UM PAÍS DE VARIAS CORES E RAÇAS
Dissertações: UM PAÍS DE VARIAS CORES E RAÇAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: SthefaneSSG • 4/11/2014 • 1.211 Palavras (5 Páginas) • 266 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA
STHÉFANE SILVA SOUSA GOMES
UM PAÍS DE VARÍAS CORES E RAÇAS
IPATINGA
2013
STHÉFANE SILVA SOUSA GOMES
UM PAÍS DE VARIAS CORES E RAÇAS
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Sociologia da Educação, Psicologia da Educação, Processo Educativo no Contexto Histórico e Teoria Geral do Conhecimento.
Profs. Bernadete Strang, Fábio Luiz da Silva, Lilian Salete A. M. Lima e Marcia Bastos e Okçana Batini.
Tutora eletrônica: Pâmela Ribeiro Corrêa Dias.
Tutor(a) de sala:
Ipatinga
2013
INTRODUÇÃO
O homem contemporâneo é chamado a aprender não só a aceitar a diversidade, mas a utilizar essa diversidade para seu crescimento pessoal. A globalização nos coloca a todo instante diante das várias culturas e precisamos ver o diferente com olhos familiarizados sem ter a pretensão de imaginar que todos devam ser iguais, com valores semelhantes, gostos semelhantes ou que nossos costumes são melhores ou superiores.
Nesse trabalho abordarei a pluralidade brasileira, em função de várias misturas. O Brasil costuma ser considerado, aos olhos estrangeiros e, sobretudo pelos próprios brasileiros, como país dotado de invejável homogeneidade histórica, linguística e cultural.
A Pluralidade Brasileira
"É uma ilusão acreditar que podemos educar nossos filhos como queremos" sentencia Émile Durkheim (1858-1917) no seu livro Educação e Sociologia. Existem certas regras, certos costumes, que devem ser obrigatoriamente transmitidos no processo educacional, gostemos deles ou não. Segundo Durkheim; os fatos históricos têm grande influência na formação do indivíduo, podendo este mudar seus hábitos no decorrer do tempo, de acordo com o ambiente externo. Este pensamento se confirma no Brasil.
Diversidade Histórica:
O Brasil é um país cuja principal marca cultural é a mistura. Desde o começo de sua história, o país foi marcado pela presença de diferentes povos e culturas, fazendo com que sua formação tivesse grande diversidade e mistura. Aqui viviam povos indígenas, em tribos, com uma cultura guerreira, muito ligada à natureza; em 1500 chegaram os colonizadores portugueses, que trouxeram para cá a cultura europeia, com uma forte influência moura. O uso do negro africano como escravo na colônia, trouxe ainda novas crenças, falas e costumes, que as poucos foram se misturando e integrando a cultura local.
Posteriormente, com o fim da escravidão, diversos outros povos ainda vieram para o país, como italianos, japoneses e alemães, cada um acrescentando ao Brasil um novo detalhe cultural.
Com toda essa miscigenação de povos e culturas, não é de se estranhar que o Brasil tenha na sua língua, costumes, religião e manifestações culturais traços únicos, que podem se assemelhar a outras culturas do
mundo, mas que sempre tem seus detalhes particulares.
Diversidade Linguística:
A língua de um povo constitui-se como um dos seus bens mais preciosos. É na língua que se apresentam refletidas as representações e construções de uma sociedade. É pela língua que se dão as relações de poder e dominação, os consensos, as discórdias, as transmissões culturais. Assim como é pela língua que o sujeito constrói seu lugar na sociedade, também é através dela que é excluído.
Falar em diversidade Linguística é falar da riqueza cultural que representa o nosso povo e entre o seu tesouro mais precioso, que se diferencia muito a ponto de podermos dizer que possuímos genuinamente uma Língua Brasileira com dialetos regionais, sotaques, escrita, vocabulário próprio. Em cada estado há uma maneira de se expressar o calor humano e brasileiro de ser. Sabemos perfeitamente que a língua oficial do Brasil é a língua portuguesa, no entanto, é evidente que tais diferenças devem ser reconhecidas e respeitadas.
Hoje em dia, o português brasileiro é muito diferente do de Portugal e possui diversas alterações regionais, como o caipira (das regiões interioranas), o carioca (do Rio de Janeiro), o mineiro (de Minas Gerais), o gaúcho (do Rio Grande do Sul) e outros.
O interesse em conhecer a diversidade linguística brasileira reside no fato de que estas diferenças expressam uma diversidade cultural entre os diferentes povos que aqui vivem, bem como oferecem um critério para organização e compreensão dos mesmos. Ao dizer que um povo é Tupi, alguém com conhecimentos a este respeito saberá que se está tratando de um conjunto de povos, com uma provável origem no estado de Rondônia, e que têm em comum uma extrema religiosidade, são hábeis agricultores, bons ceramistas e, eventualmente, tecelões.
Diversidade Cultural: O povo brasileiro é o país mais diversificado do mundo, devido à miscigenação que
...