Transporte E Logística
Dissertações: Transporte E Logística. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MonemBrambila • 15/5/2014 • 1.170 Palavras (5 Páginas) • 291 Visualizações
Aspectos Gerais
Devido ao crescimento do comércio internacional e como consequência o aumento das exportações do mercado interno, a logística tende a acompanhar essa expansão, oferecer suporte e auxiliar o sucesso adquirido.
Para essa mercadoria chegar a seu destino estipulado é essencial os modais de transporte que desde muito tempo vem sendo utilizado para ser entregue no tempo determinado.
Mesmo com o avanço da tecnologia o uso dos modais é fundamental, pois as empresas buscam na logística de transporte aumentar o lucro e diminuir o tempo, ganhando assim algum crédito diante do cliente, surgindo seus benefícios e aumentando suas concorrências.
É de mera importância observar e fazer a escolha certa, a empresa deve analisar a necessidade dos clientes, as características dos produtos, organização e estrutura da empresa, intervenções governamentais e a disponibilidade dos transportes e instalações, podendo atingir os diversos mercados de forma rápida, segura, com custo reduzido e expandindo seu nível de serviço a ser desenvolvido especialmente para o cliente.
Observamos os percentuais de ocupação de transportes considerados na matriz de transportes no Brasil definindo os percentuais de utilização dos principais modais:
Rodoviário – 60,49%
Ferroviário – 20,86%
Marítimo – 13,86%
Dutoviário – 4,46%
Aeroviário – 0,33%
Fonte: AET – 2001/GEIPOT.
Rodoviário:
Nesse modal são utilizados veículos como caminhões e carretas e é considerado o meio de condução mais importante no Brasil, é destinado á produtos acabados ou semiacabados em trajetos de curta distancia. Sua maior vantagem é a flexibilidade podendo percorrer por todo o país e tem como desvantagem seu frete com alto custo.
Ferroviário:
É o segundo mais utilizado, pois transporta uma grande quantidade de peso por longa distancia e por ter menos custo com o frete, sendo adequado para a condução de mercadorias agrícolas, minério de ferro, produtos siderúrgicos, fertilizantes entre outros. Sua maior desvantagem é a falta de flexibilidade em seu trajeto e necessidade de maior transporto.
Marítimo:
Como no modal ferroviário, o marítimo também é útil para o transporte de cargas pesadas em grandes distancias, porém em menor tempo. Sua vantagem é o menor investimento na manutenção e ocasiona também baixo impacto ambiental, ou seja, não prejudica tanto a natureza.
Dutoviário:
Os dutos são tubulações desenvolvidas especialmente para transportar petróleo e seus derivados, como gás, álcool e produtos químicos por distancias especialmente longas. Esses dutos podem ser divididos em: oleodutos, minerodutos, gasodutos.
Aeroviário:
O transporte aéreo é a utilização de aviões ou helicópteros para o movimento de pessoas ou o transporte de mercadorias de alto valor, pequenos volumes e encomendas urgentes, ou seja, rápido e fácil, e modal menos utilizado no Brasil. É o transporte que mais contribui para a redução do tempo. As industrias estão se instalando cada vez mais, mas próximo dos aeroportos internacionais devido a maior parte do trafego de alta tecnologia ser feita por via aérea. Não oferecendo qualquer tipo de risco à aeronave, passageiros, aos operadores, e quaisquer outros envolvidos, é possível transportar qualquer tipo de carga.
Vantagens
• Ideal para o transporte de mercadorias com urgência na entrega;
• O documento de transporte é obtido com mais rapidez;
• Os aeroportos, geralmente estão mais próximos dos centros de produção, industrial ou agrícola;
• Os fretes internos, para colocação de mercadorias nos aeroportos, são menos e o tempo mais curto;
• Redução dos custos de capital de giro pelo embarque contínuo;
• Possibilidade de utilização das mercadorias mais rapidamente em relação à produção, principalmente em se tratando de produtos perecíveis, de validade mais curta, de moda, etc.
Desvantagens
• Poluição da atmosfera, devido á emissão de dióxido de carbono e também a poluição sonora nos locais próximos ao aeroporto;
• Elevados investimentos em manutenção e infraestrutura, precisam de um forte espaço para construção de aeroportos, pistas e aterragem etc;
• Custo alto, elevado preço das deslocações, grande consumo de combustível;
• Trafego elevado podendo provocar congestionamento de algumas áreas, gerando problemas de segurança;
• Perda de tempo no embarque e desembarque e a localização dos aeroportos (distancia á cidade);
• Impossibilidade de transporte de carga a granel, como por exemplo, minérios, petróleo, grãos e químicos;
• Capacidade de carga bem
...