Trabalho de Laboratório de Informática Apresentado na Universidade Pedagógica
Por: Edyi • 15/8/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 692 Palavras (3 Páginas) • 141 Visualizações
Dinozor da Paz Artur Muacubir Gervásio Carlos Muaparato Morgane Segredo chele Nelson Amândio Guilherme Zito Amisse Juma Tema Resolução de exercícios Trabalho de laboratório de informática apresentado na Universidade Pedagógica com foco na resolução de exercícios . Leccionado por Docente: António Mesquita Universidade Pedagógica Nampula 2016 |
Dinozor da Paz Artur Muacubir Gervásio Carlos Muaparato Morgane Segredo chele Nelson Amândio Guilherme Zito Amisse Juma Resolução de exercícios
Universidade Pedagógica Nampula 2016 |
1. TRABALHO EM GRUPO I:
1.1 A relação entre Algoritmo e Programa e um algoritmo e uma descrição de como um computador pode ser levado a executar uma operação simples e especifica, e o programa e a entidade que implementa uma ou mais operações de forma que seja útil para os usuários, dai surge a relação que e a interdependência porque um programa depende de um algoritmo para ser executado.
1.2 As diferentes formas de descrição de um algoritmo são:
• Descrição narrativa: nesta forma de representação os algoritmos são expressos directamente na linguagem natural, isto e, e a maneira perceptível a qualquer programador.
• Fluxograma: e uma representação de algoritmos onde formam figuras geométricas diferentes que implicam acções, instruções e comandos distintos que identifica a maneira como o algoritmo flui no programa.
• Pseudo-Codigo: esta forma de representação e rica em detalhes, como a definição dos tipos de variáveis usadas no algoritmo e ela e suficiente para a tradução de um algoritmo nela representado para uma linguagem de programação especifica.
1.3 A diferença entre variáveis e constantes e variáveis são como caixas preparadas para guardar especificamente um tipo de objecto que podem ser modificados quando necessário enquanto que as constantes recebem qualquer informação no inicio da rotina e esse valor permanece inalterado durante toda a rotina.
1.4 Identificadores são conjuntos de caracteres regidos por leis que representam constantes, variáveis, tipos, procedimentos, unidades, programas e campos de um registo. As suas propriedades são:
• Podem ter qualquer tamanho, mas somente os 63 primeiros caracteres são significativos, porém recomenda-se o uso de no máximo 8 caracteres;
- O primeiro caracter do identificador obrigatoriamente tem que ser uma letra;
- No conteúdo do identificador não pode conter caracteres especiais como ( ! @ # $ % & * / -+ <>?), ou seja no identificador só podemos ter, após o primeiro caracter, letras, números e sublinhada ( _ );
- Nos identificadores não pode conter espaços em branco;
- Não podem haver nenhum identificador repetido;
- E também não ter o mesmo nome de palavras reservadas.
1.6 Esquema de funcionamento de sistema computacional.
aplicativos
[pic 1]
hardware
Interface fisica
Sistema operacional
software[pic 2]
Meios fisicos
TRABALHO EM GRUPO II:
1. Determina o valor lógico das seguintes expressões sabendo que: A = 7, B = 10 e C =3.
- (A < B AND B = C) OR (A < B OR B <>C )
- (A > B AND B < C)AND (NOT(A = B OR B >= C)
(A < B AND B = C) | (A < B OR B <>C ) | (A > B AND B < C) | (A = B OR B >= C) |
verdade | verdade | falso | Falso |
2. Resolução as seguintes expressões:
a) - SQRT(81) - 59 DIV 10 – ABS(-204)+78MOD13 =
b)+ 120MOD 18 – SQR(12) + 50DIV11-SQRT(144) =
- Pseudo-Código que permite determinar o volume de uma esfera
volume_esfera()
inicio
{
// declarando as variáveis
real R; // raio da esfera
real V; // volume da esfera
leia ("informe o valor do raio: ", R);
...