Trabalho social
Resenha: Trabalho social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: deboraportela • 26/5/2014 • Resenha • 260 Palavras (2 Páginas) • 285 Visualizações
Desde a década de 1980, afirma-se que o Serviço Social é uma caracterização do trabalho da sociedade, dentro da divisão social e técnica do trabalho social, o que nos admite afirmar a prioridade do trabalho na formação dos indivíduos sociais.
Na trajetória histórica da profissão a economia brasileira, a partir da década de 30, gradativamente vai mudando o sistema agrário-comercial pelo sistema industrial, e com isso acarretando profundas modificações sociais como a consolidação da urbanização, acontecimento que preconcebeu problemas e conflitos sociais.
A pressão social originada da consolidação de um pólo industrial, aliado às novas ligações entre o capital e o trabalho, dificultou a chamada questão social, sendo-lhe concedidas soluções políticas, pois para a concepção de um novo modelo econômico era essencial um cenário de “tranqüilidade social” que permitisse o crescimento industrial.
A organização profissional do assistente social, neste período, baseava-se na influência da perspectiva européia, através do padrão franco-belga, determinado a uma formação fundamentalmente pessoal e moral, em uma base teórica, concentrado numa visão conservadora.
No ano de 1932 fundou-se em São Paulo o Centro de Estudos e Ação Social – CEAS que tinha como finalidade firmar uma composição técnica especializada para a execução da ação social e da expansão da Doutrina Social da igreja. E um pouco depois, no ano de 1936 foi criada também em São Paulo a primeira escola de Serviço Social no Brasil, estabelecendo a emergência da profissão no cenário Brasileiro.
Daqui pra baixo eu só copiei e colei por que não deu tempo de ler e resumir pra te enviar hoje ainda. Fala do serviço social na contemporaneidade.
...