Usina De Belo Monte
Pesquisas Acadêmicas: Usina De Belo Monte. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: POLLIANA32 • 17/10/2013 • 362 Palavras (2 Páginas) • 648 Visualizações
CARACTERÍSTICAS DO PROJETO / LOCALIZAÇÃO
A UHE Belo Monte foi planejada para gerar no pico cerca de 11 mil MW e como energia firme, média, cerca de 4mil MW. Este é o arranjo de engenharia possível para Belo Monte gerar energia de forma constante com baixa impacto socioambiental e com a menor área alagada possível, que é o reservatório com 502,8 km quadrados. O reservatório do AHE Belo Monte vai operar a fio d’água, ou seja, a usina vai gerar energia elétrica de acordo com a quantidade de água existente no rio, variando ao longo do ano. Na época da cheia do rio, o AHE vai usar toda a sua capacidade para gerar energia. Já na época da seca, vai gerar pouca energia. O AHE Belo Monte fará parte do SIN – Sistema Interligado Nacional, que faz a distribuição de energia elétrica para todas as regiões do país e que recebe boa parte da energia gerada no Brasil.
O AHE Belo Monte vai ter obras em diferentes trechos do rio Xingu e terras vizinhas, na região de Altamira. Ao todo, são quatro locais de obras: sítios Pimental, Bela Vista, Belo Monte e região dos Canais e Diques. Os sítios Belo Monte e Bela Vista estão no município de Vitória do Xingu. Já o Sítio Pimental fica em áreas de Vitória do Xingu e Altamira. O local chamado de Sítio Canais e Diques atinge áreas maiores, mas somente no município de Vitória do Xingu.
O AHE Belo Monte vai ter uma barragem principal no rio Xingu, cerca de 40 quilômetros rio abaixo da cidade de Altamira, no Sítio Pimental. É com essa barragem que vai ser formado o Reservatório do Xingu. A água vai ser desviada desse reservatório por canais para a formação do chamado Reservatório dos Canais, localizado a 50 quilômetros de Altamira por estrada de terra.
A população total direta e indiretamente afetada inclui 317.472 habitantes dos municípios de Altamira, Senador José Porfírio, Porto de Moz, Anapu, Vitória do Xigu, Medicilância, Gurupá, Brasil Novo, Placas, Uruará e Pacajá; 350 famílias de ribeirinhos que vivem nas Reservas Extrativistas do Rio Iriri, Riozinnho do Anfrísio, Verde para Sempre e Médio Xingu; e cerca de 21 comunidades quilombolas.
...