Urbanismo Em Salvador
Pesquisas Acadêmicas: Urbanismo Em Salvador. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Laiscarvalho • 21/9/2014 • 568 Palavras (3 Páginas) • 258 Visualizações
O crescimento desordenado da cidade
O urbanismo é o planejamento do desenvolvimento das cidades que se dá pelo crescimento da população que nasce na cidade ou que vem para ela em busca de infraestrutura de qualidade. Quando uma cidade é bem planejada, trás benefícios para os habitantes, mas quando isso não acontece, muitos problemas surgem, os quais às vezes são irreparáveis, a prova disso é a cidade de Salvador.
Salvador é uma das primeiras cidades do Brasil e apresenta, como várias outras do país, graves problemas que refletem a má distribuição de renda. Dentre estes problemas destacamos a questão residencial, o acelerado crescimento dos bairros populares e os seus impactos sobre o meio ambiente [...]. (REGINA, M. E. R.; FERNANDES R. B. 2005, p. 119)
O crescimento acelerado e de forma desordenada de Salvador resultou em problemas como, por exemplo: criminalidade, desemprego, destruição do meio ambiente e desenvolvimento de sub-habitações. Nem sempre Salvador foi uma cidade desorganizada, muito pelo contrário, ela foi planejada e idealizada para atender as necessidades de primeira capital do Brasil. Mas hoje a ideia de planejamento é algo discutível.
Salvador teve sua expansão devido a fatores como o desenvolvimento do centro urbano onde está situado o poder público, fazendo com que a cidade crescesse em regiões periféricas e sem infraestrutura de qualidade. Segundo Teles, 2012, o crescimento da cidade, porém, agravou os problemas sociais. A população mais pobre concentra-se em bairros que se estendem em direção norte, geralmente sem infraestrutura urbana. Esses bairros tem o serviço público escasso, o que contribui para a formação de favelas, resultando na exclusão social de todas as formas e muito além, causando a violência.
Se houvesse em Salvador um planejamento contínuo e flexível, que estivesse à frente das demandas de crescimento da cidade com a previsão da adequação das residências os fatores violência e desigualdade poderiam ser atenuados.
João da Silva e Rozely Santos definem planejamento ambiental como:
Um processo contínuo que envolve coleta, organização e análise sistematizada das informações, por meio de procedimentos e métodos, para se chegar a decisões ou escolhas acerca das melhores alternativas para o aproveitamento dos recursos disponíveis em função de suas potencialidades, e com a finalidade de atingir metas específicas no futuro, tanto em relação a recursos naturais quanto à sociedade.
Sem o planejamento ambiental e uma supervisão rígida as pessoas invadem áreas desocupadas e habitam irregularmente, desmatando para a construção de casas que a maioria das vezes são construídas em locais de risco. Dentre os problemas ambientais encontrados em Salvador, o que chama atenção é o desmatamento indiscriminado para a construção das vias de acesso e dos inúmeros imóveis instalados, o acúmulo de lixo e consequente erosão das encostas, pois estão diretamente ligados a falta do planejamento urbano, e é preciso apenas ser flexível e pensar sempre um passo a frente das “ações problemas”.
Segundo Fernandes, 2004, embora seus habitantes vivam a cidade segundo a lógica dos bairros, Salvador não possui uma delimitação geográfica dos mesmos em nenhum dos órgãos oficiais ou não oficias da cidade.
...