Trabalho de construção e Aprendizagem
Por: valdineiassilva • 29/4/2016 • Trabalho acadêmico • 4.094 Palavras (17 Páginas) • 146 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE DE UBERABA
VALDINEIA DOS SANTOS SILVA
NOVA VENECIA- ES
2015
TRABALHO DE CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGEM
NOVAVENÉCIA-ES
2015
VALDINEIA DOS SANTOS SILVA
TRABALHO DE CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGEM
Trabalho apresentado a Universidade de Uberaba, como requisito às exigências do curso de Ciências Biológicas - Estágio Curricular Supervisionado – Ensino Fundamental, sob orientação do Professor-tutor: Andréia Marega Luz.
NOVA VENÉCIA
2015
SUMÁRIO
1. INTRODUCÃO....................................................................................5
2. CANCER E SUA RELAÇÃO COM A GENÉTICA.....................6
3. CÉLULAS TRONCO.........................................................................13
4.EMBRIOLOGIA E HISTOLOGIA ANIMAL.................................14
5. ESCLEROSE MULTIPLA................................................................21
6. ESPAÇO PEDAGÓGICO DE SALA DE A....................................22
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS.............................................................23
6 | REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS............................................24 |
Introdução
O presente trabalho veio a presentar uma pesquisa realizada sobre a genética e sua relação com o câncer. Também foi abordado assuntos relacionadas os a Histología.
A ciência vem avançando cada dia mais com novas pesquisas e em novos
medicamentos no combate a o câncer.
O trabalho tras muita informação sobre o câncer e como ele é transmitido genéticamente.
Também foi abordado os testes genéticos, quem debe fazer, e quais especialista procurar.
O ponto alto do trabalho se dá quando falamos sobre células tronco, eficacia nos tratamentos, vantagens e desvantagem desta técnica tão polémica no que se diz respeito a células tronco embrionárias.
O camino a pecorrer é longo, más já temos o ponto de partida.
Toda pesquisa envolvida neste trabalho é de suma importancia para mina formação profissional, servindo como base para o meu futuro como profissional.
Também foi abordada a esclerose múltipla sendo uma doença degenerativa do sistema nervoso.
E o componente espaço pedagógico de sala de aula vem a nos ensinar como transformar todo ese conhecimento em conteúdos para ser trabalhado com nossos futuros alunos de forma dinámica e criativa, melhorando a cada dia o proceso pedagógico.
1.Cancer e sua relação com a genética
Não quem não se estremeça diante do câncer, uma das doenças que mais fazem vítimas no mundo moderno. Os avanças da medicina têm aumentado as chances de cura, mas liados mais importantes ainda são prevenção e diagnóstico precoce.
As células humanas multiplicam-se naturalmente ao longo da vida. Por exemplo, 10% das células do pulmão são substituídas diariamente. O câncer é um erro nesse processo de renovação, provocado por uma mutação genética, que faz com que as células se multipliquem mais do que deveria. Quatro gerações de células defeituosas provocam um tumor maligno. A mutação ocorre quando uma célula começa a se multiplicar com mais velocidade, recebe o nome de célula neoplástica. Na segunda geração as células continuam a se reproduzindo aceleradamente até sofrerem outa mutação. A nova geração de células adota formas e comportamento diferente nesta fase chamou de displasia. Nessa fase o tumor é uma massa de células disformes. De algumas delas caírem na corrente sanguínea, ocorre a metástase.
Quando o tumor está restrito á um órgão, a possibilidade de cura é bastante grande. No entanto, se a doença é detectada num estágio avançado, é provável que ela já tenha se espalhado por diversas partes do organismo. Há várias maneiras de dispersão da doença pelo corpo. As mais frequentes são as três a seguir:
- Continuidade- Atinge órgãos diferentes ligados como esôfago, estômago e duodeno, que compõem parte do sistema digestório.
- Contiguidade- Relacionado ao volume do tumor, atinge órgãos próximo, mas não interligados, como pâncreas e baço.
- Por meio da corrente sanguínea.
A incidência da doença aumenta com a idade, pois há mais chance de a célula sofrer uma mutação durante o processo de renovação celular . Por isso é importante fazer um check-up anual sempre.
2. Genética do Câncer hereditário
Todas as pessoas têm duas cópias de cada gene, um de cada pai. A maioria das pessoas nasce com duas cópias normais de cada gene. Os cânceres hereditários ocorrem quando uma pessoa nasce com alterações ou mutações em uma cópia de um gene de controle de danos que normalmente protege contra o câncer, geralmente essas alterações são herdadas da mãe e do pai.
Pessoas com uma alteração genética herdada têm 50% de chance de passar a mutação para cada um dos seus filhos. Essas alterações podem aumentar o risco para cada tipo de câncer, e nem todas as pessoas que nascem com uma alteração num gene desenvolverão a doença. A comunidade científica utiliza o termo susceptibilidade genética para descrever o risco aumentado para câncer em pessoas com uma mutação hereditária.
2.1 Como o teste genético é feito
Os testes genéticos são geralmente solicitados por um médico.
O teste é feito em uma pequena amostra de líquido ou tecido, geralmente sangue, mas às vezes, saliva, células internas de bochecha, pele ou líquido amniótico. A amostra é enviada para um laboratório especializado em testes genéticos. Os resultados são devolvidos ao médico que solicitou o teste. Em alguns casos, o laboratório pode enviar os resultados diretamente para o paciente. O resultado pode demorar algumas semanas para ser liberado.
...