Unidade 2 Anhembi Morumbi RH
Trabalho Universitário: Unidade 2 Anhembi Morumbi RH. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: annelouca • 21/5/2014 • 1.030 Palavras (5 Páginas) • 588 Visualizações
Pergunta 1
Leia o texto à seguir: “Para sensibilizar o empreendedor sobre a importância da gestão do conhecimento, o Sebrae lança uma cartilha em parceria com o Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP) sobre o tema. Com exemplos práticos de gestão, o informativo mostra que o conhecimento é recurso chave para a competitividade de qualquer negócio. Esse tipo de gestão visa organizar de forma estratégica os conhecimentos, tanto dos colaboradores quanto externos, fundamentais para o sucesso do negócio. ‘Conhecimento é fundamental para a competitividade de qualquer negócio, independentemente do seu porte. Gestão do conhecimento é um processo de criação, captura, armazenamento, disseminação, uso e proteção do conhecimento importante para a empresa’, explica a analista técnica da Unidade de Capacitação Empresarial do Sebrae, Alessandra Cunha. (Cartilha destaca a importância da gestão do conhecimento – Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios – 11/10/2010). Em relação aos teóricos apresentados em nossas aulas, pode-se afirma que se refere a:
a.
Jean Baptiste Say.
b.
Francis Walker.
c.
Peter Drucker.
d.
Richard Cantillon.
e.
Alois Schumpeter.
0,2 pontos
Pergunta 2
A inovação baseada no conhecimento é a “superestrela” do espírito empreendedor. Ela ganha a publicidade. Ela ganha o dinheiro. Ela é o que as pessoas normalmente querem dizer quando falam sobre inovação. Naturalmente, nem toda inovação baseada em conhecimento é importante. Algumas são verdadeiramente triviais, mas dentre as inovações que fizeram história, as inovações baseadas em conhecimento se sobressaem bastante." Podemos dizer que as ideias apresentadas nesta pergunta referem-se a:
1
Francis Walker.
2
Alois Schumpeter.
3
Richard Cantillon.
4
Peter Drucker.
5
Jean Baptiste Say.
0,2 pontos
Pergunta 3
Leia o texto: "O empreendedorismo flui de alguns sentimentos humanos básicos: ter sucesso não apenas por dinheiro, mas também pelo sucesso em si - o senso de aventura, de vencer, de realizar um potencial e de fazer a mundo um lugar melhor. (...) pensou empresários não apenas como homens de negócios mas também como tipos de personalidades distintas que tiveram determinado tipo de perfil psicológico, dominado por seu alto grau de criatividade. Eles reconhecem que não podem descansar sobre os sucessos passados e que devem ser continuamente criativos ou vão ser ultrapassados por concorrentes que trabalham mais e são mais inovadores. (...) acreditava que quase todas as empresas acabariam por não inovar continuamente. Os fundadores do negócio ficariam mais velhos, enquanto os inovadores mais jovens começariam novas companhias e deslocariam empresas mais antigas. Você pode ver isso na juventude notável dos inovadores no Vale do Silício que começou o que agora são grandes e famosas companhias quando eram muito jovens: pessoas como Jeff Bezos, da Amazon, Sergey Brin e Larry Page, do Google, e Mark Zuckerberg, do Facebook."( http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1119433-para-autor-vale-do-silicio-e-exemplo-das-ideia). Este trecho refere-se a uma entrevista com o professor de Harvard Thomas McCraw, autor do livro "O Profeta da Inovação". Em uma relação simples entre os conceitos aprendidos em aula e o trecho da entrevista apresentada, podemos afirmar que refere-se as ideias de :
1
Francis Walker.
2
Peter Walker.
3
Joseph Alois Schumpeter.
4
...