Unilever
Artigo: Unilever. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Izabellyb • 26/3/2015 • 3.987 Palavras (16 Páginas) • 289 Visualizações
CENTRO ESTATUDUAL DE EDUCAÇÃO TÉCNOLOGICA
“PAULA SOUZA”
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE MAUÁ – ETEC
BRUNA SILVA NEIA
CAIQUE DE JESUS SANTOS
IZABELLY COSTA BATISTA
RAQUEL ALVES MARTINS
UNILEVER
MAUÁ
2015
BRUNA SILVA NEIA
CAIQUE DE JESUS SANTOS
IZABELLY COSTA BATISTA
RAQUEL ALVES MARTINS
UNILEVER
“Só fazemos melhor aquilo que, repetidamente, insistimos em melhorar. A busca da excelência não deve ser um objetivo e sim um hábito”
Aristóteles
MAUÁ
2015
Introdução
Esse trabalho tem como objetivo, trazer à tona informações sobre uma das maiores empresas de bens de consumo do mundo, como produtos de higiene pessoal e de limpeza, assim como alimentos, chegando até a produção de sorvetes. Presente no Brasil há 85 anos, a Unilever é uma das maiores empresas de bens de consumo do mundo. Fabricante de produtos de higiene pessoal, limpeza e alimentos, a companhia tem operações em 190 países. Está presente em 100% dos lares brasileiros, e, ao longo de um ano, seus produtos atingem, mensalmente, 46 milhões de domicílios.
Todos os dias 2 bilhões de pessoas usam ao menos um produto da Unilever em algum lugar do mundo. São mais de oito décadas de sucesso, conquistas, convívio e relacionamento com o consumidor, antecipando desejos, atendendo necessidades e construindo marcas consagradas como Omo, Comfort, Fofo, Seda, Lux, Kibon, Hellmann’s, Arisco, Knorr, Becel, Maizena, AdeS, Dove, Axe, Close Up e Rexona, entre outras. Por ano, a Unilever lança cerca de 75 novos produtos e é líder de mercado em 10 das 13 categorias em que atua.
Com o passar dos anos, a necessidade de tornar-se uma empresa socialmente sustentável levou a Unilever a trazer a sustentabilidade para todas as atividades em que atua, tendo em visto que trata-se de um grande grupo empresarial, sendo assim, ser sustentável em apenas uma atividade, teria pouca representatividade diante do seu grande leque de diversificadas atividades.
Historia Global
A ffundação da matriz da Unilever, instalou –se na pequena cidade de Bolton, Inglaterra. Em 1884, William Hesketh Lever e seus irmãos fundaram na cidade a Lever Brothers, dispostos, a princípio, a vender sabões à moda antiga. Ou seja, a peso, cortados diante do freguês. Mas logo William teve uma idéia que transformaria o negócio: dar um nome ao sabão e vendê-lo num tamanho padrão, acondicionado em uma bela embalagem.
A iniciativa ajudaria a clientela a identificar o produto, cuja fórmula neutra o tornava menos agressivo para as mãos do que os concorrentes, atraindo a preferência dos fregueses. Sunlight nasceu, portanto, com dois ingredientes que estariam em todas as receitas de sucesso da Unilever no futuro: um produto de qualidade e uma boa comunicação com o consumidor. Mas para fazer daquela boa ideia um grande negócio seria necessário um espírito muito empreendedor. Coisa que, felizmente, William tinha de sobra.
Com o sucesso inicial de Sunlight, a Lever Brothers abriu a própria fábrica e, apenas oito anos depois de chegar ao mercado, passou a ter um dos sabões mais vendidos do mundo. A demanda era tanta que a Empresa se lançou em dois novos empreendimentos para garantir o fornecimento de matérias-primas: a plantação de palmeiras na África, para produzir óleo vegetal, e a compra de uma frota de baleeiros, para ter óleo animal. Os novos negócios garantiam à Empresa matéria-prima abundante e barata para fabricar seu sabão e ainda lançar novos produtos para atender à procura cada vez maior por artigos de higiene e limpeza que havia no final do século XIX. Essa conjunção de fatores favoreceu o surgimento do sabonete-desodorante para o corpo Lifebuoy (em 1894) e dos Flocos Lux (1899), opção mais prática que o sabão em barra para lavar roupas de tecidos delicados. Como a produção de óleo aumentou muito, a Lever resolveu entrar também no mercado de alimentos. A opção foi pela margarina, um produto inventado em 1869 e cada vez mais popular na Europa.
O negócio deu tão certo que se espalhou pelo continente e passou a concorrer com a holandesa Margarine Unie. Em vez de disputarem o mercado, as duas empresas preferiram juntar forças – e nomes – para constituir uma única, capaz de expandir ainda mais seus horizontes: estava criada a Unilever. Quando a sociedade foi selada, em 2 de setembro de 1929, aqueles três emissários da Lever Brothers já estavam no navio a caminho do Brasil, onde uma história curiosamente semelhante se desenrolava.
Historia no Brasil
A saga da Unilever no Brasil começou em 1929, com o desembarque, no Porto de Santos, de três ingleses que tinham como missão inaugurar por aqui uma filial da Companhia. Do porto, eles seguiram direto para São Paulo, cidade que na época tinha cerca de 900 mil habitantes, mas crescia sem parar com a chegada constante de milhares de pessoas para trabalhar nas primeiras indústrias locais. Um mês depois da chegada dos três ao Brasil, a quebra da Bolsa de Nova York causou uma onda de falências e crises econômicas ao redor do mundo. Esse imprevisto, contudo, não alterou o plano dos executivos, que logo registraram a Sociedade Anônima Irmãos Lever, com sede na Praça Ramos de Azevedo, no centro da capital paulista.
Sob o comando de Eric Hayden Morris, a nova empresa iniciou suas atividades
...