Transformando Suor Em Ouro
Artigo: Transformando Suor Em Ouro. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Renatinque • 26/8/2013 • 708 Palavras (3 Páginas) • 626 Visualizações
O livro é um resumo da trajetória profissional como técnico de Bernardo Rezende, o Bernardinho, considerado por muitos como o melhor técnico de esportes coletivos do mundo.
O livro reúne os fundamentos utilizados na busca pela excelência no voleibol desde os tempos como técnico de um modesto clube italiano na cidade de Perugia até os tempos atuais com o grande sucesso da seleção brasileira de voleibol masculina. O livro tem como enfoque principal a carreira como técnico, mas possui também algumas passagens dos tempos de jogador onde Bernardinho já apresentava as atitudes que hoje tem como técnico.
Percebe-se ao ler o livro quais os valores que Bernardinho prega e faz valer em tudo que faz. Valores como espirito de equipe, paixão pelo que faz, disciplina, trabalho e outros mais. Cada um deles possui uma passagem no livro onde percebe-se facilmente a importância desses valores para os principios de vida do treinador.
Para Bernardinho, o espirito de equipe deve ser mantido a todo custo, pois no final das contas, são as pessoas que fazem a diferença. Um exemplo de como esse valor está acima de qualquer individualidade foi o que ocorreu recentemente quando do corte do levantador Ricardinho do pan-americano Rio 2007. Antes do Pan, Ricardinho havia sido eleito o melhor levantador da última liga mundial, no entanto, foi cortado do Pan porque colocou em risco o valor de espirito de equipe da seleção. Mesmo o Pan sendo um título que essa seleção ainda não havia conquistado e se tratando do melhor levantador do mundo, ele colocou em risco essa conquista em prol do espirito de equipe. Isso é que é ter um sistema de valores e prática-los.
O espirito de equipe não se trata apenas de juntar os melhores e coloca-los para jogar. Espirito de equipe é tornar o desempenho do time muito superior à mera soma dos talentos individuais. O papel do lider é entender seus atletas, desvendando seus talentos e suas limitações, identificando os botões corretos a serem apertados. O que nos leva a refletir que muitos gestores não enxergam os verdadeiros talentos devido a suas próprias limitações como gestores.
O “Nós” é sempre mais importante do que o “EU”. Bernardinho cita uma passagem do livro de Earwin “Magic” johnson, um dos gigantes do basquete americano, em que ele dedica um capitulo inteiro aos reservas do seu time, o Los Angeles Lakers, vendo neles a essência do trabalho em equipe que o levou a ganhar tantos campeonatos na NBA. “Eles nos desafiam diariamente a sermos melhores.”
O livro apresenta algumas técnicas utilizadas por Bernardinho na condução das suas equipes. Vou citar duas delas :
A pirâmide do Sucesso – Uma ferramenta criada por John R. Wooden, técnico mitico do basquete americano, um grande colecionador de títulos, construtor de times e formador de grandes craques como Kareen Abdul-Jabbar. Wooden percebeu que o sucesso podia ser visto como um edificio construido a partir da superposição de blocos de pedra. Inicialmente, ele selecionou dois blocos como sendo a base do edificio – Empreendedorismo e Entusiasmo, pois sem essas duas virtudes nenhum sucesso era possível. Aos poucos, ele foi acrescentando novos blocos até chegar a 15 que deram forma ao edificio. 5 na base (empreendedorismo, amizade, lealdade, cumplicidade e entusiasmo), 4 sobre eles (autocontrole, concentração, iniciativa e atenção),
...