SALVADOR E CAMAÇARI ESTÃO PREPARADAS
Projeto de pesquisa: SALVADOR E CAMAÇARI ESTÃO PREPARADAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: JoyceCaciene • 10/5/2013 • Projeto de pesquisa • 2.311 Palavras (10 Páginas) • 400 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 SALVADOR E CAMAÇARI ESTÃO PREPARADAS? 6
2.1.1 Salvador 6
2.1.2 Camaçari 7
2.2 FOCOS DE ATUAÇÃO DO PODER PÚBLICO NA COPA DE 2014 7
2.2.1 Transporte 7
2.2.2 Segurança 8
2.2.3 Saúde 8
2.2.4 Hospedagem 8
2.2.5 Comunicação 8
2.2.6 Tecnologia 8
2.2.7 Acessibilidade 9
2.3 O IMPACTO DE UMA COPA DO MUNDO NO BRASIL 9
2.4 MÉTODO 9
2.5 ELEMENTOS ÉTICOS 10
2.6 TIPOLOGIA TEXTUAL 10
2.7 COMO O ENUNCIADOR VÊ AQUELE COM QUEM FALA E AQUILO SOBRE O QUE FALA 10
2.8 ETHOS – UMA PERCEPÇÃO QUE VAI ALÉM DA SUPERFÍCIE 11
2.9 LINGUAGEM ESCRITA E VARIAÇÃO LINGUÍSTICA 12
3 CONCLUSÃO 14
REFERÊNCIAS 15
1 INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é demonstrar os impactos econômicos da copa de 2014 sobre a economia brasileira, analisando os aspectos positivos e negativos, e também as ações e planos empregados por Gilberto para sua empresa de transportes ZZZ. Serão apresentados dados socioeconômicos das cidades de Salvador e Camaçari e as principais dificuldades de se conseguir mão de obra qualificada e principalmente a atuação do poder público para a realização da copa de 2014.
2 DESENVOLVIMENTO
Fica fácil imaginar positivamente os benefícios da copa.
A grande mídia tem cumprido essa função a partir da oferta de novas possibilidades de serviços de mobilidade urbana, de novos equipamentos de lazer, moradia, novas oportunidades de emprego e de atração de capitais para os territórios da copa, aeroportos, estádios, hotelaria, investimentos não vinculados as cidades-sedes, mobilidade urbana, portos e segurança publica.
Pontos Negativos: A convicção geral de que haverá desvio de dinheiro público, superfaturamento de obras, troca de favores entre os envolvidos na organização e execução das obras, o desperdício de recursos, ou seja, corrupção desperta temores sobre a imagem do Brasil no exterior e provoca insatisfação por causa destes gastos excessivos e devido a falta de um monitoramento destas ações.
Segundo estudo do texto “a copa do mundo é nossa” do professor Marcus S. Paiaskowy, as oportunidades mostradas estão em atrair investimentos públicos e privados. Como exemplo teria a cidade de Salvador que seria inundada por turistas e com eles dólares, euros e outras moedas, e oportunidades de criar um planejamento estratégico, tendo como objetivo crescimento, sucesso e reconhecimento da empresa ZZZ de Gilberto, que deseja atender os Vips e turistas estrangeiros, através de contatos diretos. Com espaço de tempo Gilberto deveria empregar ações estratégicas para que sua empresa se desenvolvesse e fizesse parte do evento “a copa de 2014”.
Segue algumas ações:
Plano estratégico: Atua de forma inovadora e diferenciada e é geralmente de responsabilidade dos níveis mais altos da empresa. Enfoca a formulação de objetivos e a seleção dos cursos de ação a serem seguidos para sua execução, levando-se em conta as condições internas e externas da empresa e sua evolução esperada. Considera também as premissas básicas que a empresa deve respeitar para que haja coerência e sustentação decisória, no processo estratégico:
• Disponibilizar os serviços para as empresas estrangeiras
• Atender a demanda o fluxo crescente de turistas e também brasileiros, no período da copa.
Plano Tático: Segundo, Chiavenato (1994), representa uma tentativa da organização de integrar o processo decisório e alinha-lo á estratégia adotada, para orientar o nível operacional em suas atividades e tarefas, a fim de atingir os objetivos organizacionais anteriormente propostos:
• Aumentar a frota de veículos comprando ou terceirizando serviços;
• Treinamento de pessoal em qualidade de serviço e atendimento;
• Planejamento da comunicação com desenvolvimento de impressos a serem distribuídos nos locais dos jogos nos hotéis aeroportos em várias línguas;
• Desenvolvimento de sites na internet;
• Prospecção pro ativa de turistas em alianças com agencias internacionais de turismo;
• Desenvolvimento de pacotes de passeios e atrações diurnas e noturnas, inclusive para períodos próximos ao evento;
• Desenvolvimento de serviços especiais para a imprensa e autoridades nacionais e internacionais;
• Desenvolvimento de serviços especiais para os atletas
Plano Operacional: devem-se analisar os objetivos e fazer uma lista deles, e que quais necessidades serão necessárias para completá-los, dificuldades e desafios que micro e pequenos empresários poderão enfrentar. O objetivo é elaborar um planejamento com foco na excelência em serviço, com aproveitamento eficaz das oportunidades que surgirão antes, durante e após a copa:
• Fazer um levantamento sobre a empresa, pontos negativos, positivos e financeiros;
• Preparar os trabalhadores para atender com qualidade e competência aos visitantes;
• Realizar manutenção dos veículos;
• Pesquisar e visitar as empresas que atuam nessa área, para adquirir conhecimento;
• E importante estimar a capacidade instalada da empresa, isto é, o quanto pode ser produzido ou quantos clientes
...