Trabalho de Conclusão de curso TST - Segurança na Construção Civil
Por: Júlio César • 27/9/2015 • Trabalho acadêmico • 5.233 Palavras (21 Páginas) • 985 Visualizações
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL
CURSO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
ATUAÇÃO DA SEGURANÇA DO TRABALHO
NA CONSTRUÇÃO CIVIL: À propósito do uso
de EPI’s
Trabalho de conclusão de curso, apresentado como componente curricular obrigatório, para conclusão d o Curso Técnico de Segurança do Trabalho do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Norte.
AUTORES: ADRIEL ALEXANDRE DE MELO BRITO
JÚLIO CÉSAR DA SILVA MENDONÇA
MATHEUS STÉPHAN MEDEIROS ALMEIDA
RENATO CÉSAR MAIA DE SÁ
TURMA: 132/2014
PROFESSOR ORIENTADOR: RICARDO LUIZ MACHADO
NATAL, 2014
1
I SUMÁRIO
I SUMÁRIO 1 II LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS 2 III LISTA DE SÍMBOLOS LISTA DE TABELAS 3 IV LISTA DE QUADROS 4 V LISTA DE ILUSTRAÇÕES (OU FIGURAS) 5 VII RESUMO 6 1 INTRODUÇÃO 7 2 DESENVOLVIMENTO 9 2.1 CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA ESTUDADA 9 2.2 ANÁLISE DA DOCUMENTAÇÃO DE SEGURANÇA 10 2.3 ANÁLISE DA COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACI DENTES 11 2.4 ANÁLISE DO SERVIÇO ESPECIALIZADO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO 12 2.5 ANÁLISE DAS CONDIÇÕES GERAIS DAS EDIFICAÇÕES 13 2.6 ANÁLISE DA GESTÃO AMBIENTAL 14 2.7 ANÁLISE DA SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO 15 2.8 ANÁLISE DOS RISCOS NO TRABALHO 16 2.9 ANÁLISE DOS POSSÍVEIS MALEFÍCIOS À SAÚDE PROPOR CIONADOS PELOS RISCOS ENCONTRADOS NA EMPRESA 40 3 CONCLUSÃO 43 REFERÊNCIAS 44
2
II LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS
EPI – Equipamento de Proteção Individual
PCMAT - Programa de Condições e Meio Ambiente de Tr abalho na Indústria da Construção Civil
NR – Norma Regulamentadora
EPC – Equipamento de Proteção Coletiva CA – Certificado de Aprovação
OS – Ordem de Serviço
CAT – Comunicado de Acidente do Trabalho
CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
SESMT – Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho MTE – Ministério do Trabalho e Emprego
3
III LISTA DE SÍMBOLOS LISTA DE TABELAS
TABELA I - LOCALIZAÇÃO DE EXTINTORES
TABELA II – EPI’s UTILIZADOS EM FUNÇÃO DO CARGO
4
IV LISTA DE QUADROS
QUADRO I – DIMENSIONAMENTO DE CIPA
QUADRO II – DIMENSIONAMENTO DE SESMT
QUADRO III – EPI’s UTILIZADOS NA CARPINTARIA
QUADRO IV – EPI’s UTILIZADOS NA ARMAÇÃO
5
V LISTA DE ILUSTRAÇÕES (OU FIGURAS)
ANEXO I - MAPA DE LOCALIZAÇÃO DE EXTINTORES
6
VII RESUMO
Este estudo foca na importância do uso de EPI’s nos setores de carpintaria e armação da construção civil, além de medidas necessárias para o oficio de acordo com a NR 18. É através desses fatores que evidenciam-se oscilações entre o s indicadores, onde em alguns pontos estão positivos, como por exemplo os EPI’s adequados para a obra e, e em outros, negativos, como a desobediência quanto ao uso dos mesmos, além da subnotificação de acidentes para todo o ramo da construção civil. Fica claro também a dificuldade de se trabalhar como técnico de segurança na empresa, pelo fato de o ambiente estar mudando constantemente de acordo com o andamento do serviço. Isso prova que o técnico de segurança atuante em obras, necessita manter uma atenção redobrada para proporcionar a estabilidade da saúde e segurança na empresa. A pesquisa realizou-se no âmbito da NR 18, comparando-se com o PCMAT da empresa e observações técnicas dos autores .
Palavras Chave: Construção Civil; EPI; Segurança no trabalho.
7
1 INTRODUÇÃO
Este estudo trata da importância do fator prevenção na indústria da construção civil nos setores de carpintaria e de armação. Para melhor abordagem dessa temática, busca-se conceituar o ambiente, o processo de trabalho da equipe ali existente, os riscos ambientais presentes, os EPI’s (Equipamento de Proteção Individual) e EPC’s (Equipamento de Proteção Coletiva) utilizados no processo de obras.
De acordo com o dicionário, define-se carpintaria como sendo a oficina onde trabalha o carpinteiro, executando os mais diversos trabalhos em madeira, desde móveis, ferramentas, artigos para construção civil, construção naval, en tre outros. O trabalho em uma carpintaria envolve frequentemente a utilização de esforço físico e trabalhos ao ar livre. Na carpintaria o profissional desta área deve ter: noções de geome tria e um vasto conhecimento de como lidar com madeira no seu estado natural (madeira maciça).
...