Unidade 2
Trabalho Universitário: Unidade 2. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jonnybigu • 20/8/2014 • 1.275 Palavras (6 Páginas) • 1.592 Visualizações
• Pergunta 1
0,2 em 0,2 pontos
De acordo com Lakatos e Marconi (1992) a formulação do problema é o primeiro passo da pesquisa científica e ele é diretamente associado ao tema a ser pesquisado. O problema “indica exatamente qual a dificuldade que se pretende resolver, passível de ser testado empiricamente (LAKATOS; MARCONI, 1992, p. 126).”
Referência: LAKATOS, E.M.; MARCONI, M.A. Metodologia científica. 2.ed. São Paulo: Atlas, 1992.
Sobre o problema de pesquisa é correto afirmar:
Resposta Selecionada: a.
a) Para formular o problema de pesquisa o pesquisador realiza leituras e/ou entrevistas exploratórias.
Resposta Correta: a.
a) Para formular o problema de pesquisa o pesquisador realiza leituras e/ou entrevistas exploratórias.
• Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos
Em uma pesquisa na qual o autor* analisa o comportamento de consumidores de alimentos orgânicos, na Introdução de seu trabalho, escreveu o texto abaixo no qual os parágrafos estão destacados.
I. “O consumidor, a cada dia dispõe de mais opções de alimentos, com uma oferta avassaladora promovida pela indústria alimentícia. São fórmulas de novos produtos, extensões de linha e de marcas de alimentos, uma infinidade que são lançados a todo o momento. Com relação à linha dos chamados alimentos alternativos, quanto aos orgânicos, verifica-se que já começam a estar presentes em alguns pontos de venda como os supermercados, feiras e lojas de produtos naturais. Nas feiras existem ainda os alimentos sem certificação, que são expostos e vendidos como orgânicos.
II. Num cenário de mercado tão competitivo como o alimentício, espera-se que os produtos orgânicos possam concorrer diretamente com outros produtos de linhas diferentes como ligth, diet, naturais e principalmente os tradicionais, que conta com toda uma estrutura de comercialização consolidada através das grandes indústrias do consumo. O esperado é que os orgânicos tenham um grau de qualidade na comercialização e posicionamento no mercado próximo ao dos seus concorrentes, sobretudo nas informações das embalagens e demais estratégias de comunicação.
III. Uma busca na literatura nota-se que ainda existe pouca informação sobre como se comporta o consumidor de alimentos orgânicos, quais são as suas preferências, qual o processo de decisão de compra, que atributos são mais valorizados. A literatura sobre comportamento do consumidor destaca os fatores que influenciam os consumidores para a compra, como aspectos culturais, sociais, pessoais e psicológicos, a reação dos consumidores após a compra.
IV. Estudos realizados no Brasil e no exterior, mostram que consumidores procuram por alimentos orgânicos para obter mais bem estar através da segurança que tais alimentos possibilitam.
V. A relevância da presente pesquisa é subsidiar políticas públicas orientadas para conservação do meio ambiente, numa perspectiva de desenvolvimento sustentável. Ao mesmo tempo, a pesquisa pode oferecer subsídios à iniciativa privada interessada em atuar o mercado de alimentos orgânicos, além do aprofundamento dos estudos acadêmicos por outros pesquisadores que queiram continuar a investigação.”
*CASEMIRO, Aroldo Dias. Alimentos orgânicos: estudo de fatores que interferem na decisão de compra do consumidor. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente) – Universidade Estadual de Santa Cruz. Ilhéus. 2007.
É correto afirmar que o parágrafo V do texto acima contém:
Resposta Selecionada: a.
A importância e contribuições da pesquisa.
Resposta Correta: a.
A importância e contribuições da pesquisa.
Feedback da resposta: O texto indicado no parágrafo 5 contém “A importância e contribuições da pesquisa” quando se define o porque da pesquisa e o que poderá ser feito com seus resultados.
• Pergunta 3
0,2 em 0,2 pontos
Leia o resumo da dissertação de mestrado sobre o processo de desenvolvimento do enoturismo no Vale dos Vinhedos e identifique o problema de pesquisa de Valduga (2007):
Este estudo teve como propósito investigar se o enoturismo e a criação de uma marca regional contribuíram para o fortalecimento endógeno do Vale dos Vinhedos. O estudo analisou três elementos: a) enoturismo; b) faturamento; e c) qualidade através da marca regional. O paradigma adotado foi de corte quali-quantitativo servindo-se de metodologia descritiva. A análise documental e entrevistas foram usadas como instrumentos para a coleta de informações. Os participantes do estudo foram os empresários e as entidades atuantes na promoção turística do Vale dos Vinhedos. Para a análise, foram estudados os aspectos socioeconômicos e culturais da vitivinicultura local, o processo de certificação e a conquista da Indicação de Procedência - IPVV, o enoturismo e a sua organização em torno das instituições. O Vale dos Vinhedos foi colonizado por imigrantes italianos a partir de 1876, que tornaram a vitivinicultura a principal atividade desenvolvida no território. Embora tenha sido identificada uma redução da participação da população do Vale no enoturismo local, os resultados apontaram que o processo de desenvolvimento do enoturismo se deu de forma semelhante a outras regiões que criaram suas marcas regionais. Ele foi resultado de especialização produtiva, da cultura existente e da capacidade de organização dos agentes locais. Segundo o discurso dos gestores públicos e privados, a certificação conquistada em 2002 não impactou de forma direta no enoturismo, pois já havia um reconhecimento da qualidade dos produtos pelo consumidor antes da conquista.
...