VER ENGENHARIA E AUTOMAÇÃO LTDA
Relatório de pesquisa: VER ENGENHARIA E AUTOMAÇÃO LTDA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jpvalverdee • 2/12/2014 • Relatório de pesquisa • 1.010 Palavras (5 Páginas) • 270 Visualizações
As oportunidades de estágio para a VIEW ENGENHARIA E AUTOMAÇÃO LTDA são divulgadas no site da CIEE e é através deste mesmo site que o estudante pode se candidatar a uma vaga. Após demonstrar interesse o candidato é chamado e o processo de seleção acontece na própria empresa pelo setor de RH. Para uma primeira avaliação é pedido que o candidato faça uma redação; num segundo momento há uma entrevista com um dos responsáveis pela área onde o estudante irá trabalhar, nesta entrevista são feitas perguntas de âmbito pessoal, acadêmico e profissional, apesar da variedade das perguntas o foco principal é na parte técnica, além de receber maiores informações sobre a própria empresa e as atribuições que o estagiário terá dentro da empresa. Após todo o processo a empresa decide se o estudante se enquadra no perfil da empresa e toma sua decisão final.
A VIEW está situada na Av. das Américas 700, Barra da Tijuca, tem uma ampla estrutura dividida em três estados, RJ, BH E BA e atua no segmento de automação industrial à 17 anos e executou diversos projetos pra empresas como a Petrobras, Ambev, Hima, Tenace, Promon, Psa Peugeot, Flowserve, entre muitas outras. A empresa tem um foco principal na implantação de sistemas de controle e automação em indústrias, trabalhando no desenvolvimento de softwares supervisórios, programação de clp’s e na configuração da comunicação entre instrumentos. Com aproximadamente 35 funcionários divididos em três áreas: administrativa, comercial e projetos. O principal escritório se encontra no Rio de Janeiro e também é nele onde trabalham a maior parte destes funcionários. Neste escritório há três ambientes, sem contar com os locais comuns.
A VIEW ENGENHARIA possibilita o contato com todas as áreas da empresa, isso quer dizer que o estagiário pode acompanhar o cotidiano da empresa como um todo, além disso, o acesso aos funcionários mais experientes também é facilitado, ou seja, o acesso à informação é real, tanto na forma humana, com a passagem de experiências entre os próprios funcionários, quanto na forma de documentos visto que há uma boa variedade de manuais, apostilas e livros disponíveis para o conhecimento geral.
DESENVOLVIMENTO
O estágio evolui de acordo com a necessidade de cada projeto envolvido, por isso se faz necessário a capacitação em diversos softwares variando mediante a necessidade ou obrigatoriedade do cliente. A principio no estágio, a maior parte do trabalho era envolta a parte da documentação do projeto, mediante a organização, analise e preparação para o encaminhamento dos documentos. Essa fase foi de extrema importância, pois com a falta de experiência no processo, os documentos permitem um primeiro contato com as fases e termos técnicos usados durante um projeto. Durante esse período era constante o contato com especificações técnicas, planejamento de testes, orçamentos, descritivos dos instrumentos e a abrangência do trabalho junto aos fluxogramas emitidos pelo cliente.
Posteriormente o foco ficou em desenhos no AutoCad, um software usado para desenhos de diversas naturezas, com este é feito o planejamento de painéis, disposição dos cartões em um CLP e ligações elétricas dentre outras representações físicas e já utilizando de uma parte do processo adquirido na parte da documentação, como o trabalho com as especificações técnicas. O interessante neste processo, além da própria atividade, é a familiarização um pouco mais profunda com manuais mais específicos, pois em cada situação a configuração, como por exemplo as ligações elétricas, podem mudar.
Outro serviço prestado pela empresa e pelo qual o estagiário também participa é o de desenvolvimento de supervisórios e para esta função o software mais utilizado é o Proficy IFIX. Esta ferramenta é caracterizada pela possibilidade da utilização efetiva do imenso volume de informação gerado constantemente pelos dispositivos de uma planta, durante
...