UMA ESCOLA DE GOVERNO: DESENVOLVIMENTISMO E A FORMAÇÃO DE TECNICOS E A FORMAÇÃO DE TECNICOS E DIRIGENTES.
Por: Leina Gois Pina • 20/4/2017 • Trabalho acadêmico • 436 Palavras (2 Páginas) • 197 Visualizações
AD1: RESUMO
ISEB, UMA ESCOLA DE GOVERNO: DESENVOLVIMENTISMO E A FORMAÇÃO DE TECNICOS E A FORMAÇÃO DE TECNICOS E DIRIGENTES.
O artigo mostra a importância do Iseb enquanto escola de governo, na iniciação aos estudos e pesquisa em Administração no país e na formação e aperfeiçoamento do quadro de técnicos e dirigentes dos setores público e privado.
Para isso faz uma abordagem sobre o conceito de desenvolvimento da área da História do Pensamento Econômico Brasileiro apontando a Guerra Fria e a influencia dos Estados Unidos como marcos importantes na historia da educação em administração quando foi firmado convenio no qual para a criação e ampliação das escolas de governo, na ocasião, as instituições entraram em um processo de americanização apesar da resistência o que garantiu a formação de um pensamento ideológico próprio.
A abordagem metodológica é baseada em analise de documentos produzidos pelo próprio Iseb além de pesquisas sobre as instituições.
A analise de dados faz uma abordagem sobre a origem do Instituto que se deu a partir da iniciativa de estudantes que se reunião para discutir questões econômicas, sociais, politicas e culturais surgindo daí o “Grupo Itatiaia” que deu origem ao Ibesp. Este publicou cinco volumes dos Cadernos Nosso Tempo, surgindo às primeiras produções e emergindo o pensamento em Administração no brasileiro. “A importância do Ibesp e dos cadernos é que eles contêm, no nascedouro, toda a ideologia do nacionalismo, que ganhariam força cada vez maior nos anos subsequentes, e serviriam de ponto de partida para a constituição dp Iseb”(Schwartzman, 1981:3). O Ibesp também atual na formação do quadro de dirigentes dos setores público e privado e realizou diversas conferências.
Outro ponto analisado foi à criação do curso regular do Iseb e a formação de técnicos e dirigentes. Já em seu decreto de criação o Iseb trás como objetivo estimular a investigação das ciências sociais e a produção acadêmica com a finalidade de promover o desenvolvimento nacional. Assim o Iseb se destacou nas atividades de estudo, de produção, de formação pesquisa e divulgação sendo a principal missão a formação de dirigentes para atuar na administração pública. Além disso merece destaque também, a política editorial que permitiu a publicação de diversos livros.
Por fim, apresenta a contribuição do Iseb na educação em administração, sobretudo por que suas produções influenciaram as politicas públicas e consequentemente os cursos superiores em administração, e, apesar de ser uma escola de governo, atuou de forma autônoma influenciando a historia da educação em administração no Brasil.
Palavras chave:
Iseb, história do pensamento econômico brasileiro, técnicos e dirigentes.
Bibliografia:
WANDERLEY, Sergio. Iseb, uma escola de governo: desenvolvimentismo e a formação de técnicos e dirigentes. Rev. Adm. Pública. 2016, vol.50, n.6, pp.913-936. ISSN 0034-7612.
.
...