Unidades De Conservação
Seminário: Unidades De Conservação. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: GrazieleFernande • 3/5/2014 • Seminário • 3.022 Palavras (13 Páginas) • 171 Visualizações
As unidades de conservação integrantes do SNUC dividem-se em dois grupos com características especificas.
Unidades de proteção integral. Seu objetivo básico é preservar a natureza, sendo admitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais, por isso as regras e normas são restritivas.
Unidades de uso sustentável. Seu objetivo é compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável de parcela dos seus recursos naturais.
Constituem o grupo das unidades de uso sustentável as seguintes categorias de unidades de conservação.
Área de proteção Ambiental
Área de relevante Interesse Ecológico
Floresta Nacional
Reserva extrativista
Reserva de fauna
Reserva de desenvolvimento Sustentável; e
Reserva Particular do patrimônio natural
Sistema Nacional Unidade de Conservação Natureza (SNUC).
O SNUC define a unidade de conservação (UC), como espaço territorial e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, como características naturais relevantes, instituído pelo poder publico.
Objetivos do SNUC. Garantir a preservação da diversidade biológica, promover o desenvolvimento Sustentável a partir dos recursos naturais e proteção das comunidades tradicionais, seus conhecimentos e cultura.
Reserva extrativista. – O que é:
O tipo clássico de uso sustentável, há clara intenção de preservar o meio ambiente e permitir o desenvolvimento da população, porque o núcleo do conceito da população permite identificar um conjunto humano, através de sistemas sustentáveis de exploração dos recursos naturais.
– Quais Características.
Se caracteriza pela sua utilização por “populações extrativistas tradicionais, cuja subsistência baseia-se no extrativismo e completamente, na agricultura de subsistência e na criação de animais de pequeno porte”. Para desenvolver esse modelo de unidade, apenas populações tradicionais extrativistas podem permanecer no interior dessa unidade.
-- Quais Objetivos:
Proteger os meios de vida e a cultura dessas populações, e assegurar o uso sustentável dos recursos naturais da unidade, cuja subsistência se fundamenta na atividade extrativista sustentável.
UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
RESERVA EXTRATIVISTA – RESEX – CONCEITO
Nome Área Município
Ilha do Tumba 1.128,26 há Cananéia
Taquari 1.662,20 ha Cananéia
Localizam-se em áreas de mangue que integram o Complexo Estuarino Lagunar de Iguape-Cananéia-Paranaguá, um dos mais importantes berçários marinhos do mundo.
As RESEX contribuem de forma significativa para a melhoria da qualidade de vida e das condições materiais de existência das populações caiçaras que dela extraem seu sustento, em equilíbrio com o meio biótico através de gerações e, de forma simultânea, constituem-se em importantes instrumentos de preservação desse território, declarado pela UNESCO como patrimônio natural, para as gerações presentes e vindouras.
RESEX Ilha do Tuba
Área: 1.128,26 há
Município: Cananéia/SP
A Resex Ilha do Tumba abriga importantes áreas de manguezais preservados no litoral sul de São Paulo. Seu objetivo é conservar importante área do Lagamar e assegurar o extrativismo (caranguejos, pesca) pelas comunidades locais.
Na área, além dos recursos encontrados nos mangues, a população retira matéria prima para construção de cercos de pesca, uma técnica tradicional caiçara muito importante para a economia local. A Unidade de Conservação ajuda ainda a preservar importantes sambaquis, sítios arqueológicos citados entre os mais antigos do litoral sul.
RESEX Taquari
Área: 1.662,20 ha
Município: Cananéia/SP
A Reserva Extrativista do Taquari abrange ambientes marinhos e manguezais de grande importância para a manutenção da biodiversidade local. Protege manguezais do Rio Taquari e assegura a pesca para pescadores tradicionais de Cananéia. A área é bastante procurada por praticantes de pesca esportiva e amadora.
A RESEX está em fase de implementação e visa aliar a preservação ambiental e o desenvolvimento local sustentável.
Reserva de Fauna. -- O que é: Uma área natural com populações animais de espécies nativas, terrestres ou aquáticas, residentes ou migratórias, adequadas para estudo técnico – científicos sobre o manejo econômico sustentável de recursos faunísticos.
-- Quais Características: A visitação publica é permitida, desde que compatível com o manejo da unidade.
-- Objetivos: A pesquisa cientifica é permitida
...