Unidade de Aprendizagem: Geografia Geral e do Turismo
Por: 7Catherine7 • 8/6/2018 • Trabalho acadêmico • 914 Palavras (4 Páginas) • 278 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
[pic 3] | Avaliação a Distância |
Unidade de aprendizagem: Geografia Geral e do Turismo
Curso: Turismo.
Professor: Nilzo Ivo Ladwig.
Nome do estudante: Thais Soares.
Data: 24/03/2016.
Orientações:
- Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
- Entregue a atividade no prazo estipulado.
- Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
- Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
A Importância da Geografia para o Turismo:Uma Análise do Conceito de Risco
Janine Gisèle Le Sann
Resumo
Reflete-se sobre as contribuições da Geografia nos estudos de planejamento de atividades turísticas. Apresenta-se e discute-se o conceito de risco, presente nos estudos geográficos desde o final da década de 1990. A catástrofe que afetou a Ásia do Sul, região com fortes atrativos turísticos, em 26 de dezembro de 2004, reforça a importância desse conceito, integrado aos estudos, visando ao planejamento de atividades turísticas, assim como, dos métodos de pesquisa e representação, ligados ao entendimento, à divulgação e à avaliação da amplitude e das prováveis consequências de riscos ambientais, em diversas escalas. Assim, a leitura, a análise e a interpretação de diagramas, cartas e mapas, de imagens de satélite e de fotografias aéreas devem fazer parte da formação dos turismólogos interessados no planejamento de atividades turísticas, em escalas locais e regionais.
Palavras-chave: Turismo. Risco. Métodos da Geografia. Estudos Turísticos.
A atividade exigida é que após ter lido o texto disponível na midiateca (A Importância da Geografia para o Turismo:Uma Análise do Conceito de Risco), você deve produzir um texto (resenha), de no mínimo 30 linhas, explicando 2 fatos que lhe chamaram a atenção na leitura priorizando responder qual a importância da geografia no planejamento e na gestão do turismo.
- O texto deve ser de cunho dissertativo-argumentativo;
- Seu ponto de vista deve estar apoiado em argumentos sempre que possível usar de referencial bibliográfico complementar.
- O texto deve ser redigido na modalidade padrão da língua portuguesa.
Desde a década de 90 que se identifica e questiona-se o conceito de risco evidente na Geografia, devido à catástrofe ocorrida na Ásia do Sul em dezembro de 2004. Por ter afetado uma região com fortes atrativos turísticos torna-se sério e considerável não somente o planejamento das atividades turísticas, como também os métodos de pesquisa e representação relacionado ao saber, ao anúncio e à observação da dimensão e das possíveis efeitos ambientais, em variadas escalas.
Na obra La géographie ça sert, d’abord,à faire la guerre escrita pelo autor Yves Lacoste e publicada em 1976 foi mencionado que os norte-americanos usaram teses
de doutorado de geógrafos franceses para planejar seus ataques ao Rio Vermelho no Vietnam em 1972. Ocorreu então um mapeamento detalhado da rede hidrográfica do delta possibilitando o bombardeio sobre determinados locais com o objetivo do enfraquecimento dos diques, causando o rompimento de um imenso fluxo de água e assim sendo ocasionando a catástrofe.
Palavra derivada do grego Geographía, "Geo" significa "Terra" e "grafia", comunicação escrita, seja por meio de letras ou de outros símbolos. É a ciência que estuda a Terra, descrevendo sua superfície, seus acidentes físicos, clima, solo e vegetação. Também estuda a relação do ser humano com esse meio natural onde vive. Na Geografia o significado da expressão “Geo” não se define somente como superfície terrestre porque se refere tanto aos objetos distribuídos no espaço geográfico quanto aos processos naturais, socioculturais e tecnológicos compreendidos na produção desse espaço.
...