Trabalho de Introdução de Educação Física
Por: Camila Domingues • 15/9/2019 • Trabalho acadêmico • 865 Palavras (4 Páginas) • 157 Visualizações
[pic 1]
Universidade Estadual de Londrina
Centro de Educação Física e Esporte
Departamento de Educação Física
CAMILA D. DOS SANTOS RODRIGUES[pic 2]
ESTIMATIVA DA MATURIDADE BIOLÓGICA: APLICAÇÕES PRÁTICAS
[pic 3]
Londrina – PR
2019
Exercício de reflexão - CASO 1
- Trabalho com crianças de 4-7 anos e os pais me pressionam para melhorar o desempenho esportivo de seus filhos ao invés de realizar atividades lúdicas. Como devo agir?
Justifique as respostas com base nos ítens abaixo:
Quais são as consequências?
-Para mim
-Para o aluno
-Para o coletivo
Quais são as regras?
-Legislação brasileira
-Código de Ética da EF
-Local de trabalho
O que é mais virtuoso?
-O que *** faria?(alguém que é a sua referência);
-Qual atitude faria de mim um bom exemplo?
Segundo a questão levantada, acima no remete a uma breve discussão sobre questões de crescimento e desenvolvimento humano para assim podermos dar justificativas consistentes de como de deve agir em tais casos
O educador físico ou professor de educação física usa-se de informações de crescimento, desenvolvimento e maturação, como auxilio em diversas áreas e esportes, para: compreender a habilidade humana, estudo de desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo, social e moral das crianças, para a iniciação esportiva, etc. Os objetivos de entendimento desses conceitos na educação física e estudá-los são de suma importância, pois irá fazer com que o aprendizado tenha maior qualidade nas atividades esportivas, de crianças e adolescentes; onde terão um melhor desempenho de suas atividades e de forma saudável, que avalia a sua real idade e estágio. Criando programas de treinamentos mais adequados a sua idade e desenvolvimento, podendo assim criar series de treinamento adequado, ao seu desenvolvimento no esporte e funções orgânicas e motoras, evitando lesões futuras, e o fim precoce de sua carreira, caso siga ao alto rendimento, onde sessões de treinos e estímulos inadequados são prejudiciais o desenvolvimento motor. Para os profissionais, proporcionará segurança experiências significativas ao desenvolvimento integral das crianças e dos adolescentes. (MALINA, 2009, tradução nossa).
Outro a ser ponto em evidência na área da educação. Com base na importância do entendimento do desenvolvimento motor, em suas varias fazes, o Ministério da Educação (MEC) se utilizou destes estudos para elaborar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), onde neste documento de caráter normativo que define as competências pedagógicas de desenvolvimento e aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas da Educação Básica, afim de garantir conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho. (Disponível em:http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 07 de jul. de 2019, tradução nossa).
Sendo assim esse documento da Educação Básica dos 4 aos 17 anos, divide para as três etapas da Educação Básica (Educação Infantil, esta sofre uma subdivisão, que é: Creche dos Bebês de zero a 1 ano e 6 meses e Crianças bem pequenas de 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses, já pré-escola que são crianças pequenas de 4 anos a 5 anos e 11 meses, Ensino Fundamental e Ensino Médio).
Tomando a divisão acima e com base na problemática levantada, onde as crianças têm uma faixa etária de 4 a 7 anos, sabe-se segundo revisão de leitura, que o primeiro contato com o desporto deve ser de forma que este lhe dê prazer e sempre com brincadeira associada, a algo lúdico, recreativas dirigidas a elas devem desenvolver habilidades de coordenação motora, orientação espacial, ritmo, equilíbrio, organização temporal e desenvolver a linguagem como forma de comunicação. Conforme Freire & Scaglia, 2003 appud Koren et al,
...