TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Turismo De Lazer

Dissertações: Turismo De Lazer. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  1.197 Palavras (5 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 5

HISTÓRICO DO LAZER

A palavra lazer provém do verbo francês "loisir", que tem origem por sua vez, na forma infinitiva latina de "licere", que significa o permitido. O francês "loisir" dá origem à expressão inglesa "leisure", que se utiliza tecnicamente para significar tempo livre.

Ao analisarmos o sentido etimológico do lazer, podemos encontrar três significados: idéia de permissão para atuar (o lazer seria um conjunto de atividades nas quais predomina a ausência de restrições, de censuras, de proibições, de repressão), ausência de impedimentos relacionados ao tempo (o lazer seria, antes de tudo, um tempo livre, sem restrições, sem ataduras, sem compromissos) e qualidade de ordem subjetiva (o lazer seria constituído por uma série de atividades livremente escolhidas, atividades autônomas e agradáveis, benéficas física e psicologicamente)

O lazer existe em função da sociedade pós-industrial, servindo de válvula de escape para o cidadão urbano.

PROFISSIONAIS DO LAZER

Chamamos de liderança recreacional ao conjunto de profissionais que se empenham na realização de programas na área de lazer. Em alguns países a profissão de recreador já é valorizada e regularizada. No Brasil, as profissões ligadas à educação física, aos esportes e à recreação e lazer foram recentemente regulamentadas - Lei 9696/98. Senso assim, só poderá exercer a função profissional habilitado. Tão importante como a regularização profissional devem ser também as condições de formação dessa liderança que deverá levar a bom termo os programas recreacionais.

Unidades de recreação não resistirão muito tempo nem atingirão seus objetivos se não houver pessoas responsáveis pelo bom andamento dos programas proporcionados e pela subsistência do material. A função primordial da liderança na recreação é de direção e supervisão dos programas. Estes são variados e complexos, e as preferências dos vários tipos de grupo e de indivíduos requerem muita habilidade de realização que deve ser observada e considerada de suma importância.

No estudo da liderança recreacional deve ser considerado o fato de o autor Parker (1978) ter feito a observação de que "a recreação é um sistema de controle social e, como todos os sistemas de controle social é até certo ponto manipulável, coercitivo e doutrinador. O lazer não é nada disso", e declarado que a recreação, renovando o ego e preparando para o trabalho, tem levado os críticos a comparar desfavoravelmente a recreação e o lazer.

Analisando essa posição deve-se primeiro ter em mente que o lazer, no estudo de Parker, é um termo freqüentemente utilizado para designar algo semelhante à recreação, tanto que o autor assim se expressa: “a recreação sempre indica algum tipo de atividade e como o lazer e o jogo não possui forma única". Com tal posicionamento, recreação, lazer e jogo se caracterizam como atividade.

ATIVIDADES DE LAZER

• Lazeres físicos - aqueles que exigem esforço e exercício corporal;

• Lazeres práticos - são os que exigem uma habilidade manual e especial para serem exercidos;

• Lazeres intelectuais - estes têm a ver com o cultivo do intelecto e da cultura;

• Lazeres artísticos - que têm a ver com a prática específica de uma arte;

• Lazeres sociais - são os relacionados com atividades de diversão, descanso e desenvolvimento, praticadas de uma forma coletiva.

FUNÇÕES DO LAZER

• Função educativa, caracterizada pelo interesse próprio dirigido para a ampliação dos horizontes mentais, busca de novas experiências e de novo conhecimento;

• Função de ensino, que tem como objetivo a assimilação ou aprendizagem das normas culturais, de ideais filosóficos ou políticos, das normas de convivência social ou de comportamentos;

• Função integrativa, caracteriza-se pelo objetivo de solidificar ou integrar os grupos, principalmente os familiares, de amizade-companhia, de interesses comuns;

• Função recreativa, que compreende as atividades relacionadas com o descanso psicológico e físico;

• Função cultural, refere-se à compreensão e assimilação dos valores culturais ou à criação de novos;

• Função compensadora, seriam as atuações que, de alguma forma, nivelam as insatisfações das outras áreas da vida.

EQUIPAMENTOS DE LAZER

Interesses que podem ter significados diferentes em função da forma como cada sujeito os vê e os utiliza. Podemos classificar os equipamentos de lazer segundo suas características físicas, seus oferecimentos e sua demanda. Adotando sua nomenclatura e classificação, Stucchi (1997) apresenta-nos a seguinte descrição:

Equipamentos específicos

A freqüência de determinado equipamento vai depender do local em que se situa e da demanda existente pela facilidade de acesso. As formas de existência dos equipamentos podem ser visualizados quanto à dimensão física do espaço e suas finalidades programáticas, como segue:

Equipamentos especializados

• Conceito: são equipamentos destinados a atender uma programação especializada, ou uma faixa de interesses culturais específicos. Como exemplo, a academia de ginástica;

• Programação: voltada para um segmento dos interesses socioculturais da clientela, estruturada sobre uma modalidade específica de animação. Exemplo: os parques aquáticos;

• Localização: em áreas urbanas, de grande concentração populacional;

• Público: delimitado pelo interesse e pela localização;

• Composição:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com