TÍTULO: SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL - SISTEMA SILVOPASTORIL
Ensaios: TÍTULO: SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL - SISTEMA SILVOPASTORIL. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: enizabete • 14/5/2014 • 987 Palavras (4 Páginas) • 510 Visualizações
TÍTULO: SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL – SISTEMA SILVOPASTORIL
LINHA DE PESQUISA: INTER-RELAÇÕES NOS SISTEMAS DE PRODUÇÃO ANIMAL E VEGETAL NO BIOMA AMAZÔNICO
1.INTRODUÇÃO
A sustentabilidade ambiental é a forma de suprir as necessidades da sociedade atual e, ao mesmo tempo, assegurar que a biodiversidade seja mantida para as gerações futuras, sem comprometer a capacidade de toda a humanidade.
De acordo com Fassio et al 2009, o sistema silvipastoril (SSP) tem grande importância para os animais submetidos a pastagens, pois, este sistema proporciona benefícios, pela ampla possibilidade de fornecimento de alimento e sombra, outros melhoramentos são observados dentre eles, a conservação, a manutenção da fertilidade e a produtividade do solo.
Uma das formas de minimizar os impactos ambientais em Rondônia, um dos grandes produtores de gado do país, é por meio do emprego do sistema silvipastoril, que é a integração e interação dos componentes pecuário e florestal, os quais são de vital importância para o desenvolvimento sustentável.
2.JUSTIFICATIVA
A criação de animais com árvores dispersas na pastagem, árvores em divisas e em barreiras de quebra-ventos, podem reduzir a erosão, melhorar a conservação da água, reduzir a necessidade de fertilizantes minerais, capturar e fixar carbono, diversificar a produção, aumentar a renda e a biodiversidade, melhorar o conforto dos animais.
Para Silva, 2004, os SSPs “são sistemas multifuncionais, onde existe a possibilidade de intensificar a produção pelo manejo integrado dos recursos naturais evitando sua degradação, além de recuperar sua capacidade produtiva”, proporcionando ampla potencialidade, esta é uma excelente alternativa de renda, com prática ambientalmente adequada para os produtores rurais e para a sociedade, vale salientar, que o gado sofre estresse térmico devido ao calor excessivo que ocorre na região desmatada, demorando mais tempo para ganhar peso e apresentando alterações fisiológicas graves.
3.OBJETIVOS
3.1Objetivo Geral
O presente trabalho tem por objetivo a implantação do Sistema Silvipastoril (SSP) em uma determinada área no Estado de Rondônia, que será determinada no decorrer do desenvolvimento das atividades.
3.2 Objetivos Específicos:
Esse processo proporcionará:
• Minimizar o impacto ambiental, homem, animal e desmatamento,
• O reflorestamento consorciado com a pecuária através do sistema silvipastoril.
• O sombreamento para a pecuária (criação de animais) com o objetivo de produtividade e a sustentabilidade;
• As possibilidades do plantio intencional de árvores nas pastagens usando o sombreamento e a recuperação florestal;
• O reflorestamento como fonte de rendimento econômico e sua utilização com finalidade conservacionista e;
• Conservação do solo, dos recursos hídricos e a produção de oxigênio.
4.REFERENCIAL TEÓRICO-CONCEITUAL BÁSICO
Para Valentini e Castro 2010, o estabelecimento de sistemas silvipastoris pode ser uma alternativa fundamental na promoção da sustentabilidade da produção animal a pasto, contribuindo para conservação do solo e melhoria da sua fertilidade, maior valor nutritivo do pasto, conforto térmico para os animais e maior resgate de C atmosférico, outro fator de suma relevância, é a receita extra procedente da comercialização do produto florestal, que beneficia o produtor familiar.
Diante desse contexto, se acredita que o presente trabalho servirá para esclarecer que pode ser feita a criação de gado e a plantação de árvores para industrialização, a partir do momento que houver o aumento de sombra e produção de oxigênio a área será mais valorizada, haverá também um aumento de peso do gado e da produção de leite, sendo assim terá uma melhora para todos, afinal, a humanidade precisa de um clima melhor e mais oxigênio.
5.MATERIAL
A metodologia objetiva evidenciar os caminhos e os meios para se chegar ao resultado final da pesquisa, assim sendo, o presente trabalho será desenvolvido utilizando-se a pesquisa bibliográfica e in loco para evidenciar as mudanças ambientais e comerciais ocorridas no tocante à produção de oxigênio, de leite e de carne bovina.
A coleta de informações permitirá estudar e informar sobre a situação atual do gado e a qualidade do ar na área a ser desenvolvido o projeto.
...