Trabalho de conflitos e sociedades
Por: Diego Araújo • 29/4/2018 • Trabalho acadêmico • 336 Palavras (2 Páginas) • 372 Visualizações
AD1
Conflitos e sociedade
Nome:Diego Silva Araujo
Matrícula:14213150509
Curso:Tecnologia em Segurança Pública
Valor total da Ad1 = 4,0.
Questão 1) (valor 2,0)
Leia seguinte afirmação: “A sociedade é a soma de indivíduos que se agrupam mediante interesses comuns, mediante a constante harmonia de ações que fazem com que certos objetivos sejam alcançados”. Com base nas abordagens e conceitos trabalhados na Aula 1, a ideia central da afirmação destacada contraria ou ratifica as ideias de Simmel? Explique fundamentadamente.
R:Contrária , pois de acordo com o modo de pensar de Simmel existem formas com que os indivíduos interagem entre si,ele buscou compreender o conflito como elemento.
Existem muitos conflitos que ainda estão e são presentes no nosso cotidiano, como cada ser humano tem seu modo de agir e pensar, cada pessoa tem seu estilo. Nós vivemos em um Mundo onde cada pessoa tem sua opinião própria , como nas escolhas de times, cada pessoa escolhe para qual time vai torcer,em que pessoa votará, qual profissão tem mais a cara de cada perfil e por ai vai.
Uma forma que atualmente convivemos com conflitos é modo de competição, não que seu oponente obrigatoriamente esteja na sua frente mais disputando indiretamente ou diretamente contigo.
Questão 2) (valor 2,0)
Qual a relação, para Marx, entre "conflito". "infraestrutura" e "superestrutura"? Explique fundamentadamente
R:O conflito na França começou com filósofos e escritores que defendiam o uso da razão e ciência pra promover o progresso contrariando a religião católica. Com isso foi feito a revolução abalando a monarquia, fazendo com que tivesse forte participação da população.
No segundo modo de pensar de Marx foi dialética=modo de pensar o mundo. Ele pensa de acordo com a realidade, o modo como está o mundo no seu dia à dia.Por fim ele analisa os fundamentos modernos , que cada produto é medido pela qualidade de trabalho .
A infraestrutura é como se fosse o principal “A base material ou econômica”
São as máquinas,a mão de obra em um modo geral.Tudo que se permite produzir.
A superestrutura vem das instituições das políticas e ideológicas,como:”arte, religião”.
...