Tuberculose Primaria
Por: leticiastefany • 26/3/2016 • Trabalho acadêmico • 579 Palavras (3 Páginas) • 248 Visualizações
Tuberculose Pulmonar Primária Manifestações Clínicas
Havia uma crença de que a tuberculose pulmonar primária ocorresse predominantemente em crianças, já que existe uma grande prevalência nas regiões em que o risco de infecção é alto. Entretanto, a partir da primeira metade do século XX, com a redução na incidência de tuberculose em muitas regiões e com o resultante aumento no número de indivíduos não sensibilizados, forma primária da doença parece ter-se tornado mais comum em adultos do que antigamente . Com base em dados derivados de estudos moleculares, parece que 30 a 40% dos casos de tuberculose verificados em algumas populações são recém-adquiridos.
O foco inicial da doença parenquimatosa na tuberculose primária é denominado foco ou nódulo de Ghon. Ele aumenta á medida que a doença progride ou, então, regride e cicatriza, o que é mais comum. Nesta última eventualidade, os fibroblastos na periferia dos focos/nódulos necróticos proliferam e formam colágeno. Embora esse processo algumas vezes resulte na transformação de toda uma área em densa cicatriz fibrosa, o material necrótico central em geral persiste e se isola do parênquima pulmonar circundante por intermédio de uma cápsula fibrosa bem desenvolvida. Nesse estágio, é comum ocorrer a calcificação distrófica do material necrótico. Em geral é suficientemente grande, tornando-se visível na radiografia. Embora a doença esteja inativa, microrganismos viáveis podem permanecer dentro das áreas necróticas encapsuladas, servindo como um foco de reativação em ocasiões futuras.
Na fase inicial da infecção , é comum a disseminação dos microrganismo para os linfonodos regionais via canais linfáticos, resultando em inflamação granulomatosa dos vasos linfáticos, resultando em inflamação granulomatosa dos vasos linfáticos e dos próprios linfonodos. A combinação de um nódulo de Ghon e de linfonodos infectados é conhecida como complexo de Ranke. O curso da doença nos linfonodos é similar ao verificado no parênquima, consistindo inicialmente em inflamação granulomatosa e necrose, seguida por fibrose e calcificação; contudo, o grau da reação inflamatório é maior nos linfonodos do que no parênquima, tornando esse local de infecção mais óbvio em termos radiológicos.
A maioria das crianças com tuberculose primária é assintiomática. Comparativamente , 82% dos 103 adultos com doença primária (avalidos em um trabalho de revisão ) mostraram-se sintomáticos; os sintomas consistiam em febre em 40% dos pacientes , tosse em 37%, perda de peso em 24% e hemoptise em 8%. As outras manifestações relatadas foram sudorese, dor torácica e letargia.
Manifestações Radiológicas
Como já dito, a maioria dos indivíduos infectados por M. tuberculosis não exibe alterações radiológocas. Quando a infecção resulta em doença torácica primária, geralmente compromete uma ou mais destas quatro estrutura: (1) o parênquima pulmonar, (2) os linfonodos mediastinais e hilares, (3) a árvore traqueobrônquica e (4) a pleura (Quadro 5.4).
Comprometimento Parenquimatoso
O maior trabalho sobre manifestações radiológicas da tuberculose primária em crianças baseia-se em uma revisão de 252 casos, dos quais 191 tinham radiografias do tórax disponíveis .
A consolidação alveolar foi identificada em aproximadamente 70% dos casos; afetou o pulmão direito mais frequentemente que o esquerdo; foi bilateral em 15% dos casos e não mostrou particular. Um estudo prévio baseado em um número menor de casos mostrou uma discreta predominância pelos lobos superiores.
...