Tunover X Motivação
Exames: Tunover X Motivação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rcnunas • 21/9/2014 • 1.513 Palavras (7 Páginas) • 202 Visualizações
Introdução
Para começarmos, adentremos em um tema muito relevante ao mercado atual de trabalho, falaremos sobre o turnover seguido de falta de motivação e incompetência de líderes como gestores.
Abordaremos o tema seguindo de exemplo a empresa Mondial Assistance Brasil, fundada no ano de 1996, situada na cidade de São Bernardo do Campo - SP, que há cerca de dois anos vem sofrendo com os problemas citados anteriormente.
O objetivo desse trabalho é mostrar a importância da capacitação da liderança e a importância de manter seus funcionários motivados. Um bom líder deve compartilhar, discutir, colaborar, ajudar, ouvir, reconhecer, envolver, recompensar e desenvolver. Os colaboradores precisam perceber e sentir a motivação e o apoio efetivo dos responsáveis.
Como solução para os problemas, montaremos treinamentos técnicos e comportamentais de liderança para a gestão, e faremos campanhas motivacionais para os analistas.
Resumo
O Turnover da empresa Mondial vem aumentando e com isso causando sérios impactos na entrega do serviço (cliente final). Pois ao contratar novos funcionários para suprir desligamentos, faz com que perdemos qualidade, pois se leva tempo para a fase de adaptação do mesmo. Olhando para este problema, procuramos sua causa raiz. Conversamos com alguns ex-funcionários, que alegam ter saído por incompetência da liderança e falta de motivação. Com o objetivo de suprir as necessidades apresentadas, organizamos treinamentos para a liderança/gestão a fim de formar profissionais capazes de transformar seu grupo em uma equipe de alta performance. E para motivação trabalhamos com campanhas motivacionais, ligadas diretamente ao analista e a sua função, na qual o analista obtendo bons resultados será recompensado. O que indica uma gestão mais competente e focada em manter seu funcionário motivado para lhe trazer bons resultados, afinal o trabalho de um líder muitas vezes é visto como exemplo por seus colaboradores e o reconhecimento dos seus funcionários podem trazer resultados excelentes para a companhia.
Cultura Organizacional
A Mondial Assistance foi fundada na França em 1974 e chegou ao Brasil em 1996, empresa líder mundial em Assistência 24h e presta serviços em mais de 170 países com o objetivo de ajudar pessoas no ramo de assistência 24h.
Apenas no Brasil a empresa conta com a ajuda de 14.000 prestadores de serviço e mais de 2.000 funcionários. Atendem 5 linhas de negócios, possui mais de 40 produtos disponíveis e tem mais de 100 clientes ativos (empresas que contratam a prestação de serviço). Suas linhas de negócios variam entre:
Vida:
Assistência Funeral
Recolocação Profissional
Agente Facilitador
Assistência a Filhos
Assistência Escolar
Pet Assistance
Cesta Básica
Auto:
Assistência Automóvel
Assistência Motocicleta
Assistência Caminhão
Carro Reserva
Bens:
Assistência Residência
Assistência Condomínio
Assistência Empresa
Viagem:
Proteção a Viagens
Saúde:
Assistência Natalidade
Apoio Emocional
Segunda Opinião Médica Nacional
Assistência Personal Fitness
Assistência Nutricional
Desconto em Medicamentos
Aconselhamento Médico Telefônico
Programa Doutor Cuidado
Alguns de seus clientes:
Allianz.
Marítima.
Liberty Seguros.
Zurich.
Yasuda.
A Mondial Assistance é a primeira empresa no ramo de Assistência 24h a conseguir a certificação ISSO 9001.
Aqui no Brasil se dividem em cinco prédios, quatro ficam no Centro de São Bernardo e um no centro de São Paulo, seu prédio principal fica localizado na Rua. Tomé de Souza, 15 –Centro – SBC.
A empresa tem como missão, ajudar pessoas a qualquer hora e em qualquer lugar.
Visão: Ser A referência no mercado conhecida por sua qualidade e inovação.
Valores: Atencioso, Pró – Ativo, Interligado, Profissional e Confiança.
Problemas internos
Há cerca de dois anos a empresa vem sofrendo com o problema de turnover muito alto. Analistas novos que entram na empresa passam pelo período de adaptação (3 meses) e logo em seguida querem seus desligamentos, e também analistas com um pouco mais de “tempo de casa”.
Conforme o gráfico abaixo teve um índice altíssimo de desligamentos durante a alta temporada (novembro a fevereiro) de 2012.
Gráfico Comparativo de Absenteísmo (quantidade) de 2011/2012.
Devido ao alto índice de desligamentos, os números de contratações começaram a subir, com isso aumentou também a quantidade de reclamações. Pois quando um analista tem a pretensão de sair da empresa, é fato que ele não irá fazer seu trabalho 100% corretamente. E quando contratamos outro analista, temos o período de adaptação que consequentemente nos trará falhas devido ao processo de aprendizagem.
Abaixo o gráfico com a quantidade de reclamações de setembro -2011 a março 2012.
Olhando
...