TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TÓPICOS ESPECIAIS EM ENGENHARIA CIVIL II

Por:   •  5/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  929 Palavras (4 Páginas)  •  567 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Gabriella Alves Pereira Dias

Jean Carlos Barone Barroso

TÓPICOS ESPECIAIS EM ENGENHARIA CIVIL II

ITUMBIARA

2017

  1. Introdução

Atualmente a construção civil tem demonstrado grande evolução tanto na parte de materiais quanto trabalhabilidade dos mesmos, ou seja, uma busca de melhorar a composição dos materiais e a forma de aplicação. Sendo assim foram criados blocos estruturais que tem função de vedação e de dissipar as cargas solicitantes, suportando o peso de uma laje, por exemplo.

Eles possibilitam uma aceleração no andamento da obra, outra vantagem é colocação das tubulações elétricas e hidráulicas no decorrer do levantamento da parede. Uma desvantagem, se considerada desvantagem, é o planejamento total da obra, ou seja, todas as paredes já devem estar posicionadas com as respectivas necessidades (instalações elétricas ou hidráulicas), evitando quebra do elemento e consequentemente o acumulo de entulho. Este trabalho tem como por objetivo demonstrar a definição, tipos, aplicação e vantagens de blocos estruturais, a fim de empregar o conceito apresentado no dimensionamento de ambientes. Este trabalho é direcionado à indivíduos interessados nos valores de mercado, ou seja, será disponibilizado a quem necessitar se instruir ou comparar valores e aplicações dos mesmos.

  1. Desenvolvimento

Na construção civil existem tijolos de vedação e estrutural, tijolos estruturais (blocos estruturais) podem ser cerâmicos ou de concreto.

Tijolos cerâmicos são fabricados a partir da argila cozida com adição de silicatos hidratados de alumina e ilite caulim, a queima da mesma ocorre em torno de 1000 °C.

Tijolos de vedação são utilizados na execução de paredes, as quais suportam o peso próprio e cargas de ocupação, além de servirem como elementos de vedação entre vigas e pilares. Eles podem ser do tipo maciço ou furados. São regulamentados pela norma ABNT 15.270, que diz que eles devem ser fabricados por conformação plástica de matéria-prima argilosa, contendo ou não aditivos e queimado a elevadas temperaturas, além de necessitarem a gravação do fabricante em uma das faces.

[pic 2]

Tijolos maciços: tipo de bloco que não tem espaços no meio da peça e possuem forma retangular, auxiliam na resistência ao calor e também são esteticamente bonitos quando utilizados como revestimento de paredes ou em churrasqueiras e forno a lenha. Possuem dimensão de 5x9x20 cm.  Devido às suas dimensões a produtividade da mãe de obra é mais baixa.

Tijolos furados: comumente chamados de tijolos convencionais (vazados), apresentam em média 8 septos com dimensão de 6 mm na parede interna e 7mm na parede externa. Normalmente os tijolos são executados com os furos na horizontal, isso faz com que a resistência diminua. Auxiliam no isolamento acústico. Em média são gastos 25 peças por m² quando a parede é executada de forma vertical e 50 peças quando executada na horizontal.

Blocos estruturais possuem essa nomenclatura devido a capacidade de absorver esforços do projeto, além de efetuarem a vedação convencional. São caracterizados por gerar uma obra mais rápida e planejada, ou seja, permite a instalação elétrica e hidráulica no levantamento das paredes. Permitem com facilidade isolamento térmico e acústico, devido à descontinuidade do material. As dimensões mais comuns são 9x19x19 cm, usualmente chamados de 10x20x20 cm por conta da argamassa. Podem ser blocos cerâmicos ou de concreto:

Blocos cerâmicos: apresentam furos cilíndricos ou prismáticos na vertical, os quais possibilitam a passagem de instalações elétricas e hidráulicas, além da aplicação direta da textura, inviabilizando o uso de reboco. São regulamentados pela norma ABNT 15.270.

Eles podem ser classificados quanto a sua utilização e dimensão:

  • Blocos inteiros: dimensões de 9x19x19 cm;
  • Meios- blocos: dimensões de
  • Compensadores:  são fabricados de acordo com a necessidade do comprimento linear da parede.

Obs.: blocos inteiros, meios-blocos e compensadores são utilizados de forma planejada e alternada para atingir a medida da parede.

  • Bloco 45°: utilizado para mudar a direção da parede dando continuidade à mesma originando cantos sem amarração;
  • Bloco hidráulico: possui furos especiais para a passagem de tubulações de água e esgoto sem a necessidade de ruptura da peça;
  • Bloco elétrico: possui uma canaleta para a passagem de eletrodutos;
  • Canaleta U: utilizada em vergas e contravergas para sustentar portas e janelas;
  • Canaletas J: utilizadas na extensão de toda a parede como encaixe entre as paredes e a laje;
  • Blocos de amarração: utilizado para fazer amarração das paredes em 90°, ou seja, amarração em T.

[pic 3]

Blocos de concreto são blocos constituídos de cimento Portland, agregados e água, podendo haver uso de aditivos. Possuem as mesmas dimensões e utilizações dos blocos cerâmicos citados acima. Esse tipo de bloco deve obedecer a norma ABNT NBR 15961: 2011.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (362.4 Kb)   docx (147.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com