponta que educação e políticas de ciências e tecnologia, ocupam lugar de centralidade nas decisões políticas em termos de qualificação dos recursos humanos, exigência de novos padrões de desenvolvimento. (SOUSA, MOITA E CARVALHO 2011, p. 25).

É interessante, que os professores estejam qualificados, mas há um fato que se sobrepõe ao uso da tecnologia na educação. Conforme explicado acima, não parece haver razão para que os educadores se preocupem com isso. É sinal de que há, enfim, uma necessidade contratação de professores que estejam qualificados a darem aulas usando a tecnologia ao seu favor.

O autor deixa claro, [...] que em algumas escolas e instituições de ensino, cria-se o “movimento dos sem tela”, reivindicando o acesso e o uso mais intensivo dos computadores em situações de ensino. Professores e técnicos começam a compreender que, além da fluência no uso da tecnologia digital, é preciso ter formação específica para o uso pedagógico do computador. (KENSKI, 2007).

Ora, em tese, embora os dois autores citado acima terem 3 anos de diferenças entre as publicações eles tem as mesmas ideias. Caso contrário, teríamos uma regressão na busca de professores qualificados. Não se trata de professores qualificados mais sim de professores que compreender a importância da tecnologia na educação, lamentavelmente, não e a realidades nas escolas.  É importante considerar que precisamos de professores qualificados e que se envolva nas áreas da tecnologia educacional. Conforme mencionado pelo autor, [...] professores e técnicos começam a compreender que, além da fluência no uso da tecnologia digital, é preciso ter formação específica para o uso pedagógico do computador, (KENSKI, 2007, p. 92).

É interessante, aliás, lembrar sobre a complicação com a interação entre os usuários, mas há um fato que se sobrepõe a uma boa contribuição para novas aprendizagens conforme explicado acima. Mesmo assim, não parece haver razão para que os professores não usem a tecnologia na aprendizagem, é sinal de que há, enfim, uma boa contribuição para a educação, por exemplo, é preciso ave mais contratação de professores qualificados.

É importante que os educadores possam entender que as crianças atuais são muito distintas, em relação a vários aspectos, das crianças de outrora, são mais ativas, mais participantes das dinâmicas sociais. Aprendem de forma rápida, se os conteúdos repassados pelos professores acontecerem de forma significativa para elas. No entanto, é importante ressaltar que o uso da tecnologia por si só não garante a aprendizagem da criança, mas o prazer, a instigação e o incentivo são essenciais nesse processo. A tecnologia sozinha não potencializa a aprendizagem se não for aliada à prática pedagógica do professor. (COSTA, 2011, p. 74).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (96 Kb)   docx (208.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com