Transportadores De Correias
Artigo: Transportadores De Correias. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jadirfonseca • 17/2/2014 • 1.301 Palavras (6 Páginas) • 448 Visualizações
1.1 Considerações Iniciais
O crescimento econômico mundial fez com que as empresas tivessem como meta atingir os melhores resultados com o menor custo. Para isso, o setor de mineração, que está em constante crescimento, vem avançando em meios mais econômicos e de maior vida útil para os componentes que sofre desgaste no equipamento, sempre considerando a menor perda de tempo possível para a manutenção dos componentes de um transportador de minério.
Os transportadores de correia são os equipamentos utilizados para o transporte do minério em distâncias consideradas curtas, até 800 metros, após isso são considerados TCLD’s, que são tranportadores de correia de longas distâncias.
Para transportadores temos definição e os componentes abaixo, sendo que todos os componentes apresentam um programa de manutenção:
Segundo Definição: “Equipamentos destinados a transferir materiais sólidos a granel (cereais, minerais, massa cerâmica atomizada ou moída, cavacos de madeira, bagaço de cana, etc.), de um local a outro dentro de unidades fabris, tendo como principal característica a possibilidade de vencer grandes deslocamentos horizontais com baixo custo de manutenção em face de simplicidade de sua operação. Tem limitações quanto a deslocamento verticais em função de seu ângulo de ataque ser de no máximo 20º.”
Principais clientes: Indústrias Alimentícias, Químicas, Mineração, Madeira, Cerâmicas, Cimento, Cervejarias, etc.
Materiais de fabricação da Estrutura: Perfis laminados em Aço Carbono.
Dimensões/Capacidade: “Conforme necessidade do cliente podendo em casos especiais de grandes dimensões serem montado dentro do site do cliente.”
“Um transportador de correia envolve uma serie de elementos que devem ser bem analisados, pois todo tem fundamental importância para o coreto funcionamento do equipamento.”
Nas figuras 1 e Dois são apresentados o leiaute e os componentes de um transportador de correias.
Figure 1–Leiaute Transportador de Correia
Figure 2 - Componentes Transportador de Correia
Na figura 2 é apresentado um desenho esquemático de um transportador de correia onde podemos visualizar cada componente de um transportador de correia, todos estes devem ter uma manutenção considerada, pois, são de vital importância para o bom funcionamento do equipamento, porém nosso foco será na correia transportadora (2), onde será discutido o desenvolvimento do projeto de uma plataforma de troca de correia.
1. Estrutura.
2. Correia transportadora.
3. Conjunto de acionamento.
4. Tambor de acionamento.
5. Tambor de retorno.
6. Tambor de desvio.
7. Tambor de esticamento.
8. Tambor de encosto.
9. Rolete de carga.
10. Rolete de impacto.
11. Rolete de retorno.
12. Rolete auto-alinhante de carga.
13. Rolete auto-alinhante de retorno.
14. Rolete de transição.
15. Chute de alimentação.
16. Guias laterais.
17. Chute de descarga.
18. Raspador.
19. Limpador.
No corte mostrado na figura 3 está representada uma estrutura de apoio do transportador de correia; roletes, roletes de retorno, roletes de impacto, cavalete e guia de material; como já mencionado, estes podem ser visto neste corte.
Figure 3 - Perfil cavalete Transportador de Correia.
No leiaute da figura 4 é mostrado em detalhe o acionamento do transportador, o chute de descarga que terá interface com outro equipamento e um detalhe mais ampliado do tambor de acionamento.
Figure 4 –Leiaute dos detalhes tambor e chute de descarga
Aliada a parte dos transportadores de correias temos, para a proposta do trabalho, contaremos com uma breve introdução de projeto que segundo o Guia PMBOK temos:
“Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.”
Em nosso trabalho envolve um produto exclusivo:
“Um projeto cria entregas exclusivas, que são produtos, serviços ou resultados. Os projetos podem criar:
Um produto ou objeto produzido, quantificável e que pode ser um item final ou um item componente.” Guia PMBOK.
Um projetofrequentemente envolve pesquisas e/ou desenhos, que são cuidadosamente planejados, discutidos e sempre revisados para alcançar um objetivo particular, de modo que o erro seja evitado ao máximo. Para isso são definidas equipes para realizarem tarefas específicas sob restrições de tempo, escopo definido e com orçamento estipulado.
Os projetos são normalmente autorizados como resultado de uma e/ou mais considerações estratégicas. Estas podem ser uma demanda de mercado, necessidade organizacional, solicitação de um cliente, avanço tecnológico ou requisito legal.
O Guia PMBOK reconhece o projeto em cinco grupos de processos e 10 áreas de conhecimento que são típicas em quase todas as áreas de projetos.
Descrição dos Grupos de Processo de gerenciamento de projetos:
• Iniciação.
• Planejamento.
...