Trabalho X Emprego
Monografias: Trabalho X Emprego. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vanessasr3 • 5/10/2013 • 391 Palavras (2 Páginas) • 686 Visualizações
Trabalho X Emprego
São muitas as definições que existem em relação ao significado de trabalho e emprego, contudo ao pesquisar percebe-se que existem distinções entre um e outro. O trabalho existe há tempos e de acordo com pesquisas refere-se ao esforço humano dotado de propósitos e envolve a transformação da natureza através da capacidade física e mental, já o emprego surge ao decorrer dos anos com a Revolução Industrial, e por consequência do capitalismo “a troca de trabalho por dinheiro,” ou seja, é a relação estável em que o possuidor dos meio de produção paga pelo trabalho, onde vendemos a nossa força de trabalho, seja ela intelectual ou não, por algum valor remunerado.
Segundo Albornoz, o trabalho passou por quatro estágios, em seu significado histórico são;
• Atividade isolada e extrativa: trabalho ligado tão somente para subsistências;
• Invenção da agricultura: percepção do plantio e utiliza o trabalho para o cultivo de alimentos e a conquista de novas áreas;
• Prática de Guerras: com a noção de conquista de novas áreas para o cultivo de alimentos, com o pensamento interligado ao trabalho e dele extrair o excedente para os novos senhores, originando então riquezas.
• Aplicação da ciência e tecnologia: por meio do trabalho e das características da era moderna ocorreu a aplicação da ciência á produção, o desenvolvimento do saber e suas aplicações tecnológicas e a busca de novas tecnologia.
Neste contexto, percebe-se que o trabalho passou por todo um processo de transformação, em que de acordo com Albornoz, o trabalho é a realização de uma obra que expressa o ser humano, dando-lhe reconhecimento; ou um esforço rotineiro, sem liberdade de resultado consumível e incomodo inevitável, para melhor explicação pode-se citar, “(...) esforço afirmado e desejado, para realização de objetivos; onde até mesmo o objetivo realizado, a obra, passa ser chamado trabalho. Trabalho é o esforço e também o seu resultado (...)” (pag. 11, Albornoz) .
Conclui-se então que o trabalho é o esforço constante do homem com relação a força de trabalho, como meio de transformação da natureza para alcançar seus objetivos e o emprego é a relação existente entre a troca da força de trabalho pela remuneração e transformação social, onde o ser humano passa a reconhecer seus valores e a importância da sua mão de obra.
Referências
http://sociologiamg.blogspot.com.br Acesso em: 25 de ago. de 2013
ALBORNOZ, Suzana. O que é trabalho. 6. Ed. São Paulo: Brasiliense, 2008.
...