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Universalismo E Relativismo Cultural

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Por:   •  16/5/2014  •  4.951 Palavras (20 Páginas)  •  751 Visualizações

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CENEC/FACECA

FACULDADE CENECISTA DE VARGINHA

CAIO VILLAS BOA PRADO

GRAZIELLY MARTINS DE OLIVEIRA SANTOS

HELENA ROMANO RAYMUNDO

ISAMARA LUZIA PEREIRA

JACIARA DOS SANTOS ESPEDITO

JANAINA APARECIDA NUNES

LUCILIO LIMA SANTANA

LUIS FELIPE BELCHIOR BOTELHO

PAULO ROBERTO MENDES

UNIVERSALISMO X RELATIVISMO CULTURAL

Trabalho apresentado ao curso de Direito da Faculdade

Cenecista de Varginha, como requisito parcial, para a

obtenção de crédito na disciplina de Direitos Humanos

ministrada pela professora Helena Reis Naia.

Varginha

2014

CAIO VILLAS BOA PRADO

GRAZIELLY MARTINS DE OLIVEIRA SANTOS

HELENA ROMANO RAYMUNDO

ISAMARA LUZIA PEREIRA

JACIARA DOS SANTOS ESPEDITO

JANAINA APARECIDA NUNES

LUCILIO LIMA SANTANA

LUIS FELIPE BELCHIOR BOTELHO

PAULO ROBERTO MENDES

UNIVERSALISMO X RELATIVISMO CULTURAL

Varginha

2014

Sumário

1. Introdução....................................................................................4

2. A Origem dos Direitos Humanos e sua aplicação........................5

3. Relativismo...................................................................................5

4. Universalimo.................................................................................8

5. Casos analisados...........................................................................9

5.1 A Fome na África................................................................ 9

5.2 A Luta pelo direito e liberdade das mulheres......................11

5.3 O direito pela vida...............................................................12

6. Conclusão....................................................................................15

7. Musica abrangendo o tema..........................................................18

8. Referencias Bibliograficas...........................................................19

1. Introdução

O presente trabalho tem como principal objetivo os Direitos humanos. Foi criada uma organização ONU que esta intimamente ligada à teoria universalista que tem como principal como principal objetivo defender nossos direitos, que devem ser respeitados, mas devemos ser dignos disso. Sabe-se que os Direitos Humanos tiveram reconhecimento gradual, tendo sido resultado de muitas lutas sociais.

Iremos mencionar também, que os Direitos Humanos surgiram como Declarações e Cartas, sendo que posteriormente passaram a integrar a Constituição dos países.

O relativismo cultural está associado às reivindicações indenitárias, ao multiculturalismo, valorizando a diversidade cultural como traço essencial da humanidade. Podemos dizer que a diversidade é sinal de riqueza, é um patrimônio, e, ao mesmo tempo, fonte de conflito. Mas por quê? Tal, pergunta será respondida no decorrer do trabalho, e ao final colocamos um texto com musica que o grupo achou interessante para fechar este tema.

2. A origem dos Direitos Humanos e sua aplicação

A ideia de direitos Humanos não é recente, ela deriva dos direitos naturais do homem. Mas o que seria direitos naturais do homem? É a ideia abstrata de um direito que acompanha a pessoa. Somos iguais porque pertencemos à espécie humana, neste sentido somos portadores de direitos naturais, portanto iguais porem somos diferentes em sexo, raça, etnia, religião, classe social, seria diferenças individuais e biológicas. A expressão Direito Humanos vem sendo abordada em nossos dias atuais com grande ênfase. Mas qual seu significado? Como surgiu? Segundo Dalmo de Abreu Dallari Direitos Humanos é:

‘a forma abreviada de mencionar os direitos fundamentais da pessoa humana, esses direitos são considerados fundamentais porque sem eles a pessoa humana não consegue existir ou não é capaz de se desenvolver e de participar plenamente da vida’.

Direitos Humanos surgiu em primeiro aspecto com declarações e cartas, vindo com os processos evolutivos e históricos a fazer parte das constituições de todos os países, através da Declaração Universal dos Direitos do Homem de 1948 na Virginia, os Direitos Humanos foram reconhecidos em escala universal. Contudo, a aplicação de tais direitos gera discussão, na medida em que a Declaração Universal dos Direitos do Homem não gera a certeza de que todos os povos partilham os mesmos valores.

Para Norberto Bobbio os Direitos Humanos existem três fases em sua formação: a primeira fase pode ser identificada nas obras filosóficas que sustentavam que o homem possui direitos por natureza, sendo que no momento em que as teorias filosóficas são reconhecidas por um legislador, como ocorreu através da Declaração de Direito dos Estados Norte-americanos e com a Declaração Francesa, formou-se um sistema de valores; a segunda fase representa a efetivação dos direitos através da positivação de direitos que valem dentro de um determinado Estado; a terceira fase teria sido alcançada através

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