Trabalho Teologia do Antigo Testamento
Por: Vagner Gisele • 16/12/2018 • Trabalho acadêmico • 4.234 Palavras (17 Páginas) • 445 Visualizações
CETEBES
Trabalho Teologia do Antigo Testamento I
Disciplina: Teologia Antigo Testamento I
Professor: Pr. Samuel Idelfonso
Alunos: Vagner Lúcio da Silva Morais
MAIO/2018
CETEBES
Caráter de Deus
Disciplina: Teologia Antigo Testamento I
Professor: Pr. Samuel Idelfonso
Alunos: Vagner Lúcio da Silva Morais
TRABALHO DE TEOLOGIA DO ANTIGO TESTAMENTO
O CARÁTER DE DEUS NOS LIVROS HISTÓRICOS
LIVROS 1⁰SAMUEL, 2⁰ SAMUEL E ESTER
O AMOR DE DEUS
O Deus de justiça e julgamento também é o Deus de amor, o atributo Dele que o incita a buscar um remédio para o pecado e a ser capaz de conter sua ira. Israel era o objeto especial do amor de Deus no Antigo Testamento.
Deus escolhe porque ama e, para Ele, amar, em muitos casos, equivale a escolher (cf. Ml 1.2), quando ele diz: Eu sempre os amei.
Isso fica claro no fato de que o Senhor, por amar os patriarcas ancestrais de Israel e por ter escolhido os descendentes deles, foi que Ele libertou a nação do Egito (Dt 4.37; cf. 7.8; 10.15). Fica claro que, aqui, o amor de Deus é eletivo, não emotivo, embora, sem dúvida, possa haver um elemento emotivo por trás dele.
Citações dos Profetas a respeito do Amor de Deus por Israel
- Isaías afirma que o Senhor trocará as nações por Israel por causa de seu amor por ela (Is 43.4);
- Jeremias, no início da descrição da nova aliança, fala de forma ainda mais vigorosa do amor de Deus por seu povo: “Eu a amei com amor eterno; com amor leal a atrai” (Jr 31.3);
- Em Oséias, O Senhor declara: “Quando Israel era menino, eu o amei [o escolhi], e do Egito chamei o meu filho” (Os 11.1). E mais adiante, a despeito do adultério de Israel, ele diz: “Eu curarei a infidelidade deles e os amarei de todo o meu coração” (Os 14.4).
Por fim, Deus ama os princípios e atributos que formam sua própria pessoa e que espera que seu povo incorpore ideias abstratas como: justiça (SI 11.7; Is 61.8) e retidão (SI 33.5; 45.7).
Ele ama os princípios e atributos por seu valor inerente e porque testificam dele.
A PIEDADE DE DEUS
O amor de Deus, com frequência, leva-o a sentir piedade quando observa a condição desesperadora e miserável de seu povo. (Consequência do seu amor).
Diz-se que Deus sente piedade daqueles que sofrem infortúnio, no Antigo Testamento, quase que exclusivamente o povo de Israel.
Na verdade, o Senhor, com mais frequência que não, conteve sua piedade, e por ele fazer isso, foi permitido que as consequências do pecado seguissem seu curso.
Portanto, nem sempre apenas a demonstração dos atributos Dele constitui a compreensão teológica de Deus, mas também a remoção deles.
A GRAÇA DE DEUS
A graça de Deus, a concessão imerecida do favor dele igualmente a pecadores e a santos, está intimamente associada à piedade dele. De vez em quando parece que a graça é incerta. Salmos 84.11 liga graça e honra com o caminhar com integridade. No entanto, a gramática aqui sugere que o viver piedoso não é um pré-requisito para a graça, mas o fruto dela. É verdade que Deus concede graça para o humilde (Pv 3.34), mas isso não acontece porque são humildes. Ele é gracioso por causa de seu grande amor e misericórdia. Por sua vez, se a graça não depende do mérito do ser humano, ela, pelo menos, fundamenta-se no caráter e nas promessas de Deus.
Deus é gracioso por natureza, quase que por definição, mas a graça dele, pelo menos de vez em quando, tem ligação com suas promessas solenes. Mesmo assim, ele toma a iniciativa de produzir a graça, e não os beneficiários dela.
Exemplos do Amor, da Piedade e da Graça de Deus nos livros de Primeira e Segunda Samuel
GRAÇA DE DEUS
Deus dá filhos a Ana, o nascimento de Samuel e seus irmãos.
Samuel 1:20 – E sucedeu que passado algum tempo. Ana concebeu e deu a luz um filho, ao qual chamou Samuel; por que, dizia ela, o tenho pedido ao Senhor.
Samuel 2:21 – Visitou o Senhor pois a Ana , que concebeu e deu a luz a três filhos e duas filhas; e o jovem Samuel crescia diante do Senhor.
PIEDADE DE DEUS
A derrota de Israel aos Filisteus por insistirem por estarem corrompidos pela adoração a outros Deuses (idolatria). Sm 4 e 7:3,4.
Exemplo da Contenção da Piedade de Deus.
GRAÇA DE DEUS
As muitas Vitórias de Davi.
AMOR, GRAÇA E PIEDADE DE DEUS
As consequências do pecado de Davi.
A despeito do pecado de Davi, Deus manteve-se perseguindo-o em amor. Enquanto o mundo zombava de sua fé, Deus deu a Davi um sinal de seu implacável amor. Bate-Seba agora era esposa de Davi, e ela deu à luz outra criança. Davi "deu o nome de Salomão; e o Senhor o amou" (II Samuel 12:24).
O nascimento e a vida de Salomão foram uma bênção, ou seja, mais um sinal da Graça de Deus para Davi, algo totalmente imerecido.
O amor de Deus por Davi jamais se reduziu, até mesmo na hora de sua maior vergonha. Ele buscou Davi implacavelmente.
Contudo em outro momento podemos perceber a contenção da piedade de Deus, afim de que as consequências dos pecados de Davi sigam o seu curso recaindo sobre Ele e sua família.
PIEDADE DE DEUS
O Recenseamento e a sua punição, II Samuel 24 1 a 17
Um dos casos onde Deus conteve sua piedade, e por ele fazer isso, foi permitido que as conseqüências do pecado seguissem seu curso.
...