Transporte De Acidentados
Monografias: Transporte De Acidentados. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: FERNANDATR • 24/5/2014 • 1.351 Palavras (6 Páginas) • 405 Visualizações
Transporte de Acidentados
O transporte de acidentados é um determinante da boa prestação de primeiros socorros. Um transporte mal feito, pode provocar danos muitas vezes irreversíveis à integridade física do acidentado. Cada técnica de transporte requer habilidade e maneira certa para seja executada. trata-se de assunto em que a proficiência depende quase que exclusivamente de prática e habilidade física. É importante praticar o máximo possível, até que se tenha certeza de que não restam dúvidas.
O transporte bem realizado deve adotar princípios de segurança para a proteção da integridade do acidentado; conhecimento das técnicas para o transporte do acidentado consciente, que não pode deambular; transporte do acidentado inconsciente; cuidados com o tipo de lesão que o acidentado apresenta e técnicas e materiais para cada tipo de transporte.
Enquanto ser prepara o transporte de um acidentado, acalmá-lo, principlamente demonstrando tranquilidade, com o controle da situação
É recomendável o transporte de pessoas nos seguintes casos:
• Vítima inconsciente.
• Estado de choque instalado.
• Grande queimado.
• Hemorragia abundante. Choque.
• Envenenado, mesmo consciente.
• Picado por animal peçonhento.
• Acidentado com fratura de membros inferiores, bacia ou coluna vertebral.
• Acidentados com luxação ou entorse nas articulações dos membros inferiores.
Antes de remover um acidentado, os seguintes procedimentos devem ter sido observados:
•Restauração ou manutenção das funções respiratória e circulatória
•Verificação de existência e gravidade de lesões
•Controle de hemorragia
•Prevenção e controle de estado de choque
•Imobilização dos pontos de fratura, luxação ou entorse.
Para o transporte, cuidar para que se use veículo grande e espaçoso, a ser dirigido por motorista habilitado. Além disto:
•Acompanhar e assistir o acidentado durante o transporte, verificando e mantendo a função respiratória e circulatória, monitorizando o estado de consciência e pulso, sempre que for necessário, solicitado ou na ausência de pessoal de saúde especializado para realizar estas ações.
•Orientar o motorista para evitar freadas súbitas e manobras que provoquem balanços.
•Assegurar o conforto e segurança do acidentado dentro do veículo transportador.
•Sempre que possível anotar e registrar, de preferência em papel, todos os sinais e sintomas observados e a assistência que foi prestada. Estas informações devem acompanhar o acidentado, mesmo na ausência de quem o socorreu, e podem vir a ser de grande utilidade no atendimento posterior.
Transporte de Apoio
Passa-se o braço do acidentado por trás da sua nuca, segurando-a com um de seus braços, passando seu outro braço por trás das costas do acidentado, em diagonal.
Este tipo de transporte é usado para as vítimas de vertigem, de desmaio, com ferimentos leves ou pequenas perturbações que não os tornem inconscientes e que lhes permitam caminhar.
Transporte ao Colo
Em casos de envenenamento ou picada por animal peçonhento, estando o acidentado consciente, ou em casos de fratura exceto da coluna vertebral.
O acidentado pode ser um fraturado ou luxado de ombro superior ou inferior, e o membro afetado deve sempre ficar para o lado das pessoas que estão socorrendo a fim de melhor protegê-lo
POR UMA PESSOA:
um braço debaixo dos joelhos do acidentado e o outro, bem firme, em torno de suas costas, inclinando o corpo um pouco para trás. O acidentado consciente pode melhor se fixar, passando um de seus braços pelo pescoço da pessoa que o está socorrendo. Caso se encontre inconsciente, ficará com a cabeça estendida para trás, o que é muito bom, pois melhora bastante a sua ventilação.
POR DUAS PESSOAS:
Passe o braço do acidentado por trás da nuca das duas pessoas que estão socorrendo, segurando-a com um dos braços, passando o outro braço por trás das costas do acidentado em diagonal. Este tipo de transp é usado para pessoas obesas, na qual uma única pessoas não consiga socorrê-lo e removê-lo. Geralmente são de vertigem, de desmaio, co ferimentos leves ou pequenas perturbações q n os tornem incosncientes.
Por três pessoas:
Colocam-se enfileirados ao lado da vítima q deve estar de abdômen para cima. Abaixam-se apoiados num dos joelhos e com seus braços e levantam até altura do outro joelho.
Transporte nas Costas
Esta põe os braços sobre os ombros da pessoa que está socorrendo por trás, ficando suas axilas sobre os ombros deste. A pessoa que está socorrendo busca os braços do acidentado e os segura, carregando o acidentado arqueado, como se ela fosse um grande saco em suas costas.
O transporte nas costas é usado para remoção de pessoasenvenenadas ou com entorses e luxações dos membros inferiores, previamente imobilizados.
Transporte de bombeiro
Primeiro coloca-se o acidentado em decúbito ventral(fica deitado de bruços sobre o abdome com a cabeça voltada para um dos lados). Em seguida,ajoelha-se com um só joelho e, com as mãos passando sob as axilas do acidentado,
...