TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tratamento Da Informação

Artigos Científicos: Tratamento Da Informação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  3.073 Palavras (13 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 13

Universidade Anhanguera - Uniderp

Centro de Educação a Distância

Polo – Tucuruí – PA

Tratamento da Informação e Indicadores Sociais

Serviço social

Turma: N60

Tucuruí-PA

Apresentação

Na sociedade moderna todos os cidadãos devem ter conhecimento de políticas públicas, e se possível participar dando sua opinião e propondo melhorias.

Neste trabalho abordaremos o assunto de forma a esclarecer as funções do poder público tais como: Os políticos, os burocratas, os agentes internacionais, a mídia entre outros.

Citaremos duas políticas públicas implantadas na cidade de Tucuruí e os efeitos que elas provocam na vida dos beneficiados por elas.

Abordaremos alguns dados do IBGE – censo 2010 relacionando a população brasileira. São dados relativos que abordam a situação encontrada e os dados percentuais que eles representam, são dados relacionados a crianças e adolescentes, educação e trabalho, indicadores sociais mínimos, mortalidade infantil, mercado de trabalho, mobilidade social e população jovem.

Apresentaremos um tema do nosso município (Tucuruí) a qual será feito uma amostragem de dados a partir censo 2010.

Relacionaremos os principais indicadores sociais e suas abrangências e por fim faremos uma relação entre indicadores sociais e políticas públicas.

Políticas Públicas

A principal característica da sociedade moderna é a diferenciação social, além das particularidades físicas, emocionais, social e sexual de cada indivíduo as pessoas também possuem ideias, valores e interesses que mudam no decorrer de suas vidas; isso faz com que na sociedade haja conflito de interesses e as pessoas manifestem sua opinião. Na tentativa de manter esses conflitos dentro de limites administráveis é comum usar-se a política.

A política é definida por Schmitter “como a resolução pacífica de conflitos.” Delimitando esse conceito pode-se estabelecer que a política consiste no conjunto de procedimentos formais e informais que expressam relação de poder e que se destinam a resolução pacífica dos conflitos públicos.

As políticas públicas resultam de atividades políticas e englobam as decisões e as ações políticas que envolvem valores. Daí a necessidade de diferenciar política pública e decisão política.

Política pública são várias decisões que envolvem diversas ações estrategicamente selecionadas para implementar as decisões tomadas.

Decisão política é uma escolha entre várias alternativas selecionadas de acordo com sua especificidade, preferência e interesse dos envolvidos.

Embora toda política pública seja uma decisão política, nem toda decisão política constitui uma política pública.

Na estrutura política é comum a citação de três tipos de demandas: as novas, as reprimidas e as recorrentes.

As novas demandas aparecem com o surgimento de atores políticos iniciantes, ou o de novos problemas. Entre os novos atores estão aqueles que, apesar de já existirem não estavam organizados, como é o caso dos novos atores evangélicos, e a gripe suína que foi introduzida no Brasil nos últimos anos.

As demandas reprimidas são problemáticas que já existiam mais não despertavam muito interesse.

Há ainda a “sobrecarga de demanda” que é o acúmulo de demandas não solucionadas, crise que ameaça a estabilidade do sistema podendo provocar uma ruptura institucional.

E por fim as demandas decorrentes são problemas mal resolvidos ou sem solução nenhuma, e é comum estar relacionada a agenda governamental, como exemplo Maria da Graça Rua cita a reforma agrária que foi constituída lei, mais nunca foi encontrado soluções que realmente resolvesse o problema que atinge muitos produtores rurais principalmente os de poucos recursos.

As políticas públicas são oriundas de ações propostas e/ou aceitas por representes do poder público que são soberanos nas tomadas de decisão.

A política pública não é necessariamente estatal, ou seja, a política deve ser do interesse de todos e não somente do estado.

Os políticos são escolhidos por meio de eleições. Os eleitores vão às urnas para decidir seus representantes, são eles: parlamentares, governadores, prefeitos e membros eleitos do executivo federal.

Os burocratas ocupam cargos que requerem conhecimentos especializados nos variados setores públicos, controlam recursos de autoridades e informações.

A política também recebe influencia de instituições privadas, onde dois grupos se destacam os empresários que são de grande importância para a economia do país gerando emprego e renda e participam direta ou indiretamente das políticas públicas; os trabalhadores também são muito influentes e estão muito ligados a sindicatos, no caso dos servidores públicos organizados possuem força suficiente para parar o país, isso pode ser observado nas greves que ocorrendo recentemente, devido as paralizações as mercadorias estão paradas nos portos e os materiais da saúde, por exemplo, não são liberados.

A mídia participa da política como formadora de opinião, através de rádio, tv, internet e etc.

Os agentes internacionais também são bem influentes no país como é o caso do FMI (fundo monetário internacional) que empresta dinheiro sob a condição de participação na economia.

Segundo Maria das graças o “estado das coisas” se manifesta quando uma situação que causa incômodo em um grupo de pessoas e não recebe atenção, somente a partir do momento que esse “estado das coisas” recebe atenção das autoridades passa a ter prioridade na agenda governamental.

De certo falar de política é muito complicado, pois a relação que se tem com a sociedade constitui política, quando falamos sobre nossas opiniões estamos debatendo, o poder que pessoas possuem sobre outras, a pressão que é investida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com