Tratamento Térmico de Materiais
Por: cleidivan • 27/10/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 1.591 Palavras (7 Páginas) • 322 Visualizações
Centro de Desenvolvimento Técnico Ltda
Cleidivan Salomão, Felipe Gabriel e Samuel Lopes
Tratamentos Térmicos
Serra
2015
Cleidivan Salomão, Felipe Gabriel e Samuel Lopes
Tratamento Térmico
Carlos Alberto dos Santos
Serra
2015
Resumo
Pois bem nesta pesquisa, queremos mostrar a importância dos aços e de sua impregnação no setor industrial, principalmente quando usamos um tratamento térmico ou termoquímico num tipo de peça ou equipamento com objetivo de enriquecer e melhorar as características e propriedades físicas e químicas de certo aço com o intuito de atender as exigências das empresas. Neste trabalho conseguimos compreender como um simples tipo de tratamento térmico ou termoquímico pode alterar rigorosamente as características dos aços, principalmente quando o profissional tem o pleno conhecimento dos materiais que o mesmo manuseia.Concluímos também que especificamente o tratamento térmico influencia no fator custo x beneficio na área industrial pelo simples fato do ‘aproveitamento’ de diversas peças e equipamentos em geral para satisfatoriamente atender e facilitar as nossas tarefas do cotidiano.
Sumário
Introdução............................................................................................5
Desenvolvimento..................................................................................6,7
Aplicações do aço................................................................................7
Conclusão............................................................................................7
Referências Bibliográficas....................................................................8
5
Introdução
Neste trabalho vamos relatar como um tratamento térmico muda completamente a estrutura de certo material, nós vamos mostrar como o Recozimento Total ou Pleno pode mudar consideravelmente a estrutura física do material, contudo, mostraremos o passo a passo deste tipo de tratamento e também onde podemos aplicar o mesmo.
Decidimos escolher este tipo de Tratamento por ser um dos mais utilizados no setor industrial e também pelo simples fato de depois do processo ser realizado, ter-se um resultado satisfatoriamente bom para atender os requisitos onde o material será utilizado. Escolhemos este processo pela carência de conhecimento deste tipo de Tratamento com isso conseguimos entender como o mesmo funciona, conseqüentemente tivemos que consultar o Diagrama F&C para ter mais clareza, ou seja, enriquecemos os nossos conhecimentos e com isso a pesquisa foi extremamente beneficente para o grupo.
6
Recozimento Pleno ou Total
Vamos analisar a influência do tratamento térmico de Recozimento Pleno aplicado ao aço SAE 1045. O recozimento pleno consiste no aquecimento do aço a uma temperatura superior à zona crítica (quando este aquecimento é feito a uma temperatura situada dentro da zona crítica, é denominado recozimento intercrítico) seguido por um resfriamento lento. A finalidade deste tratamento é restaurar as propriedades alteradas por um tratamento mecânico ou térmico anterior, ou refinar as estruturas do material(aço), quando o aço é aquecido a uma temperatura superior à temperatura crítica (Ac1), começa a ocorrer a nucleação, e posteriormente o crescimento, de grãos de austenita, modificando a microestrutura anterior do material, qualquer que esta seja.
Posteriormente, durante o resfriamento lento a austenita se decompõe numa mistura de ferrita e cementita (perlita) inteiramente nova, isenta de deformação ou qualquer outro resultado de tratamentos mecânicos ou térmicos anteriores,o aquecimento deve ser uniforme e a temperatura de tratamento deve ser homogênea, para evitar distorções e até cisalhamentos.
A temperatura de recozimento: varia em função da composição química: 20 a 50 ºC acima de Ac3 (limite superior da zona crítica) para aços hipoeutetóides. Para aços hipereutetóides: entre Ac1 e Acm para evitar formação de cementita pro-eutetóide fragilizante nos contornos.
...