Um Pouco Mais Sobre O Amendoim
Artigo: Um Pouco Mais Sobre O Amendoim. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thiagorafa • 9/4/2014 • 473 Palavras (2 Páginas) • 396 Visualizações
AMENDOIM (Arachis hypogaea L.)
1. INTRODUÇÃO
O amendoim é cultivado em escala comercial há muitos anos; Sua produção teve importância expressiva no abastecimento interno de óleos vegetais comestíveis na década de 60, entretanto, com a queda da área cultivada ao longo dos anos, a maior parte da sua produção está sendo destinada às fábricas de doces e ao comércio de grãos. O cultivo do amendoim é atividade agrícola especialmente indicada para regiões de solos arenosos e de particular importância para a renovação de pastagens e reforma de canaviais. A exploração da cultura do amendoim proporciona rentabilidade satisfatória quando não há depressão nos preços pagos aos produtores, as condições de clima são normais e as recomendações técnicas são observadas.
2. CLIMA E SOLO
2.1 CLIMA
O amendoim é uma espécie vegetal de clima quente. As temperaturas mais favoráveis para o seu desenvolvimento e produção situam-se no intervalo de 25°C a pouco mais de 30°C. Temperaturas de 30°C, ou ligeiramente superiores, são as mais benéficas para a germinação das sementes e desenvolvimento inicial das plantas. Temperaturas de 24°C favorecem o florescimento. O coeficiente máximo de utilização das flores foi constadado em temperaturas diurna de 29°C e noturna de 23°C. Em temperatura elevada (35°C) foi registrado redução do coeficiente de utilização das flores e prejuízo para o florescimento. Períodos frios atrasam o desenvolvimento das plantas e a maturação dos frutos. Temperaturas inferiores a 21°C não são adequadas para a produção de amendoim. Grandes diferenças entre as temperaturas diúrnas e noturnas são desfavoráveis para o crescimento das plantas e para a precocidade do florescimento. Trabalho experimental demonstrou que não se forma nenhuma flor quando as diferenças entre as temperaturas do dia e da noite atingem 20°C. A cultura do amendoim, como outras culturas, depende do suprimento de água em todas as fases do seu ciclo para atingir altos rendimentos, porém, nas fases de florescimento intenso e de formação de grãos requer maior suprimento de água. As necessidades de água em cada ciclo de produção variam de 450 a 700 mm. Determinações realizadas com variedades de ciclo curto mostraram que 490 mm no Congo e 670 mm no Senegal atenderam as necessidades totais de água da cultura. O regime hídrico das regiões produtoras de amendoim do Estado de São Paulo atende, de modo geral, as necessidades de água da cultura da primeira época (setembro-janeiro). Na segunda época (fevereiro a junho), as precipitações mais abundantes não coincidem com períodos de maior necessidade de água, podendo por isso haver redução nos rendimentos. Na cultura do amendoim das águas (1ª época) é comum ocorrer excesso de chuva que dificulta a colheita e prejudica a qualidade do produto. Na cultura do amendoim da seca (2ª época) há risco de estiagem no período de formação dos grãos, com consequente perda de produção. Umidade contínua ou insuficiência térmica limitam cultivos comerciais de amendoim em algumas regiões do estado.
...