Transporte Distribuição E Seguros
Trabalho Escolar: Transporte Distribuição E Seguros. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jongabilonga • 28/11/2013 • 2.601 Palavras (11 Páginas) • 440 Visualizações
ETAPA 1
Nome da empresa: LOG MAIS LOGÍSTICA E COMERCIAL LTDA - BA
Localização: Endereço: Av.: Sudene, S/N – CIS - Feira de Santana - BA
CEP: 44.100-520
CNPJ: 02.653.895/0001-86
Telefone: (75) 2105-8695
Segmento em que atua: Logística
Produtos comercializados: Produtos de Limpeza e Descartáveis
Porte/tamanho: Micro Empresa
* Missão: Oferecer soluções customizadas com qualidade e custos competitivos através das competências do nosso time.
Nossos Princípios e Valores
* Agir com honestidade, idoneidade e integridade;
* Incentivar o relacionamento com os clientes e fornecedores;
* Nosso maior ativo são nossos colaboradores
* Colocar o cliente em primeiro lugar em nossas estratégias.
* Buscar a melhoria contínua da qualidade.
Nome e contato da equipe na organização: Jose Jonathas - (75) 2105-8695
COMO FOI A EXPANSÃO DA EMPRESA
Com a expansão das localidades e regiões atendidas pela Empresa na terceirização de mão de obra, foi necessária criar um sistema de logística para melhor atender, com isso surgiu a LOG MAIS Logística.
LOGÍSTICA: um levantamento das opções de modais de transporte para a Bahia. O Brasil possui grande presença econômica e comercial no cenário Sul-americano, sendo personagem importante no MERCOSUL. Mas para atender as necessidades do comercio internacional é necessário o uso de modais de transporte que atendam aos anseios do mercado.
A logística internacional está ligada ao comercio exterior e é responsável por todo o processo de circulação e deslocamento dos bens e serviços. Keedi (2004) afirma que comercio é caracterizado pela compra, venda e troca de bens e serviços, além da circulação de capitais e de mão de obra entre os países.
Os modais de transporte são fatores essenciais no processo logístico, até porque sem eles, mercadoria alguma chegaria ao seu destino. Existem vários tipos de modais, cada qual com suas características, o que distinguem uns dos outros nas determinadas aplicações para a realização do transporte.
Seguem abaixo os tipos de modais existentes:
- Composto por marítimo, fluvial e lacustre, sendo o aquaviário;
- composto por rodoviário e ferroviário, sendo o terrestre;
- Aéreo.
Os modais possuem vantagens e desvantagens, mas que se pode considerar que tais características dependem da otimização do modal para com a mercadoria a ser transportada.
LOG MAIS LOGÍSTICA E COMERCIAL LTDA - BA
Logística de Entrada Logística Interna Logística de Saída
Segundo Ballou (2001), a logística/cadeia de suprimentos é o conjunto de atividades funcionais (transporte, controle de estoque, etc) que se repetem diversas vezes ao longo do canal pelo qual matérias-primas vão sendo convertidas em produtos acabados, aos quais se agrega valor ao consumidor. Uma vez que as fontes de matérias-primas, fábricas e pontos de vendas não têm a mesma localização e o canal representa uma seqüência de etapas de produção, as atividades logísticas podem ser repetidas varias vezes até um produto chegar ao mercado. Então as atividades logísticas se repetem à medida que produtos usados são transformados a montante no canal logístico.
De acordo com Ballou (1993), a logística interna é responsável pela eficaz transformação dos materiais, é onde a empresa realmente agrega valor. Assim, o objetivo da correta administração de materiais deve ser prover o material certo, no local de operação certo, no instante correto e, em condição utilizável ao custo mínimo. De acordo com Chopra e Meindl (2003), todos os processos da logística interna, e em toda a cadeia de suprimentos, são do tipo push (puxado) ou do tipo pull (empurrado) dependendo da aplicação do tempo de produção em concordância com as necessidades dos clientes. • Nos processos empurrados, as decisões de produção são baseadas em previsões de longo prazo, geralmente o fabricante utiliza os pedidos do varejista para prever a demanda do cliente; • Nos sistemas puxados, a produção é acionada pela demanda e, portanto, encontra-se associada à demanda real do mercado, ao invés de ser definida por previsões. O sistema push/pull na cadeia de suprimentos é muito importante na tomada de decisões, sendo que a responsabilidade das mesmas pode ser transferida a diversos pontos da cadeia de suprimentos. Esse sistema e suas tomadas de decisões afetam diretamente ao estoque e ao sistema logístico. Por isso Ballou (1993) diz que a logística interna é responsável pela movimentação de materiais, da transformação das matérias-primas em produtos acabados. O item de maior importância nas operações de uma fábrica é o estoque. Estoques agem como amortecedores entre suprimentos e demanda ou, neste caso, entre suprimento e necessidade de produção
A expedição é a última etapa a ser realizada no CD. Consiste basicamente na verificação e no carregamento dos produtos nos veículos, podendo envolver algumas atividades como: conferência do pedido, preparação dos documentos de expedição e pesagem da carga para determinação do custo de transporte. Para Calazans (2001), alguns complicadores são encontrados na operação da expedição que podem afetar sua eficiência: atrasos de transportadoras, atrasos na emissão da lista de separação, quebra da sincronia entre os processos de recebimento e expedição nas operações de crossdocking e picos de demanda que não foram adequadamente planejados.
ETAPA 2
Com a globalização, o setor logístico brasileiro vem se tornando cada vez mais internacional, nunca de importou e exportou-se tanto no país. A Logística internacional está ligada ao comercio e é responsável por todo o processo de circulação de bens e serviços.
...