VIB VELOCIDADE DE INFILTRAÇÃO
Trabalho Escolar: VIB VELOCIDADE DE INFILTRAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 1985ano2014 • 17/12/2014 • 1.182 Palavras (5 Páginas) • 4.248 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MINEIROS – UNIFIMES
ROTEIRO – AULA PRÁTICA
Disciplina: Manejo e Conservação da Água e Solo
Prof: Talles Eduardo Borges dos Santos Data: 06/12/2014
Data de entrega do Relatório: 12/12/2014
Infiltração da água no solo
O processo de infiltração de agua no solo (I) é o processo pelo qual a água penetra no perfil do solo. É geralmente expresso em Litros ou centímetros. Na irrigação um termo que temos que levar em consideração é a velocidade de infiltração de agua no solo (VI), expressa em cm/h; mm/h. Esse parâmetro que vai nos indica qual o comportamento de uma lamina de agua sobre o solo em relação ao seu tempo para infiltrar no mesmo.
O processo de infiltração é dividido em várias partes, inicialmente a VI é em função da umidade do solo e no decorrer do processo ela passa a ser em função da estrutura e textura do solo. Em um mesmo tipo de solo a VI variará de acordo com a percentagem de umidade do solo (no momento da irrigação), a porosidade e a ocorrência de camada de permeabilidade diferente ao longo do perfil do solo.
Em irrigação mais importante do que VI é a VIB (Velocidade de infiltração básica), é ela quem vai nos dizer se o solo suporta a intensidade de aplicação imposta por determinado tipo de emissor. Ela é mais importante e deve ser levada em conta na escolha do emissor, principalmente nas irrigações por aspersão e superfície.
Para os métodos de irrigação localizada, ou seja, microaspersão e gotejamento, a determinação da VIB não constitui um aspecto tão importante e referencial como é para a aspersão e irrigação por superfície. Isto porque, em irrigação localizada a intensidade de aplicação da lâmina de irrigação é bastante reduzida, dificilmente se aproximando da VIB do solo.
A VIB diminui com o tempo de aplicação de água. Inicialmente ela é, relativamente, mais alta, e vai diminuindo gradativamente, até adquirir um valor quase constante.
A determinação da VIB pode ser feita a nível de campo, com a utilização de alguns equipamentos, porém, é um processo demorado e trabalhoso, sendo assim criou-se tabelas que expressam a classe do solo para uma determinada VIB (Tabela 01).
Tabela 01: Classificação do solo a partir de sua VIB:
Tipos de solo VIB (cm/h)
Solo de VIB muito alta > 3,0
Solo de VIB alta 1,5 - 3,0
Solo de VIB média 0,5 - 1,5
Solo de VIB baixa < 0,5
Determinação da infiltração
Para a determinação da velocidade de infiltração deve-se considerar o padrão de infiltração do método de irrigação utilizado (Tabela 02).
Tabela 02: Sentido predominante da infiltração em relação ao tipo de irrigação realizada
Tipo de irrigação Sentido predominante da infiltração
Inundação e Aspersão Vertical
Sulco Vertical e Lateral
Microaspersão Vertical
Gotejamento Multidirecional
Existem vários métodos de determinação da VI de um solo, para realizar a escolha do método apropriado deve-se avaliar se o padrão de infiltração que o método contempla é o mesmo do sistema de irrigação a ser implantado, a precisão do método, praticidade de operá-lo e custos envolvidos.
A recomendação de utilização de um determinado método está relacionada na tabela abaixo:
Tabela 03: Indicação do melhor método de determinação de infiltração a ser utilizado em função do sistema de irrigação usado
Métodos de irrigação Método
Irrigação por aspersão e Inundação Infiltrômetro de anel
Irrigação por sulco Infiltrômetro de sulco
Irrigação Localizada Nenhum (o enfoque é outro)
A seguir vamos descrever método do Infiltrômetro de anel (Figura 1)
Descrição do Infiltrômetro de anel
É um equipamento composto por dois anéis (50 e 25 cm de diâmetro e 30 cm de altura), que são instalados de forma concêntrica (Vista superior) enterrados 15 cm. As medidas de infiltração serão feitas no anel interno, pois o anel externo tem a finalidade de bordadura, impedindo que a infiltração se processe no sentido lateral do solo.
Depois de instalados os anéis colocam-se uma régua graduada na parede do anel interno e acrescenta-se agua até uma altura de 10 cm. Indicando-se a infiltração devemos ir repondo a agua permitindo uma variação máxima de 2 cm na régua e marcando o tempo e o abaixamento do nível da agua. O teste é finalizando quando o gasto de agua em função do tempo estabilizar, nesse ponto diz que o solo atingiu a VIB. É um método de baixo custo e prático porem deve-se ter o cuidado de sincronizar a leitura de lâmina e o intervalo de tempo (fonte de erro).
Desenho de instalação e disposição de um infiltrômetro de anel
Figura 1: Representação esquemática de um infiltrômetro de anel.
Os termos importantes utilizados são os seguintes:
I: Infiltração acumulada (mm ou cm)
VI: Velocidade de Infiltração instantânea (mm/h ou cm/h)
VIa: Velocidade de Infiltração instantânea aproximada (mm/h ou cm/h)
VIa = ∆I / ∆T
Na tabela 04 a seguir se encontra um exemplo de um teste realizado com o infiltrômetro de anel, e nas figuras 2 e 3 apresentam-se os valores de infiltração acumulada (I) e Velocidade de Infiltração instantânea. Observa-se que ao longo do teste, a I aumenta com o tempo e a velocidade de infiltração diminui
...